quinta-feira, 4 de setembro de 2014

"CURSO DE EXTENSÃO EM PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS CONTINUA COM INSCRIÇÕES ABERTAS!"

As inscrições ao Curso de Aperfeiçoamento em Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas foram prorrogadas para até o dia 30 de setembro. Ao todo, são ofertadas 10 mil vagas, para os estados: Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí. As vagas são destinadas a gestores, professores e demais atores escolares, mas também há vagas destinadas à reserva social, que inclui agentes sociais e profissionais abaixo citados:
  • Integrante do Conselho Escolar,
  • Gestor ou técnico da Secretaria (estadual/municipal) de Educação,
  • Gestor ou técnico de outras Secretarias (estaduais/municipais) (com interface com a educação),
  • Profissional da rede pública de saúde com atuação na escola,
  • Profissional da rede pública de assistência social com atuação na escola,
  • Profissional do sistema de justiça que atua junto aos sistemas de ensino/escola e do Adolescente,           
  • Integrante do Conselho Tutelar.
Os educadores interessados, que ainda desejam se inscrever, continuam cadastrando-se através da instituição de ensino. Preferencialmente, a escola deve indicar o número mínimo de cinco educadores para a realização do curso. Porém, já é permitida a inscrição de um único membro ou um número inferior a cinco educadores, desde que haja, primeiramente, o cadastramento da escola.
Para os candidatos à reserva social, que é destinado 30% do número total de vagas, a inscrição é realizada individualmente. Para isto, é necessário que o interessado informe, no formulário eletrônico, dados pessoais como: nome completo, CPF, endereço e a função social que exerce.

Assim como as inscrições, o início do curso também foi adiado, com previsão para começo em 15 de outubro de 2014. A formação é uma realização da Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), gratuita e 100% online.

Por recomendação do Ministério da Educação (MEC), o curso passa a ser ofertado em 6 (seis) meses e não mais 3 (três) meses como proposto no lançamento. No entanto, foi mantida a carga horária de 180 horas, sendo 120 horas referentes aos módulos teóricos e orientações para desenvolvimento do projeto e 60 horas para a elaboração do projeto e implementação de ações preventivas no contexto escolar.

Toda a carga horária do curso acontece por meio da modalidade a distância, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Solar, desenvolvido pela própria UFC. O objetivo do aperfeiçoamento é contribuir para que cada escola pública exerça a promoção da saúde e o fortalecimento da prevenção do uso de drogas como política pública no contexto educativo.

Os formulários eletrônicos, editais, aditivos, notícias e outras informações estão disponíveis na página: www.pse.virtual.ufc.br


"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.