segunda-feira, 29 de outubro de 2012

"28 de Outubro - Dia do Servidor Público"

Esta é uma data muito importante para o povo brasileiro porque nosso bem-estar depende da qualidade do trabalho dos servidores públicos, em saúde, previdência, educação, segurança, direitos políticas e sociais, finanças e em todos os setores onde o poder público se apresente para atender a cidadania.

O servidor público atende nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal - as necessidades essenciais da população, oferecendo resposta aos direitos pactuados. Numa democracia, nada é mais importante que o serviço público, nada mais nobre que o serviço público. 

Ressalte-se que o servidor público não trabalha para o governo, e sim para a população, pois quem paga seu salário são os cofres públicos, ou seja, toda a população, por meio dos impostos. Como disse o poeta Mayakovski: "O servidor público é o servidor de toda gente."

Na data de 28 de outubro foi criado, no governo do presidente Getúlio Vargas, o Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Um ano depois foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público-DASP, indicando-se, pela primeira vez no país, que o acesso a este serviço deveria ocorrer por meio de concurso público.

As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão contidas no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.

Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº 8.112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.

A Lei nº 9.826, de 14 de maio de 1974, dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Ceará. Clique aqui e confira o Estatuto.

Parabéns a todos os servidores do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus - CEJAP!

Fonte: http://www.uece.br/uece/index.php/lista-de-noticias

"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.