sexta-feira, 2 de maio de 2014

"ENEM 2014 - FIQUE LIGADO!"


Em breve serão abertas as inscrições do Enem 2014 – Exame Nacional do Ensino Médio. Assim como em outras edições, haverá a cobrança de uma taxa de participação no valor de R$ 35,00. Entretanto, alguns estudantes ganham o benefício de isenção automática e outros participantes podem pedir dispensa do pagamento.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já escolheu a data das provas do Enem 2014. Os dois dias de aplicação do Exame neste ano serão 08 e 09 de novembro, sábado e domingo. Os portões dos locais de prova estarão abertos a partir do meio dia e fechados às 13h, quando começarão a serem distribuídos os cadernos de questões. Em todos os municípios brasileiros será levado em conta o horário oficial de Brasília/DF.

Como obter isenção no Enem 2014?

A isenção da taxa de inscrição do Enem 2014 será concedida a estudantes membros de famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para solicitar a dispensa do pagamento o candidato precisa, no ato da inscrição, através do site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem, preencher a declaração de carência do Enem 2014.

Os participantes precisam ter consciência de que todas as informações prestadas sejam exatas e fidedignas, pois quem declarar carência no Enem 2014 poderá ter a solicitação analisada pelo Inep, sob pena de responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do Exame. Portanto, é essencial que o candidato disponha de todos os documentos necessários para pedir isenção no Enem 2014, comprovando a situação de carência socioeconômica declarada.

As declarações de carência só estarão disponíveis durante o período de inscrição do Enem 2014, que deverá ocorrer entre os dias 12 e 26 de maio. Conforme estabelece o Inep, não serão aceitas solicitações de isenção do pagamento por outros meios, como via postal, fax ou correio eletrônico.

Estarão automaticamente isentos do pagamento os concluintes do ensino médio neste ano, devidamente matriculados na rede pública de ensino ou rede particular, desde que na condição de bolsistas integrais. Quem não receber isenção, deverá pagar a taxa até a data (provavelmente 28/05) estabelecida no edital do Enem 2014, sob pena de indeferimento da inscrição.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.