sexta-feira, 19 de setembro de 2014

"A FORMAÇÃO DO ALUNO INTEGRAL FOI O TEMA DO 5º ENCONTRO DO PACTO PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO"

A formação integral exige trabalhar o ser humano como um todo, abrangendo fundamentalmente os aspectos: intelectivo, físico, psico-emocional-comportamental e filosófico-social. Para isso é indispensável que a escola seja um ambiente onde os aspectos citados anteriormente sejam trabalhados. Esse é um dos grandes desafios das escolas atualmente: oferecer uma formação sólida sem esquecer a formação humana.

Sem a formação integral, as escolas, por mais competentes que sejam no domínio científico, artístico, linguístico ou outro, não cumprirão por inteiro a sua função que é a de preparar não apenas peritos nas diversas áreas, mas de formar pessoas responsáveis e livres.

Nesse contexto, oferecer atividades variadas, que levem o aluno ao conhecimento de si mesmo, de suas capacidades e dificuldades, não é um diferencial, e sim uma obrigação das escolas que se propõe a prestar um serviço de qualidade e, que queiram também, atender as reais necessidades do mundo moderno.

Desse modo, uma das premissas do Pacto para o Fortalecimento para o Ensino Médio - Núcleo CEJAP, é proporcionar essa reflexão na práxis pedagógicas docente e, principalmente, na formação do cidadão contemporâneo. Assim, possibilitar a criação de jovens protagonista e docentes investigadores, capazes de descobrirem os significados das novas relações e de perceberem os poderes de seus pensamentos e ações em transformarem o meio que os cercam por meio da síntese de todas as linguagens: expressivas, comunicativas e cognitivas.

5º Momento Formativo

 
 
 
 
 

"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.