quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

"FNDE ABRE INSCRIÇÃO PARA VÁRIOS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA"

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) quer estimular você a contribuir para a melhoria da qualidade da educação. Por isso, está  implementando o Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE (FormAção pela Escola), em parceria com estados e municípios.

O que é a formação pela Escola

É um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tempor objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Quem pode participar?

Cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, como profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do PAR - Plano de Ações Articuladas e dos conselhos de controle social da educação (Conselho Municipal de Educação–CMM; Conselho Escolar–CE; Conselho de Alimentação Escolar–CAE; Conselho de Acompanhamento e Controle Social–CACS do Fundeb) que atuam no segmento da educação básica e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.

Como é a formAção pela Escola?

A FormAção pela Escola é organizado em cursos modulares de 40h cada e compõe-se de: um curso de competências básicas, com a temática “FNDE e o apoio às políticas públicas para a educação básica”, pré-requisito para os outros oito cursos modulares (PDDE, PTE, PLi, Pnae, Fundeb, Prestação de Contas, Controle Social e SIOPE), que são escolhidos conforme o interesse e a necessidade do cursista ou do grupo de cursistas. Cada curso de 40 horas é realizado em duas fases: fase presencial, com oito horas, e fase a distância, com 32 horas, num período mínimo de 30 dias e máximo de 45. Os encontros presenciais seguem o cronograma definido pela Tutoria, desde que a conclusão do curso não exceda o prazo de 60 dias.

Como é feita a avaliação e a certificação do curso?

A avaliação dos cursistas é feita de duas formas: autoavaliação e avaliação        realizada pe lo tu tor . Caso seja obtido aproveitamento satisfatório nos itens de  avaliação, o certificado de conclusão do curso é concedido ao cursista.

Como se inscrever?

As vagas são limitadas a 40 alunos por turma. A pré-matrícula é efetivada por meio do formulário em anexo, que deve ser preenchido com os dados completos do cursista, a indicação do(s) cursos(s)  de interesse e, depois, ser entregue ao tutor de seu município. O formulário também está disponível na Internet, em www.fnde.gov.br/index.php/formacao/consultas

Mais informações sobre o programa Formação pela Escola pela Internet, em http://www.fnde.gov.br/index.php/programas-formacao-pela-escola, ou por meio da Coordenação Estadual do programa na Secretaria Estadual de Educação ou do Tutor do Formação em seu município.

Fonte: NTE Horizonte

"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.