quarta-feira, 10 de setembro de 2014

"2ª FASE DA OBMEP SERÁ NESTE SÁBADO (13)"

Das cinco regiões do país, 907.446 estudantes da educação básica pública participam neste sábado, 13, da segunda fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O conjunto representa 284.083 alunos do sexto e sétimo anos do ensino fundamental e 267.298 do oitavo e nono anos da mesma etapa, além de 356.065 das três séries do ensino médio. As provas começam às 14h30, pelo horário de Brasília.

Os testes serão aplicados por fiscais indicados pela coordenação da Obmep em 9,2 mil centros, distribuídos em 5,4 mil municípios. Estão na segunda fase estudantes de 41.299 escolas. Nos três níveis da olimpíada, as provas terão duração de três horas, com uma hora  a mais para os estudantes que farão os testes em braile, prova ampliada ou que precisam de acompanhante. Conforme o regulamento da Obmep, além de responder de seis a oito questões dissertativas, os alunos devem explicar e exibir os cálculos e o raciocínio empregado.

Também no sábado, 12.960 mil professores de todo o país farão a prova de habilitação do programa Obmep na Escola. Dentre os educadores das redes municipais e estaduais habilitados nessa prova, mil serão convocados a realizar, a partir de março de 2015, atividades extraclasse nas escolas em que trabalham e também nas vizinhas. Nessas atividades, usarão os materiais da olimpíada. Os professores receberão bolsa mensal de R$ 765, durante um ano, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Prêmios — A 10ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas vai premiar 6,5 mil estudantes. Com medalha de ouro, 500; prata, 1,5 mil; bronze, 4,5 mil. Serão entregues ainda 46,2 mil certificados de menção honrosa.

Aos medalhistas deste ano que estiverem matriculados em instituições públicas em 2015 será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior. Conforme o regulamento, a Obmep também oferece prêmios aos professores dos alunos medalhistas e às escolas.

Promoção dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Em 2014, a competição registrou 18,1 milhões de inscrições e a adesão de 46.712 escolas públicas da educação básica estabelecidas em 5.533 municípios (99,41% do total). As provas da primeira fase foram aplicadas em 27 de maio. Os resultados da segunda etapa serão divulgados em 13 de dezembro.

Locais de provas, endereços, roteiro para tirar dúvidas e mais informações podem ser consultados na página eletrônica da Obmep.

Confira tabela com o número de estudantes classificados para a segunda fase da Obmep, por unidade da Federação.

Fonte: http://portal.mec.gov.br

"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.