segunda-feira, 30 de março de 2015

"A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FOI O TEMA DO 2º ENCONTRO DO CICLO II DO PACTO NACIONAL - TURMA CEJAP"


Resultado de imagem para pacto nacional  do ensino médioEnquanto seres humanos vivemos em sociedade caracterizada na existência de uma organização racional de valores, regras, culturas e instituições. São agrupamentos humanos aglutinados por fatores diversos como, por exemplo, o econômico, o ideológico, o cultural, o político, o religioso, o geográfico e o exercício profissional, entre outros. No ambiente escolar, podemos perceber que muitos dos contratos e pactos de âmbito nacional, ou de relações internacionais; elaborados a partir das necessidades latentes na conjuntura nacional em um estado democrático, influenciam fortemente a organização e a ação educativa.

Esta pluralidade e diversidade conduzem ao entendimento de que o trabalho pedagógico, enquanto ação educativa transformadora necessita de elementos aglutinadores, que fortaleçam a ação coletiva e seja um guia em direção a intencionalidade educativa do Projeto Político-Pedagógico. Elementos aglutinadores que criem as condições para reduzir a força de grupos ou indivíduos que mantêm monopólios em defesa de interesses pessoais; assim como permitir o fortalecimento das condições para que estes indivíduos possam somar-se como atores e autores de ação pautada na prática pedagógica coletiva.

Diante do reconhecimento da pluralidade e da diversidade, presente no ambiente escolar e do fato de não podermos prescindir de uma motivação ou um guia nas ações desenvolvidas pelo indivíduo, podemos compreender a necessidade de coletivamente, e de forma racional, firmarmos acordos, buscarmos consensos e estabelecermos contratos sociais para orientar a organização da educação de qualidade social.

Para Veiga, “Ensinar é um ato intencional” (2006, p. 21), porém, organizar o trabalho pedagógico requer, além da intencionalidade, participação coletiva, planejamento, respeito aos contratos sociais estabelecidos a partir do planejamento participativo. É neste contexto que se reconfigura o papel do professor como sujeito ativo na organização do trabalho pedagógico escolar.

Para que possamos visualizar a contribuição dos documentos denominados como Projeto Político-Pedagógico, Proposta Pedagógica Curricular, Plano de Trabalho Docente, Regimento Escolar, Estatutos na organização do trabalho pedagógico, destacamos a influência da participação dos sujeitos da prática educativa, na construção coletiva das relações entre gestão escolar e docência, com vistas à qualidade social da aprendizagem de todos os estudantes.

Confira as fotos!




Fonte:  PACTO Nacional - Formação de Professores do Ensino Médio
Etapa II - Caderno 01 / Aula 02.

" CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

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