terça-feira, 30 de abril de 2013

"CEJAP REALIZARÁ VALIDAÇÃO POR ÁREA DO CONHECIMENTO EM JUNHO"

O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus - CEJAP, informa que no mês de junho realizaremos a "VALIDAÇÃO POR ÁREA DO CONHECIMENTO"

Nesta oportunidade, serão contempladas as disciplinas das Áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza (Matemática, Física, Química, Biologia, Ciências, História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Poderão participar os alunos que ESTIVEREM ATIVOS, ou seja:
  • Ter no mínimo 06 (seis) atendimentos em qualquer disciplina no mês de março;
  • Ter no mínimo 06 (seis) atendimentos em qualquer disciplina no mês de abril;
  • Ter no mínimo 06 (seis) atendimentos em qualquer disciplina no mês de maio.
Caso o aluno não atenda a exigência acima em qualquer um dos meses perderá o direito de participar desta ação. Para isto, a frequência do educando será observada a cada mês e não a somatória das mesmas.

As inscrições dar-se-ão a partir de 15/05/13 e as avaliações acorrerão em junho. Participe! Não perca a oportunidade de acelerar e/ou concluir seus estudos! Qualquer dúvida, procurar o Núcleo gestor, SASP ou professores do atendimento semipresencial.

"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

"30 DE ABRIL - DIA NACIONAL DA MULHER"

O Dia Nacional da Mulher foi instituído em 1980, como homenagem a Jerônima Mesquita, a enfermeira brasileira que liderou o movimento feminista no Brasil, e fundou o Movimento Bandeirante, que tinha como objetivo principal promover a inserção da mulher em todas as áreas da sociedade. 

Jerônima Mesquita esteve também envolvida na criação do Conselho Nacional das Mulheres. A data do Dia Nacional da Mulher foi escolhida por ser o dia do nascimento de Jerônima Mesquita e a lei que instituiu a data no Brasil foi a 6.971/1980. 

Graças à coragem de muitas mulheres, muitos tabus foram derrubados, obstáculos foram vencidos, conquistaram o direito ao voto, a chefia dos lares, colocação profissional, independência financeira e liberdade sexual. Apesar de válidas, essas aberturas ainda são uma gota num oceano de injustiças e preconceitos que ainda hoje prevalecem.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abril/dia-nacional-da-mulher.php

"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

segunda-feira, 29 de abril de 2013

"CEJAP PARTICIPA DA FORMAÇÃO DA COM-VIDA"

O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus - CEJAP, participou na 9ªCREDE/Horizonte do Encontro de Formação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas Estaduais – COM-VIDAs.
  
O encontro contou com a presença da Coordenadora das Ações Ambientais do Estado do Ceará na SEDUC, Lindalva Cruz, do Coordenador da 9ª CREDE, Paulo Alexandre, Professores, Coordenadores, alunos das escolas estaduais de abrangência da 9ª CREDE, Coletivo Jovem de Meio Ambiente – Cj Olho D'água de Horizonte e Coletivo Jovem de Chorozinho.
  
A formação teve como principais Objetivos:
  • Implantar a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA, como forma de propiciar um ambiente mais equilibrado e saudável para os alunos e comunidade;
  • Estimular uma cultura ecológica por meio de práticas de Educomunicação para fomentar novas ideias de sustentabilidade;
  • Abordar a Agenda 21 e discutir o Projeto de Educação Ambiental para a escola.
Durante o encontro, houve a explanação de todo o processo de Conferências Infanto-Juvenis pelo Meio Ambiente, o papel da COM-VIDA na escola e as experiências de COM-VIDA no Brasil.
  
No evento foi vivenciado momentos de discussão, aprendizado, troca de experiências, dinâmicas e apresentações dos alunos e professores nas oficinas de futuro (O mundo que temos e o mundo que queremos, Árvore dos sonhos e as Pedras no caminho).



Fonte: http://www.crede09.seduc.ce.gov.br/

"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

"UFC OFERTA 90 VAGAS PARA CURSO GRATUITO DE ESPANHOL"

Estão abertas, até o dia 6 de maio, inscrições para o curso de extensão "Introdução à Língua espanhola", promovido pelo Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará. Poderão se inscrever interessados em adquirir noções básicas do idioma. Serão 30 vagas por turma, com aulas ministradas por estagiários do Curso de Letras, sob orientação da Profª Lívia Baptista.

As inscrições devem ser feitas no próprio Departamento (área 1 do Centro de Humanidades – Campus do Benfica), das 8h às 12h e das 14h às 17h. O curso é gratuito e solicita-se a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis. A formação será de 8 de maio a 17 de julho, às segundas e quartas-feiras, em três turmas: das 15h30min às 17h, das 17h às 18h30min e das 18h às 19h30min. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3366 7612.

Fonte: Profª Lívia M.T.R. Baptista, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC – fone: 85 3366 7612

"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"


"ONTEM FOI O DIA DA EDUCAÇÃO"

A boa educação é a base para uma nação evoluída e justa. Isso quer dizer que, se as pessoas têm oportunidade de acesso a uma educação de qualidade, aumentam as chances de elas terem uma vida digna e de exercerem a cidadania de forma plena, colocando em prática tanto seus direitos como suas obrigações.

A educação é um direito fundamental de todos os brasileiros e um dever do Estado. É o que está escrito na Constituição (a Lei Maior do nosso país). Além disso, a educação abre portas para outros direitos, como saúde, trabalho e lazer.

O processo de educação começa com a família: os pais ensinam aos filhos o que julgam ser certo e como devem se comportar. Isso acontece principalmente com o exemplo que dão no dia a dia, por meio de sua forma de agir dentro de casa e de se relacionar com o mundo de forma geral.

Mas a estrutura familiar é proporcionada por quem cria e convive com a criança ou adolescente, e não necessariamente pelos pais biológicos. O fundamental é a criança se sentir amada e ter referências e ensinamentos que a ajudem a "ler o mundo" e a se comportar dentro e fora de casa. A figura da família é complementada pela escola, que, além de ensinar a vida em sociedade, habilita o jovem para escolher um ofício e ser economicamente produtivo.

O tema educação engloba toda a sociedade brasileira, em todas as idades (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos), nos mais variados níveis de ensino (educação infantil, educação básica, educação de jovens e adultos, educação universitária), em todas as classes econômicas e em todos os estados brasileiros.

Fonte: http://www.turminha.mpf.gov.br/direitos-das-criancas/educacao-e-lazer/28-de-abri-dia-da-educacao

"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

quinta-feira, 25 de abril de 2013

"IFCE ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR DE CUROS EaD - UAB"

A Pró-reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) do IFCE, campus Juazeiro do Norte, abriu inscrições para o vestibular UAB de 2013, por meio de edital, a fim de selecionar candidatos para os cursos de Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Hotelaria e Licenciatura em Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT).

As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, a partir das 9 horas de 22 de abril até às 17 horas de 13 de maio de 2013, mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 (vinte reais), por meio de GRU simples, em qualquer agência do Banco do Brasil.

Estão sendo ofertadas 245 vagas para o curso de Matemática, 350 vagas para o curso de Hotelaria e 245 vagas para o curso de EPCT, distribuídas nos polos de Acaraú, Camocim, Itapipoca, Jaguaribe. Meruoca, Quixeramobim, Tauá, Beberibe, Caucaia FECET e Caucaia Jurema.

Fonte: http://www.ifce.edu.br/

 "CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

quarta-feira, 24 de abril de 2013

"UFC ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO DE EXTENSÃO EM DANÇAS POPULARES"

A Universidade Federal do Ceará (UFC) divulga programa de extensão intitulado “Entre Penas e Contas – A dança popular como meio de valorização das culturas afro e indígena”. O curso busca a capacitação de professores, artistas e agentes culturais acerca das principais danças tradicionais brasileiras, de matriz afro e indígena. É gratuito e terá início no dia 4 de maio, no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES).

Estão reservadas 40 vagas para professores de escolas públicas, nas áreas de Educação Física, Artes e Pedagogia. Interessados devem acessar o site www.oreanaca.ufc.br para conferir inscrições e edital.

Mais informações
oreanaca.contato@gmail.com
 
Cartaz de divulgação do evento

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br

 "CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!" 

terça-feira, 23 de abril de 2013

"HOJE É O DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO DO AUTOR"

Nos dias de hoje os livros são uma reunião de folhas com textos ou imagens presas por um lado e montadas com uma capa. Mas nem sempre os livros eram desse jeito.

Na antiguidade, para o sumérios o livro era um tijolo de barro, argila ou pedra onde eram gravados os textos. Já para membros de tribos da Índia, os livros eram feitos de folhas de palmeiras, enquanto para os maias e os astecas os livros eram feito de um material encontrado em casca de árvore e a sua madeira, e tinha a forma de uma sanfona. Os romanos escreviam seus textos em pedaços de madeira cobertos por cera. Algum tempo depois, os egípcios passaram a escrever seus textos em rolos de papiro que chegavam a vinte metros de comprimento.

Ainda na antiguidade surgiu o pergaminho. O pergaminho era uma folha feita geralmente de pele de carneiro. Os pergaminhos duravam mais que o papiro e melhores para escrever. O papel foi inventado na China. Mercadores árabes que iam comprar mercadorias chinesas aprenderam a técnica de fazer papel, e depois ensinaram para os europeus.

Mas foi só na idade média que os livros começaram a ficar parecidos com os que agente lê hoje em dia. Quem fazia os livros naquela época eram os monges copistas. Os monges copistas eram religiosos que copiavam os livros a mão e os decoravam com muito capricho. Mas como os livros eram muito caros e raros, só os ricos e membros da igreja podiam comprá-los.

Muito tempo depois, o alemão Johann Gutenberg inventou a prensa. A prensa era como uma impressora, mas naquela época a prensa funcionava à mão e utilizava letras de chumbo em relevo. Com essa invenção foi possível fazer vários exemplares de um mesmo livro, a um preço acessível. Assim todo mundo poderia comprar os livros.

Fonte: http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/23-abril-dia-internacional-do-livro.html

"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"