quinta-feira, 5 de junho de 2014

"HOJE COMEMORA-SE O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE"

O "Dia Mundial do Meio Ambiente" foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente catalisa a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Os principais objetivos das comemorações são:

1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

A data tem crescido e se tornado uma importante plataforma pública, celebrada amplamente por partes interessadas em mais de 100 países. Também serve como o “dia das pessoas” para tomar uma atitude pelo meio ambiente, estimulando ações individuais ou coletivas que causem um impacto positivo no planeta.

Barbados, no Caribe, foi escolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para sediar as celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente. Com o tema "Aumente sua voz, não o nível do mar", a efeméride este ano chama a atenção para os desafios enfrentados pelos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento com relação às mudanças climáticas. Estas ilhas são países em desenvolvimento, com ricas heranças culturais e ecossistemas, e que correm o risco de desaparecer por causa das mudanças climáticas.

Além do Dia Mundial do Meio Ambiente, no mês de junho celebra-se ainda o Dia Mundial dos Oceanos, dia 8, e de Combate à Desertificação, 17.



"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.