quarta-feira, 1 de abril de 2015

"O TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR FOI O TEMA DO 3º ENCONTRO FORMATIVO DO CICLO II DO PACTO NACIONAL – TURMA CEJAP”


Resultado de imagem para pacto ensino médioA educação consiste na apropriação da cultura. Esta, entendida também de forma ampla, envolve conhecimentos, informações, valores, crenças, ciência, arte, tecnologia, filosofia, direito, costumes, tudo enfim que o homem produz em sua transcendência da natureza.”(PARO, 2010, p. 23-24)

A organização do trabalho pedagógico escolar é ancorada nos fundamentos legais (Leis, Decretos, Portarias e Pareceres) e nos fundamentos filosóficos, sociológicos, políticos, antropológicos e pedagógicos que se materializam nas políticas educacionais que constituem as bases do Projeto Político-Pedagógico, da Proposta Pedagógica Curricular e do Plano de Trabalho Docente.

Sua reflexão requer compreender, inicialmente, qual a natureza desse trabalho e quem são seus atores. Vale ressaltar que, na escola, todos realizam trabalho de natureza educativa: os docentes, o gestor, os coordenadores pedagógicos e os demais profissionais da educação: funcionários que atuam nas áreas de infraestrutura (limpeza e segurança), administrativa, alimentação escolar, laboratórios e também os educandos. A natureza do trabalho de todos esses profissionais pode ser traduzida como trabalho educativo porque se realiza de forma intencional.

O estudante e o processo de ensino e de aprendizagem são, na gestão democrática, o ponto de partida e de chegada da organização do trabalho pedagógico escolar. Assim, a gestão democrática se constitui como prática efetiva quando não se distancia da atividade-fim (ensino-aprendizagem) e busca garantir o desenvolvimento integral dos estudantes.

Desse modo, o gestor escolar e o coordenador pedagógico são dirigentes que conhecem a legislação educacional na perspectiva de articulação dos conhecimentos curriculares e das questões de gênero, raça, sexualidade, etnias e, portanto, da diversidade que constitui os espaços escolares. As rotinas conhecidas e outras que reiteradas vezes são exigidas desses profissionais não podem desviá-los daquelas que dizem respeito ao estudo, à pesquisa, ao planejamento, acompanhamento e avaliação de todos os processos pedagógicos escolares. Nesse sentido, todos os docentes são, também, gestores do currículo e da sala de aula.

Confira as fotos!
 


Fonte: Pacto Nacional - Formação de Professores do Ensino Médio: 2ª Etapa, Caderno 01, Aula 03.
"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

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