quinta-feira, 6 de novembro de 2014

“AÇÃO CURRICULAR INTEGRADA PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL FOI O TEMA DO 11º ENCONTRO FORMATIVO DO PACTO – CEJAP”


Derivados das ciências de referências, os conhecimentos escolares, ao serem identificados como relevantes, são selecionados e organizados para que possam ser ensinados e aprendidos. Nesse processo, o conhecimento escolar constitui-se como elemento essencial do desenvolvimento cognitivo do estudante, bem como de sua formação ética, estética e política. Entendemos também que o domínio da ciência básica, na perspectiva da compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos, não se obtém pela reprodução pura e simples dos conceitos.

A aquisição do conhecimento, a apropriação deste em suas distintas formas de expressão e produção, é central no campo do currículo porque partimos da ideia de que o conhecimento e sua expressão escolar são produtos histórico-culturais. A produção e a elaboração do conhecimento ocorrem em momentos nos quais os homens interagem entre si no intuito de encontrar respostas aos mais diversificados desafios interpostos entre eles e a produção da sua existência, material e imaterial.

Nesse contexto, a formação humana integral também se refere à compreensão dos indivíduos em sua inteireza, isto é, a tomar os educandos em suas múltiplas dimensões intelectual, afetiva, social, corpórea, com vistas a propiciar um itinerário formativo que potencialize o desenvolvimento humano em sua plenitude, que se realiza pelo desenvolvimento da autonomia intelectual e moral.

Essas finalidades, se assim entendemos, devem estar na base das proposições curriculares, isto é, da definição das áreas e disciplinas, dos conhecimentos, do tratamento metodológico a eles conferidos, dos processos avaliativos. (SILVA, 2012).


Momento Formativo

 
 
 

CEJAP – Dedicação, responsabilidade e compromisso!”

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