quinta-feira, 13 de outubro de 2011

" CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL - CEJAP "

      Os cursistas da formação IED do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus - CEJAP, no cumprimento da atividade da Unidade II - "Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na Rede", após a leitura de um dos artigos acadêmicos do Profº José Manuel Moran (FACED/USP), produziram uma resenha hipertextual como forma de conclusão e verificação de aprendizagem da unidade em estudo.

" Educação em tempos de twitter"

Profª. Iracema Maia Nepomuceno

O professor José Manuel Moran, especialista em projetos de mudança na educação presencial e à distância, em seu texto “A educação em tempos do Twitter“ traz uma série de elementos que determinam os desafios que esperam os professores na luta entre a sala de aula e a diversidade que a internet proporciona ao aluno.
O professor que não viver um constante processo de capacitação pode tornar-se, no instante seguinte obsoleto, pois o mundo da tecnologia vive uma velocidade que é impossível acompanhá-la, portanto, o segredo é pelo menos correr atrás para que esta não tome uma distância muito grande entre o universo professor-tecnologia.
A educação não é a mesma, não se pode educar na contemporaneidade sem o nexo cotidiano do aluno e comunidade escolar e TIC, esse liame consiste na formação do cidadão atual, não se pode permitir que o aluno perceba-se alheio a essa realidade, mesmo os alunos que compõem a base da pirâmide social estão “na rede” e esse processo de interação é igualitário e não mais um privilégio de uma classe social abastada.
Assim, como traz o professor José Manuel Moran no trecho “A educação pode ser o campo mais fértil da reinvenção, porque todas as pessoas, em todas as idades e condições, precisam desesperadamente de ajuda em múltiplos campos: da formação inicial à super-especializada.”, a educação é a ponte que liga esse mundo na formação de uma sociedade mais consciente e inteirada da sua responsabilidade, que só através desta pode-se formar um cidadão critico e capaz de reconhecer suas obrigações e não só seus direitos.
          Os verbos ensinar(menos), orientar(mais), articular(melhor), são verbos de ação e por isso tornam-se mais presentes no processo de ensino-aprendizagem, entretanto atrelado a esses verbos temos. REINVENTAR(sempre), esse é o grande segredo da educação formal no universo das tecnologias.

Fonte: http://www.eca.usp.br/prof/moran/twitter.htm 

"A educação à distância como opção estratégica"
Profº. Manoel Anjos

Este artigo do Professor José Manuel Moran aborda uma questão muito importante que está acontecendo no sistema educacional: o uso da modalidade de educação à distância.
         A Educação à Distância (EAD) é uma proposta rica, visando a dinamização do processo ensino e aprendizagem. É uma modalidade que cresce em nosso país.
       Um ponto bem abordado pelo autor é que “A educação a distância está modificando todas as formas de ensinar e aprender, inclusive as presenciais, que começam a utilizar cada vez mais metodologias semi-presenciais,  flexibilizando a necessidade de presença física, reorganizando os espaços e tempos, as mídias, as linguagens e os processos.”
          Esta modalidade tem características bem interessantes como menciona o autor: “Quantidade, escalabilidade, atendimento a muitos ao mesmo tempo, abrangência nacional e internacional, produto interessante para a maioria, bem dimensionado e aceito, preço baixo, fortes ações de captação e marketing.” Não podemos deixar de citar também a interação entre professor(es) e aluno(s) e flexibilidade.
          Creio que a proposta de EAD é muito meio edificante para o processo de ensino e aprendizagem. Creio também que é uma oportunidade para muitos que não têm acesso à modalidade presencial.
          Em relação à avaliação nesta modalidade, o autor sugere a aplicação de provas digitais, com a presença e supervisão de tutores presenciais, programas de segurança e identificação de alunos.
          Acredito que a EAD não substitui completamente a modalidade presencial, mas, pode ser um complemento para essa.

Fonte: http://www.eca.usp.br/prof/moran/estrategica.html

"LEI CEJAP - Fazendo a diferença!"

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.