segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

“UECE ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FISÍCA ”

As inscrições para a segunda turma do Curso de Especialização em Ensino de Física podem ser realizadas até 11 de março de 2011. Para se inscrever, os interessados devem se dirigir à Coordenação do Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas, no Campus do Itaperi, na Avenida Paranjana, 1700. 

Com uma oferta de 40 vagas, o curso é destinado a professores com licenciatura plena em Física ou que tenham formação em nível de graduação plena com habilitação equivalente, e que já trabalham ou pretendam trabalhar no ensino médio.

A coordenação do curso é do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) / Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), através da Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior (SECITECE) / Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE). 

Mais informações: 3101-9904; e-mail: ensinofisicauece@gmail.com 
 

" CEJAP - Fazendo a diferença!"

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

" CEJAP RECEBE CONVITE PARA O LANÇAMENTO DO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - UFC e UNILAB "


 
Ministério da Educação


C O N V I T E
Lançamento do Centro de Referência em educação de Jovens
e Adultos e Cooperação SUL – SUL – ECOSS – e do Núcleo de
Referência em Educação de Jovens e Adultos do Ceará


O Magnífico Reitor da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e o Magnífico reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) têm a honra e a satisfação de convidar V.Sª. para a solenidade de lançamento do Centro de Referência em educação de Jovens e Adultos e Cooperação SUL – SUL – ECOSS, coordenado pela UNILAB, e do Núcleo de Referência em educação de Jovens e Adultos do Ceará, coordenado pela UFC. O evento contará com a presença de Ministérios da Educação e Universidades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), MEC/Brasil, UNESCO-Brasil, Secretaria Estadual de Educação do Ceará, Parceiros Nacionais e Internacionais, a se realizar no dia 25 de fevereiro de 2011, às 14 horas.

Programação
14 h            Solenidade de Lançamento
16 h            Encerramento da I Reunião Técnica Internacional do ECOSS
                    Atividade Cultural
                    Coquetel
Local          Casa José de Alencar UFC
Endereço   Av. Washington Soares 6055 – Messejana – Ceará
Contatos   (85) 3366-9496, 8703-2877
e-mail       proppge@unilab.edu.br



       PROF. DR. PAULO SPELLER      
Reitor da UNILAB

PROF. DR. JESUALDO PEREIRA FARIAS
Reitor da UFC



quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

" UFC ABRE INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE ENSINO DE FÍSICA "

          A Universidade Federal do Ceará inscreve, até 10 de março de 2011, para seleção de candidatos ao Curso de Formação Continuada em Prática Docente para o Ensino de Física no Ensino Médio, em nível de Extensão Universitária.

         São ofertadas 50 vagas para professores de Física vinculados à Secretaria Estadual de Educação (Seduc/CE) ou secretarias municipais de Educação do Estado do Ceará. O curso é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Instituto UFC Virtual, em convênio com o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

         Para a inscrição, o candidato deverá preencher o formulário disponibilizado no endereço: http://ensino-fisica.blogspot.com, onde estão todas as informações sobre a inscrição, documentação e calendário.
 
          O curso terá a duração de 50 horas, divididas em cinco meses. O programa inclui atividades presenciais e virtuais. Estas serão desenvolvidas por meio do ambiente virtual de aprendizagem SOLAR – Sistema On-Line de Ensino (www.virtual.ufc.br/solar) disponibilizado pelo Instituto UFC Virtual.

Fonte: Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos, do Instituto UFC Virtual – (fone: 85 3366 9024)
 
" CEJAP - Fazendo a diferença! " 

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

" CEJAP INAUGURA SALA DE AEE "


           O  Centro de Educação de Jovens e adultos de Pacajus – CEJAP, inaugurou nesta sexta-feira dia 18 de fevereiro, a sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE.
           O evento contou com a participação dos alunos atendidos pelo núcleo, alunos do sistema presencial e semi-presencial, professores, pais de alunos, conselho escolar, núcleo gestor, contou ainda, com participação especial, dos alunos do Núcleo de Educação Especial de Horizonte que fizeram uma belíssima apresentação musical aos presentes.
           Na abertura, a Profª. Osilene Lopes – Diretora Escolar, aludiu a importância do atendimento da sala de AEE junto a comunidade escolar. Pois, a sala multifuncional atende alunos do próprio CEJA e de outras escolas do município. Falou ainda, da relevância frente aos desafios da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais - NEE's nas escola públicas.
          A Sala de AEE conta com 36 alunos inscritos sob acompanhamento pedagógico especializado com o Profº. Psicopedagogo Elizeu Pereira da Silva Filho nos turnos da manhã e tarde. Todos os alunos são atendidos individualmente com horários previamente agendados através de diversos recursos lúdicos, pedagógicos e midiáticos. Em parceria com os Núcleos de Educação Especial de Pacajus e Horizonte, o núcleo CEJAP, atende alunos com necessidades educacionais diversas.
              Sabemos que o atendimento possibilita aos alunos com NEE's o acesso pleno ao conhecimento, oferecendo instrumentos necessários para que os mesmos desenvolvam todas as suas potencialidades, seja no ambiente escolar, seja na vida diária, eliminando-se as barreiras que, esses alunos, têm de relacionar-se, muitas vezes, com o ambiente externo.
              Nesse novo olhar, como escola multicultural, pensamos e planejamos de maneira, em ofertar, toda a acessibilidade possível, para atender, cada aluno com sua devida especificidade, de modo, que ele possa se situar na escola e na sociedade. Esse é o nosso compromisso enquanto escola. Pois a educação é direito de TODOS, responsabilidade universal e assim deve ser reconhecida.


CEJAP – Fazendo a diferença! ”

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

" CEJAP INAUGURARÁ SALA DE AEE NESTA SEXTA-FEIRA "


          O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus – CEJAP, inaugurará nesta sexta-feira dia 18 de fevereiro às 19:30hs, no pátio interno da escola, a sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE.
          A sala de Educação Especial é uma parceria entre MEC, SEDUC e CREDE 09. Conta com computadores adaptados com acesso à internet, impressora, scanner, jogos pedagógicos e diagnósticos, livros de gêneros infantis, brinquedos educativos, materiais multimídia e muito mais.
          O atendimento da sala de AEE é feito pelo Profº. Elizeu Pereira da Silva Filho – especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional e Educação Especial. A sala multifuncional atenderá aos alunos que precisem de intervenções pedagógicas especializadas, sendo estes, alunos do próprio CEJA ou da comunidade. Conta também com a parceria do Núcleo de Educação Especial do Município de Pacajus ( Psicólogos, Terapeutas, Psiquiatra, etc)
         O princípio democrático da educação para todos só se evidencia nos sistemas educacionais que se especializam em todos os alunos, não apenas em alguns deles, no caso, os alunos com necessidades especiais. A inclusão, como consequência de um ensino de qualidade para todos, provoca e exige da escola novos posicionamentos e é um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeiçoem as suas práticas. É uma inovação que implica num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas, principalmente, as de nível básico.
          O objetivo de nossa participação, em ofertar a comunidade escolar a sala de AEE, é clarear o sentido da inclusão, como direito de todos, tornando-o acessível, aos que precisam de um atendimento especializado, que para tanto, precisa ser respeitado e incluído dentro dos processos educacionais vigentes. Pretendemos, também demonstrar a viabilidade da inclusão pela transformação geral dos membros que, a cada dia, ajudam a construir a escola multicultural, visando não só a atender aos princípios deste novo paradigma como tornando-se um núcleo de efetivação do mesmo.

Maria Osilene Lopes Peixoto
Diretora Escolar


 

CEJAP – Fazendo a diferença! ”

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

" MEC divulga terceira chamada de aprovados do SiSU "


          O Ministério da Educação divulgou domingo (13) a terceira lista de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona alunos para universidades públicas a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

          As relações de estudantes selecionados estão disponíveis no site do MEC (http://sisu.mec.gov.br ), cujo acesso requer a inserção do número de inscrição dos candidatos e senha do ENEM.

          Os candidatos selecionados na terceira chamada devem fazer sua matrícula nos dias 15 e 16 de fevereiro (terça e quarta-feira desta semana). A lista dos documentos necessários encontra-se no boletim individual do estudante.

           Os candidatos não selecionados ou que foram selecionados em sua segunda opção e desejam continuar concorrendo na primeira opção podem manifestar interesse em participar da Lista de Espera, que poderá ser utilizada pelas universidades e institutos federais para o preenchimento das vagas. A confirmação da participação na Lista de Espera deve ser feita até 17 de fevereiro, por meio do acesso ao Boletim Individual do Aluno.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC - (fone: 85 3366 9036)


" CEJAP - Fazendo a diferença! "

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

" UECE divulga período de solicitação de isenção da taxa para Vestibular de 2011.2 "

          A Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará (UECE) comunica que estará recebendo nos dias 21, 22, 23, 24 e 25 de fevereiro de 2011, os requerimentos contendo as solicitações de isenção da taxa de inscrição para o Vestibular, destinado ao ingresso nos Cursos da UECE, no 2º período letivo de 2011.

          Os requerimentos serão recebidos, juntamente com a documentação pertinente a cada categoria de isenção, no Auditório Central da UECE, no Campus do Itaperi, av. Paranjana, 1700, no horário corrido das 8 às 17 horas, com exceção dos dias 24 e 25, quando o atendimento se estenderá até as 19 horas, ou nas Sedes das Unidades da UECE do Interior do Estado, no horário de funcionamento das mesmas. A CEV/UECE poderá, a seu critério, credenciar Postos para receberem a documentação referente a pedidos de isenção.

          Segundo o presidente da CEV, professor Cleiton Batista Vasconcelos, neste primeiro momento poderão ser contemplados com isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Vestibular 2011.2, os candidatos interessados em ingressar nos cursos de graduação regular da UECE e que estejam enquadrados em uma das seguintes Categorias: Professor ou funcionário da FUNECE; Professor ou funcionário cedido à FUNECE; Filho ou dependente legal (por decisão judicial) de professor ou de funcionário da FUNECE; Filho ou dependente legal (por decisão judicial) de professor ou de funcionário cedido à FUNE-CE; Doador de sangue no Estado do Ceará; Egresso do Ensino Médio tendo cursado com aprovação, todo o Ensino Médio regular, durante três anos letivos (1º, 2º e 3º anos), em escolas públicas (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no Estado do Ceará; Aluno de escola pública (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no Estado do Ceará, que tenha cursado o 1º semestre do 3º ano do Ensino Médio em escola pública (municipal, estadual ou federal), de funcionamento regular no Estado do Ceará, que esteja cursando o segundo semestre do 3º ano do Ensino Médio e que tenta cursado, com aprovação, o 1º e 2º anos do Ensino Médio em escola pública (municipal, estadual ou federal), de funcionamento regular no Estado do Ceará.

           A documentação necessária para cada categoria constará do Edital que regulamentará o pedido de isenção da taxa, que será divulgado posteriormente neste site www.uece.br/cev

          Outras informações poderão ser obtidas nos telefones 3101.9710 ou 3101.9711


" CEJAP - Fazendo a diferença! "

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

" SEMANA PEDAGÓGICA DE 2011 "

          Nos seus 10 (dez) anos de serviços à comunidade de Pacajus e cidades circum-vizinhas temos a oportunidade em reconhecer a necessidade de propor "avaliação" sobre os caminhos trilhados, e suas perspectivas de resultados futuros, assim particularizando critérios de Eficácia Escolar para que nos situemos na proposta "Multicultural" do fazer a essencialidade administrativa e pedagógica da Escola.
          Mediatizar proposta coletiva na rotina da Escola significa possibilitar o grau de importância dos distintos segmentos nela existente, consequentemente gerando a todos responsabilizações, sendo que se delega aos envolvidos possíveis fracassos e sucessos, com isto não queremos negar a importância das lideranças em evidências no nicho educativo, sejam elas em processo e principalmente as constituídas legalmente.
         Contudo sem conflitos as respostas refletem uma qualidade conformista da missão já esgotada, quase sempre eleita pelo arremate autoritário da gestão, não pelo determinismo filosófico e intencional daqueles que gerem, todavia pela falta da cultura de diálogo, da avaliação específica e positiva. Em geral preocupa-se com os resultados imediatistas e não com as consequências deles.
          Nesta Jornada Pedagógica suscitamos grande amadurecimento entre os pares dos diferentes segmentos, logicamente respeitando suas peculiaridades, mas sobretudo a capacidade de reavaliar seu ethos de forma  que este passe a constituir um ambiente que valoriza o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e espiritual dos profissionais.
          É a dinâmica do ethos, movido por relacionamentos cooperativos, tolerantes, respeitosos e solidários de maneira que ensinem a ética do gênero humano, isto é, a civilização do planeta por intermédio de movimentos que objetivam a cidadania terrestre. Buscando-se um melhor convívio de cada sujeito consigo e com o próximo. Esta premissa torna-se o meio para levar as experiências às comunidades, às sociedades e ao planeta.


" CEJAP - Fazendo a diferença! "

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

" FELIZ ANIVERSÁRIO, ROCK !!! "


São os sinceros votos de seus alunos que fazem o projeto e-Jovem CEJAP, o qual, você não só faz parte, como também, propicia-nos todas as manhãs momentos de aprendizagens inesquecíveis.... Parabéns!!!!!


" e-Jovem CEJAP - Transformando gerações! "

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

" Seja bem-vindo 2011 "


          Trinta e um de Janeiro, o Centro de Educação de Jovens e adultos de Pacajus - CEJAP, inicia seu período letivo de 2011, reinício massivamente marcado pela presença de nossos usuários, alunos da modalidade Semi-presencial (dependência, atualização, nivelamento, complementação do ensino fundamental e médio, modular do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e de 1º ao 3º ano do ensino médio) e presencial no turno da noite ( EJA I, EJA II, EJA III, EJA IV e EJA V).
          Nossos professores apostos e motivados para o atendimento diferencial, personalizado, afetuoso, e, acima de tudo, de qualidade, marca esta, que atende ao principio maior de nossa escola e faz valer nossa missão que é: “ Porta que se abre para a Educação de Jovens e Adultos.”
          A todos os nossos alunos, desejamos um bom retorno e ano de muitas descobertas, aprendizagens, realizações e conquitas.


Embora ninguém possa voltar atrás
e fazer um novo começo,
qualquer um pode começar agora
e fazer um novo fim.”

Atendimento do Sistema Semi-presencial - modular



Atendimento do Sistema Presencial - EJA

 
CEJAP – Fazendo a diferença!”