terça-feira, 19 de agosto de 2014

"PROUNI ABRE INSCRIÇÃO PARA 52 MIL BOLSAS REMANESCENTES"

O Programa Universidade para Todos (ProUni) tem 52 mil bolsas de estudos integrais e parciais distribuídas em instituições de ensino superior privadas nas cinco regiões do país. São bolsas remanescentes da edição do segundo semestre deste ano. As inscrições gratuitas estão abertas e devem ser feitas pela internet na página do programa. Estudantes e professores das redes públicas, interessados em fazer curso superior gratuito, devem ficar atentos para as novidades na ocupação dessas bolsas e para o calendário.

Estudante que tenha feito inscrição no ProUni na edição do segundo semestre deste ano em curso em que a faculdade não formou turma; professor do quadro permanente de rede pública da educação básica, sem diploma de curso superior, que desejar fazer uma licenciatura (que está dispensado de fazer o Enem e comprovar renda), têm prazo até esta terça-feira para fazer inscrição e garantir a vaga. Os dias 18 e 19 estão reservados para as inscrições desses dois grupos.

Inscrição – Com os números do CPF e a data de nascimento, estudante ou professor faz a inscrição on-line na página do ProUni. O próprio sistema recupera a nota do Enem, no caso do estudante. Já o professor precisa informar a condição de efetivo exercício do magistério público.

No sistema, o estudante candidato à vaga deve preencher o cadastro socioeconômico, informar itens como cor, raça, se estudou em escola pública, a renda bruta familiar. Para bolsa integral, a renda bruta familiar por pessoa é de até 1,5 salário mínimo; para bolsa parcial, de até três salários mínimos por pessoa da família. No cadastro socioeconômico, o professor não precisa informar a renda.

Concluída a inscrição, o candidato tem dois dias úteis para ir à instituição de ensino superior, apresentar os documentos pessoais por ela exigidos e comprovar os dados socioeconômicos. Se os documentos atenderem às exigências, o aluno faz a matrícula. Se não efetuar a matrícula nesse prazo, a vaga retorna ao sistema para ser ocupada por outro estudante. É importante ressaltar que a ocupação da vaga é por ordem de inscrição, sem concorrência.

Enem – As bolsas remanescentes do ProUni, não ocupadas por inscritos nos dias 18 e 19 deste mês, voltam ao sistema e serão abertas para candidatos que tenham feito o Enem a partir da edição de 2010. Neste caso, a inscrição começa na próxima quarta-feira, 20. É necessário ter obtido, no mínimo, 450 pontos no Enem e nota acima de zero na redação.

Regras – O aluno que ainda não está matriculado em instituição de ensino superior tem até o dia 7 de setembro para fazer a inscrição. Se conseguir a bolsa remanescente do ProUni nesta etapa do processo, poderá ingressar, ainda neste semestre, na faculdade. Já o estudante que está matriculado tem até 1º de dezembro para se inscrever. O estudante matriculado que for aprovado no ProUni passa a ter a mensalidade do curso coberta pela bolsa de estudo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

 "CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.