sexta-feira, 20 de maio de 2011

“LEI CEJAP REALIZA CAMPANHA – CIDADANIA COMEÇA EM CASA”

          O Laboratório Escolar de Informática – LEI do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus – CEJAP na execução do Projeto: “LEI como recurso pedagógico”, realizou ontem, 19 de maio, a Campanha – “Cidadania começa em casa” que teve como temática: “Trabalho Infantil – Uma História sem culpa”.

           Em parceria com o Núcleo Gestor, professores e alunos do sistema presencial (Aceleração, EJA III, IV e V), SEDUC, CREDE/Horizonte e Procuradoria Regional do trabalho a ação teve como objetivo sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar para a erradicação do trabalho infantil, consequências e implicações na família, escola, sociedade e, também, para composição do PETECA (comissão permanente de denúncia as práticas de exploração ao direito da criança).

           A campanha está sendo realizada pelo Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente que consiste na produção e distribuição de material gráfico, audiências públicas, palestras nas escolas, panfletagem nos locais de maior movimento de pessoas, colagem de cartazes, etc.

           No CEJAP, a ação fora marcada com a exibição de vídeos (Infância roubada e Trabalho Infantil), a apresentação de slides, ciclo de debates e depoimentos de alunos. O momento propiciou esclarecimento sobre o trabalho infantil, assim como, o levante histórico, definição de trabalho, causas e consequências do trabalho infantil, políticas para reduzir o trabalho infantil, questionamentos e muito mais; incutindo saberes e motivando os educandos a partilharem da cidadania e da responsabilidade que temos frente a campanha. Afinal, “combater o trabalho infantil deve ser compromisso de todos!”

           O Projeto Vivendo Valores na Educação – VIVE, sempre presente nas ações da escola, corroborou na participação efetiva dos alunos frente às discussões colocadas. Pois, nossos educandos vivenciam constantemente práticas educacionais onde são postas as necessidades de se revitalizarem os valores tão essenciais, não só para convivência em sociedade, como também, ao bem-estar do ser humano consigo mesmo e com o meio que o cerca.


 “CEJAP – Dedicação, compromisso e responsabilidade!”

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.