sexta-feira, 28 de setembro de 2012

"OFICINA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA - 3º DIA"

Ensino Médio
Profª Mª Valdenice


Ensino Fundamental
Profª Joana Bala



 "CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

"TURMA PRESENCIAL PARTICIPA DA 1ª ETAPA DO SIMULADO ENEM - 2012"

        A Turma da EJA Médio do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus - CEJAP, iniciou ontem, a 1ª etapa do "Simulado ENEM 2012". Ação conjunta entre Governo do Estado, SEDUC, CREDE, Escola, Professores e Alunos.
       O Simulado faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará para mobilização e preparação dos estudantes da rede estadual para realizarem o ENEM com segurança e com perspectiva de ingressarem no ensino superior por meio deste processo.
EJA V - Noite


 "CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!" 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

"CEJAP REALIZA OFICINA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA"


        O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus – CEJAP, ao longo desta semana (24/09 a 03/10), realiza a "Oficina de Ciências e Biologia". Ação esta, que conta com a participação dos Profº's Junior Torres e Joana Bala e Mª Valdenice, alunos do Ensino Fundamental e Médio do Sistema Semi-presencial (modular) sob a coordenação da Profº's. Katiele Aguiar e Gildemário Lima (Núcleo Gestor).

      Com vagas limitadas, a oficina tem por objetivo levar o educando  a compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente de transformações do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente;  formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências da Natureza, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar.

          A culminância dar-se-á, no dia 03 de maio, as 19:00hs com uma atividade avaliativa que os alunos inscritos, na ação, serão submetidos para a verificação de aprendizagem advindos com a participação destes na oficina.

Aula de abertura - 24/09
Ensino Fundamental
Profº. Junior Torres
 

Ensino Médio
Profª. Mª. Valdenice


"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

"PROJETO E-JOVEM ABRE INSCRIÇÕES PARA TÉCNICO EM TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO"

O Governo do Estado, através da Secretaria da Educação, oferece uma ótima oportunidade de qualificação na área de Tecnologia da Informação para os alunos que já concluíram e estão concluindo o Ensino Médio em escolas públicas.

Ao todo, são 7000 vagas oferecidas, em todo o Estado, para os Módulos I e II do Projeto e-Jovem. Com os cursos ofertados, os alunos saem preparados para o mercado de trabalho e ainda com certificado de nível técnico.

Serão beneficiados os alunos do ensino médio e egressos da rede pública estadual de ensino com as novas vagas. Um total de 198 escolas e 450 turmas em todo o Ceará estarão recebendo os novos estudantes.

As inscrições para os cursos do e-Jovem são gratuitas e ocorrerão até o dia 05 de outubro, conforme calendário dos módulos (abaixo). A matrícula deve ser realizadas nas escolas que sediam o Projeto e-Jovem, com o Educador/Instrutor.

Para tanto:
- Os alunos regularmente matriculados no ensino médio, devem apresentar - declaração que comprove sua matrícula, cópia do RG e do comprovante de residência*;
- Os alunos egressos devem exibir o certificado de conclusão do ensino médio, cópia do RG e do comprovante de residência*.

Confira Calendário:

Módulo I
17 a 27/09 - Seleção de alunos Interior
24/09 a 05/10 - Seleção de alunos Fortaleza.

28/09 - Aula inaugural do Interior
01/10 - Início oficial das turmas - Interior
08/10 - Início oficial das turmas - Fortaleza

Módulo II
01 a 03/10 - Seleção de alunos para o MDII e fechamento das turmas.
04 e 05/10 - Apresentação do Projeto e Aula inaugural.
08/10 - Início oficial das turmas de MDII.


Saiba Mais:
O e-Jovem tem duração de 1 ano e meio, sendo dividido em dois módulos: I (seis meses) e o II (1 ano). No Módulo I são trabalhadas disciplinas que fomentam a comunicação, o raciocínio lógico, aliando conhecimentos de informática, inglês e empreendedorismo social e estimulando o protagonismo juvenil. Já o segundo módulo, trabalha com linguagens específicas voltadas para o ensino da Informática avançada, tais como desenvolvimento de software, web design e manutenção de computadores. Esta é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria da Educação, em parceria com IFCE, CENTEC e ASHOKA. O e-Jovem iniciou em 2007 e, em apenas 4 anos, já formou mais de 15 mil jovens em todo o Ceará.

Mais informações: Educação Profissional e-Jovem - 3101.3928

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação
imprensa@seduc.ce.gov.br

"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

"CEJAP REALIZA IV FEIRA DE CIÊNCIAS, ARTE E CULTURA"

O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus - CEJAP, realizou na última sexta-feira 14/09 a "IV Feira de Ciências, Arte e Cultura" que este ano teve como tema: "Mediatizar os Saberes com Valores e a II Mostra - Arte: Um caminho para a inclusão." (AEE - CEJAP)

O evento contou com a participação das salas presenciais (EJA II, III, IV e V), alunos do sistema semipresencial, professores, sala de AEE, núcleo gestor, dentre outros. Neste ano, fora abordado diversos temas, tais como, literatura infantil, saúde, meio ambiente, história e curiosidades matemáticas, centenário de Luiz Gonzaga, entretenimento, exposições e apresentações culturais.

A noite fora abrilhantada pela exposição de trabalhos das turmas presenciais e  Sala de AEE (Profº's Elizeu Filho e Rosali Sousa) que, na oportunidade, em parceria com CEI's e escolas do município, expuseram belíssimos artigos e peças produzidas a partir dos mais variados tipos de materiais recicláveis.

A noite contou ainda, com a apresentação artística da "Turma do Tapioca" (show de palhaços). Apresentação esta, que proporcionou a todos os presentes, momentos de descontração, bem como, um resgate  da infância adormecida, despertando sorrisos e alegria em crianças e adultos .


" CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"