segunda-feira, 30 de maio de 2011

"CEJAP REALIZA PALESTRA SOBRE A DENGUE"

          O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus – CEJAP, iniciou nesta quinta-feira (26/04), conforme o plano de ação – Comitê: “Todos contra a Dengue, SPE/GTL”, iniciando o ano letivo, o Projeto Palestra em Sala de Aula abordando o tema – “Métodos de Controle Contra a Dengue” palestrante Dr. Gilberto Bastos (médico-veterinário).

          Com a presença da comunidade escolar previamente convidada, alunos da modalidade Presencial e Semipresencial e ainda, o coordenador de prevenções de endemias da FUNASA/Pacajus o Sr. Manoel Pereira Izídio, entre outros. Inicialmente o Diretor do CEJA de Pacajus, Profº. Gildemário Lima Freire, fez acolhida ao palestrante e demais presentes, na sequência o Profº. Chagas (Coord. Escolar) juntamente com o Grupo Music CEJAP apresentaram Poesia Instrucional - fazendo alusão à necessidade de cuidados na eliminação dos criadouros do mosquito.

          O palestrante chamou a atenção de todos pela propriedade como discorria o tema, inclusive gerando nos presentes a curiosidade de muitas indagações, mesmo num tema já tão debatido. Também queremos aludir o nome do Secretário de Saúde do Estado do Ceará - Dr.Arruda Basto, que de pronto correspondeu os conclamos do Núcleo Gestor (CEJAP) para que esta tão significativa palestra fosse realizada.


POESIA INSTRUCIONAL

Viver perigosamente para quê?
Se em poesia vivo ao bálsamo balanço do mar
Estanque toda sangria que há
E faça um contrato com o melhor de seu ser

Mantenha bem tampados tonéis e barris d'água
Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água correr pelas calhas
Fecha bem o saco de lixo e deixe-o fora do alcance de animais

Viver perigosamente para quê?
Se em poesia vivo ao bálsamo balanço do mar
Estanque toda sangria que há
E faça um contrato com o melhor de seu ser

Mantenha a caixa d'água bem fechada
Coloque também uma tela no ladrão da caixa d'água
Vire todas as garrafas com a boca para baixo, evitando que acumule água dentro delas

Viver perigosamente para quê?
Se em poesia vivo ao bálsamo balanço do mar
Estanque toda sangria que há
E faça um contrato com o melhor de seu ser

Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água
Encha de areia até a borda os pratos das plantas ou lave-os semanalmente com escova
Lave por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa

Viver perigosamente para quê?
Se em poesia vivo ao bálsamo balanço do mar
Estanque toda sangria que há
E faça um contrato com o melhor de seu ser
Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água
Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e
lave-os com escova, água e sabão uma vez por semana.
Não deixe água acumulada sobre a laje
Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada

Viver perigosamente para quê?
Se em poesia vivo ao bálsamo balanço do mar
Estanque toda sangria que há
E faça um contrato com o melhor de seu ser

Dengue. Se você agir, podemos evitar... do contrário você Dança, dança, dança!!!!!
Letra:Francisco Chagas Araújo
Música: Mônica Laurentino Martins




"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

quinta-feira, 26 de maio de 2011

"OFICINA DE PORTUGUÊS - AVALIAÇÃO"


           O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus – CEJAP, no período de 09 a 16 de maio, realizou a "Oficina de Português".
           A oficina de idealização do núcleo gestor e realização dos profª's. César Nobre e Marlúcia Nogueira, contou com a participação de 86 alunos inscritos no Ensino Fundamental (6º ao 9º ANO) e 112 no Ensino Médio.
           Deste, 56 obtiveram êxito no Fundamental (notas a partir de 6.0) e 63 no Médio. Perfazendo assim, um percentual de 65,2% de aproveitamento no Fundamental e 56,3% no Médio.
         Com isso, queremos parabenizar a todos os nossos alunos pela conquista, aos nossos professores pela competente atuação e ao núcleo gestor pelo apoio e parceria nas ações desenvolvidas ao longo de toda a oficina.
          Avisamos ainda que, brevemente, ocorrerá as inscrições para a “Oficina de Geografia”, aos alunos interessados em participar, procurar  a coordenação pedagógica de CEJA de Pacajus para maiores informações.


 “CEJAP – Dedicação, compromisso e responsabilidade!”

quarta-feira, 25 de maio de 2011

" MULTIMEIOS CEJAP PARTICIPA DE ENCONTRO "

          A Profª. Fernanda Érica do Centro de Multimeios - CEJAP, participou no dia 19 de maio, no Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE/CREDE-Horizonte do "Encontro de Professores dos Centros de Multimeios - 2011."

         O encontro teve como objetivo orientar as ações desenvolvidas nos Centros de Multimeios, assim como, analisar o preenchimento da estatística mensal on-line e socializar projetos desenvolvidos em 2010 (EEM Pe. Coriolano e EEEP Maria Dolores.

          Na ocasião, fora discutida, entre os presentes, a importância da leitura  literária -  "compromisso de todas as áreas".  Motivo pelo qual, mantém a sala em plena atividade. Pois, como afirma BORGES (1997): " fechado, um livro é literal e geometricamente um volume, uma coisa entre outras. Quando um livro é aberto e se encontra com seu leitor, então ocorre o fato estético." 

         Pesquisas mostram que quanto mais cedo se começa a ler maiores são as chances de tornar-se um leitor assíduo. Dessa forma percebemos que quem lê e tem contato com algum tipo de literatura mais cedo é beneficiada em diversos sentidos: aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Pois, é "por meio da leitura que crianças, jovens e adultos desenvolvem a criatividade, a imaginação e adquirem cultura, conhecimento e valores." Márcia Tim (profª. SP)



"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

sexta-feira, 20 de maio de 2011

“LEI CEJAP REALIZA CAMPANHA – CIDADANIA COMEÇA EM CASA”

          O Laboratório Escolar de Informática – LEI do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus – CEJAP na execução do Projeto: “LEI como recurso pedagógico”, realizou ontem, 19 de maio, a Campanha – “Cidadania começa em casa” que teve como temática: “Trabalho Infantil – Uma História sem culpa”.

           Em parceria com o Núcleo Gestor, professores e alunos do sistema presencial (Aceleração, EJA III, IV e V), SEDUC, CREDE/Horizonte e Procuradoria Regional do trabalho a ação teve como objetivo sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar para a erradicação do trabalho infantil, consequências e implicações na família, escola, sociedade e, também, para composição do PETECA (comissão permanente de denúncia as práticas de exploração ao direito da criança).

           A campanha está sendo realizada pelo Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente que consiste na produção e distribuição de material gráfico, audiências públicas, palestras nas escolas, panfletagem nos locais de maior movimento de pessoas, colagem de cartazes, etc.

           No CEJAP, a ação fora marcada com a exibição de vídeos (Infância roubada e Trabalho Infantil), a apresentação de slides, ciclo de debates e depoimentos de alunos. O momento propiciou esclarecimento sobre o trabalho infantil, assim como, o levante histórico, definição de trabalho, causas e consequências do trabalho infantil, políticas para reduzir o trabalho infantil, questionamentos e muito mais; incutindo saberes e motivando os educandos a partilharem da cidadania e da responsabilidade que temos frente a campanha. Afinal, “combater o trabalho infantil deve ser compromisso de todos!”

           O Projeto Vivendo Valores na Educação – VIVE, sempre presente nas ações da escola, corroborou na participação efetiva dos alunos frente às discussões colocadas. Pois, nossos educandos vivenciam constantemente práticas educacionais onde são postas as necessidades de se revitalizarem os valores tão essenciais, não só para convivência em sociedade, como também, ao bem-estar do ser humano consigo mesmo e com o meio que o cerca.


 “CEJAP – Dedicação, compromisso e responsabilidade!”

terça-feira, 17 de maio de 2011

"CEJAP EM AÇÃO”


          O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus – CEJAP, ao longo desta semana (09 a 16 de maio), realizou a “Oficina de Língua Portuguesa". Ação esta, que contou com a participação das profª's. César Nobre e Marlúcia Nogueira, Núcleo Gestor, alunos do Ensino fundamental (6º ao 9º ANO) e Ensino Médio do Sistema Semi-presencial (modular).
           A oficina objetivou levar os alunos a conhecerem estratégias de leitura, compreensão e produção de texto e noções de gramática e literatura; facilitando assim, o aprendizado e despertando o interesse destes nas descobertas e acontecimentos diários que envolvem situações comunicativas e conhecimentos linguísticos vistos antes em sala de aula, visando dessa forma, à certificação da disciplina de Língua Portuguesa
           A culminância dar-se-á, no dia 19 de maio, às 19:00hs com uma atividade avaliativa que os alunos inscritos, na ação, serão submetidos para checagem e verificação de aprendizagem advindos com a participação destes na oficina.


 "CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!