quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

" MANUAL DO BLOGUEIRO "

 Introdução à Educação Digital – Profº's. LEI

Glossário de termos técnicos usados na Informática e Internet

  • Browser: O browser é um cliente para extração de informação em um servidor Web ou gopher. Tipicamente, um browser será um programa em um computador pessoal que acessará, através de uma linha telefônica, um servidor (isto é, um programa que atende a demanda de clientes remotos) contendo informações de interesse amplo.
  • Ciberespaço: Conjunto de computadores e serviços que constitui a rede Internet. Termo cunhado em analogia com o espaço sideral explorado pelos astronautas.
  • Correio eletrônico: Um meio de comunicação baseado no envio e recepção de textos, chamados de mensagens, através de uma rede de computadores.
  • Dial-up: Método de acesso a computador remoto (ou rede) que se dá via rede de telefonia convencional.
  • Domínio: É uma parte da hierarquia de nomes da Internet – DNS -, que permite identificar as instituições ou conjunto de instituições na rede.  Sintaticamente, um nome de domínio da Internet consiste de uma seqüência de nomes separados por pontos (.). Por exemplo, ci.rnp.br. Neste caso, dentro do domínio ci.rnp.br, o administrador do sistema pode criar diferentes grupos como info.ci.rnp.br ou staff.ci.rnp.br, conforme a necessidade.
  • Download: Processo de se transferência de uma cópia de um arquivo presente em um computador remoto para outro computador através da rede. O arquivo recebido é gravado em disco no computador local. O computador de onde os dados são copiados é subentendido como “maior” ou “superior” segundo algum critério hierárquico, enquanto o computador para o qual os dados são copiados é subentendido “menor” ou “inferior” na hierarquia. O sentido literal é, portanto “puxar para baixo”.
  • Ethernet: Um padrão muito usado para a conexão física de redes locais, originalmente desenvolvido pelo Palo Alto Research Center (PARC)  da Xerox nos EUA. Descreve protocolo, cabeamento, topologia e mecanismos de transmissão.
  • e-mail (correio eletrônico): 1. Correio eletrônico; 2. Endereço de correio eletrônico.
  • Firewall: Um sistema de segurança de rede, cujo principal objetivo é filtrar o acesso a uma rede.
  • Gateway: 1. Sistema que possibilita o intercâmbio de serviços entre redes com tecnologias completamente distintas, como FidoNet e Internet; 2. Sistema e convenções de interconexão entre duas redes de mesmo nível e idêntica tecnologia, mas sob administrações distintas. 3 Roteador (terminologia TCP/IP).
  • HTML: Acrônimo de Hypertext Markup Language, é a linguagem padrão para escrever páginas de documentos Web (WWW). É uma variante da SGML (Standard Generalized Markup Language), bem mais fácil de aprender e usar, que possibilita preparar documentos com gráficos e links para outros documentos para visualização em sistemas que utilizam Web.
  • HTTP: O protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) permite que os autores de hipertextos incluam comandos que possibilitam saltos para  recursos e outros documentos disponíveis em sistemas remotos, de forma transparente para o usuário.
  • Internet: Significa a "rede das redes". Originalmente criada nos EUA, que se tornou uma associação mundial de redes interligadas, que utilizam protocolos da família TCP/IP. A Internet provê transferência de arquivos, login remoto, correio eletrônico, news e outros serviços.
  • IP: O Internet Protocol é o protocolo responsável pelo roteamento de pacotes entre dois sistemas que utilizam a família de protocolos TCP/IP, desenvolvida e usada na Internet. É considerado o mais importante dos protocolos em que a Internet é baseada.
  • Navegação: Ato de conectar-se a diferentes computadores da rede distribuídos pelo mundo, usando as facilidades providas por ferramentas como browsers Web. O navegante da rede realiza uma “viagem” virtual explorando o ciberespaço, da mesma forma que o astronauta explora o espaço sideral. Cunhado por analogia ao termo usado em astronáutica.
  • Net: The Net ou Internet, a rede.
  • Netiqueta: Um conjunto de regras de etiqueta para o uso socialmente responsável da Internet, ou seja, o modo como os usuários devem proceder na rede, especialmente na utilização de correio eletrônico.
  • Pacote: Dado encapsulado para transmissão na rede. Um conjunto de bits compreendendo informação de controle, endereço fonte e destino dos nós envolvidos na transmissão.
  • Porta: Uma abstração usada pelo protocolo TCP/IP para distinguir entre conexões simultâneas para um único host destino. O termo também é usado para denominar um canal físico de entrada ou de um dispositivo.
  • Protocolo: Uma descrição formal de formatos de mensagem e das regras que dois computadores devem obedecer ao trocar mensagens. Um conjunto de regras padronizado que especifica o formato, a sincronização, o seqüenciamento e a verificação de erros em comunicação de dados. O protocolo básico utilizado na Internet é o TCP/IP.
  • Provedor de Acesso: Instituição que se liga à Internet, via um ponto de presença ou outro provedor, para obter conectividade IP e repassá-la a outros indivíduos e instituições, em caráter comercial ou não.
  • Provedor de Informação: Instituição cuja finalidade principal é coletar, manter e/ou organizar informações on-line para acesso, através da Internet, por parte de assinantes da rede. Essas informações podem ser de acesso público incondicional, caracterizando assim um provedor não-comercial ou, no outro extremo, constituir um serviço comercial onde existem tarifas ou assinaturas cobradas pelo provedor.
  • Provedor de Serviço: Pode ser tanto o provedor de acesso quanto o de informação.
  • Roteador: Dispositivo responsável pelo encaminhamento de pacotes de comunicação em uma rede ou entre redes. Tipicamente, uma instituição, ao se conectar à Internet, deverá adquirir um roteador para conectar sua Rede Local (LAN) ao ponto de presença mais próximo.
  • Servidor: 1. No modelo cliente-servidor, é o programa responsável pelo atendimento a determinado serviço solicitado por um cliente. Serviços como archie, Gopher, WAIS e WWW são providos por servidores; 2. Referindo-se a equipamento, o servidor é um sistema que provê recursos tais como armazenamento de dados, impressão e acesso dial- up para usuários de uma rede de computadores.
  • site [instalação]: 1. Uma instituição onde computadores são instalados e operados; 2. Um nó Internet.
  • transferência de arquivos: Cópia de arquivos entre duas máquinas via rede. Na Internet, implantada e conhecida por FTP.
  • URL: Acrônimo para Uniform Resource Locator, localizador que permite identificar e acessar um serviço na rede Web. Por exemplo, a URL abaixo aponta para o WWW da RNP: http://www.rnp.br/
  • WWW: World Wide Web, ou Web. Meta-rede, baseada em hipertextos, que integra diversos serviços Internet, através de uma interface que possibilita o acesso a informações multimídia.

Disponível em: www.rnp.br/_arquivo/documentos/ref0125d.pdf
Disponível em: http://www.guiadohardware.net/termos/
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
Disponível em: http://www.technologica.inf.br/glossario/exibe.asp
Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=4783

" LEI CEJAP - Fazendo valer a pena! "

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.