quinta-feira, 27 de junho de 2013

"V ARRAIÁ DO CUMPADRE CEJAP"



"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

terça-feira, 25 de junho de 2013

"INSCRIÇÕES PRORROGADAS PARA OS CURSOS DE LÍNGUAS NA UECE"

O núcleo de Línguas do Centro de Humanidade (CH) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) prorrogou o prazo das inscrições para o Teste de Admissão ao Semestre I de 2013.2 para os cursos de línguas estrangeiras. As inscrições podem ser realizadas no período de 24 a 28 de junho e 1º a 3 de julho 2013. Para participar da seleção os candidatos devem comprovar que concluíram o 9º (nono) ano do ensino fundamental. O pagamento da taxa de inscrição pode ser efetuado no BRADESCO - conta de nº. 10814-6, agência 0649-1. Para concluírem suas inscrições, os candidatos podem dirigir-se ao Centro de Humanidades, localizado na Avenida Luciano Carneiro, 345, no Bairro de Fátima, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 20h e devem ter em mãos os seguintes documentos: comprovante original de pagamento da taxa de inscrição, autenticado mecanicamente; fotocópia do comprovante de conclusão do último nível de escolaridade cursado; do formulário de solicitação de inscrição totalmente preenchido, sem rasuras, datado e assinado pelo candidato ou por seu procurador; da Carteira de Identidade; uma foto 3x4, recente, colada no formulário de solicitação de inscrição. Segundo o professor João Artur Freitas da Rocha Lima (Coordenador geral do Núcleo de Línguas Estrangeiras), a prova será aplicada no dia dia 07 de julho de 2013, das 8h às 11h, no CH. A prova de nível acontecerá no dia 10 de julho de 2013 no CH. Os servidores docentes e técnicos administrativos da UECE e seus dependentes (filhos e filhas - unicamente) são isentos da taxa de inscrição, de acordo com a Resolução nº. 293 CD de 21 de junho de 2006.



"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

segunda-feira, 24 de junho de 2013

"UFC VIRTUAL ABRE 600 VAGAS PARA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA"

O Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual) está com inscrições abertas até 15 de julho, para o curso de Especialização a distância em Coordenação Pedagógica. São oferecidas 600 vagas, distribuídas em 15 municípios cearenses (40 vagas cada): Acopiara, Aracoiaba, Barbalha, Beberibe, Camocim, Canindé, Caucaia, Crateús, Ipueiras, Itapipoca, Maranguape, Pentecoste, Quixadá, Russas e Sobral. São 50% das vagas reservadas para candidatos da rede estadual de ensino e 50% para a municipal. 

Destinado a graduados em Pedagogia ou Licenciatura Plena, em qualquer área de conhecimento, que atuem como Coordenador Pedagógico ou funções equivalentes, o curso terá duração de 18 meses. As atividades serão em regime semipresencial, com carga horária de 432 horas, sendo 112 horas de atividades presenciais e 320 horas a distância. A iniciativa resulta de parceria da UFC com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime) e Ministério da Educação (MEC).

Edital de seleção e formulário de inscrição no site do Grupo de Pesquisa e Ensino em Formação Tecnológica e Educacional (Gpege), da UFC Virtual.

Fonte: Secretaria do Curso de Especialização em Coordenação – fone: 85 3366 9024


"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

"ALUNOS DO SISTEMA PRESENCIAL PARTICIPAM DE SIMULADO ONLINE PARA O ENEM - 2013"


O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus - CEJAP, realizou, na Simulado Online promovido pela Secretaria da Educação - SEDUC para o Exame Nacional do Ensino MédioENEM/2013.
última sexta-feira, dia 21 de junho o primeiro

A ação objetivou possibilitar aos alunos a oportunidade de se autoavaliarem frente a simulação do exame que, posteriormente, serão submetidos. Visa também, o contato gradativo com a sistemática avaliativa e a abordagem de conteúdos requeridos pelo exame.

Para o sucesso do simulado, se fez necessário o envolvimento dos professores da EJA V - (Bergue, Eliana e Socorro), Núcleo Gestor e Professores do LEI. Os estudantes terão até o dia 30 de junho para responder todo o simulado dividido em quatro eixos (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática)

A iniciativa faz parte do projeto “Enem Chego Junto, Chego Bem” resultado da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e a empresa Geekie responsável pelo desenvolvimento da plataforma onde ocorrem as provas.







"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

terça-feira, 18 de junho de 2013

"OFICINA DE MATEMÁTICA (ENS. FUND) - AVALIAÇÃO"

O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus - CEJAP, realizou no dia12 de maio (última quarta-feira) a Avaliação da Oficina de Matemática (Ensino Fundamental). Contou com a participação de 75 alunos inscritos. Destes, 60 alunos submeteram-se ao processo avaliativo; 46 foram aprovados perfazendo 76,6% do total.

A compreensão da Matemática é essencial para o cidadão agir como consumidor prudente e/ou auxiliá-lo na tomada de decisões em sua vida pessoal e profissional. Dessa forma, a oficina caracterizou-se como uma forma de compreender e atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do saber (Matemáticas e Suas Tecnologias) como um fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural.

Parabenizamos aos alunos pelo êxito na avaliação, a Professora Tecla Valentina Arruda de Souza (Profª. responsável pela Oficina) pelos excelentes resultados e a toda equipe (Coordenação Pedagógica, SASP, Professores das Ciências da Natureza e Professores do LEI) envolvida na ação que trabalhou incessantemente na realização de mais esta oficina.






"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

"SBM ABRE INSCRIÇÕES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA - PROFMAT"

A Sociedade Brasileira de Matemática abre inscrições para o PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. O programa conta com bolsas CAPES para os professores de Matemática da Rede Publica do Ensino Básico. 

Para 2014, são 1500 vagas em todos os Estados e no Distrito Federal. Vinte por cento das vagas são abertas para toda sociedade, estando as demais reservadas para Rede Pública.

As Inscrições estarão abertas até 05/07/2013 no site http://www.profmat-sbm.org.br/ .

Confira Carta Profmat 2014. Mais informações: http://www.profmat-sbm.org.br/
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da SEDUC
            Com informações do PROFMAT
 
 
" CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

"UFC VIRTUAL ABRE INSCRIÇÃO PARA CURSO DE EXTENSÃO EM CONSELHOS ESCOLARES"

A Universidade Federal do Ceará, através do Instituto Universidade Virtual - UFC Virtual, abre novas turmas para o curso de extensão "Formação Continuada em Conselhos Escolares". As inscrições acontecem até 20 de julho, pelo site conselhoescolar.virtual.ufc.br. O curso tem convênio com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação Básica (SEB) e é voltado aos técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

O objetivo é contribuir para a efetiva participação dos profissionais da educação e da comunidade na gestão escolar e para a melhoria da qualidade social da educação básica ofertada nas escolas públicas. São ofertadas 520 vagas distribuídas para profissionais dos Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.

As formações, em duas fases, têm nível de Extensão Universitária. A fase I conta com módulos sobre democratização da escola e construção da cidadania. A fase II é exclusiva para cursistas que já concluíram a Fase I e possibilita uma formação humana em círculo de Cultura e Qualidade da Educação. Mais informações no edital de inscrições ou pelos telefones (85) 3366 9024 / (85) 3366 9031.

 Fonte: Ederclinger Reis, Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual – fone: 85 3366 9457

"CEJAP - Compromisso, dedicação e responsabilidade!"

segunda-feira, 17 de junho de 2013

"1º SIMULADO SEDUC ENEM 2013"

Entre os dias 19 e 30 de junho de 2013, os alunos correspondentes ao 2ª e 3ª ano do Ensino Médio da rede estadual, irão participar do 1º Simulado OnLine Seduc Enem 20013. A oportunidade que os alunos terão para aperfeiçoar seus conhecimentos, surgiu da parceria entre Secretaria da Educação (Seduc) e Geekie (Empresa de tecnologia aplicada à educação). A iniciativa faz parte do Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem. Durante o período de realização do Simulado os laboratórios ficarão disponíveis aos estudantes com o apoio de um profissional. O simulado poderá ser acessado através do endereço: http://preteste.geekieteste.com.br/seduc-ce.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

"INSCRIÇÕES NO SISU"

As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) estarão abertas até as 23h59 desta sexta-feira (14), os interessados deverão selecionar até duas opções de curso, concorrendo a 39.724 vagas para o semestre 2013.2 em 54 instituições de ensino. O Sisu seleciona os alunos com base nas notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O estudante pode acompanhar online, a classificação parcial e a nota de corte, além disso, poderá tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera. O resultado definitivo será divulgado na próxima segunda-feira (17), e os convocados farão a matrícula nos dias 21, 24 e 25 de junho de 2013. Os candidatos selecionados na segunda opção de curso ou que não atingiram a nota mínima nos dois cursos escolhidos, podem permanecer no sistema e esperar a nova chamada que acontecerá no dia 1 de julho. Os convocados na segunda chamada farão a matrícula no período de 5 a 9 de julho. Para os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das duas chamadas poderão aderir a lista de espera, entre os dias 1 e 12 de julho. A chamada do alunos selecionados da lista de espera acontecerá no dia 17 de julho de 2013. Para maiores informações acessem: http://sisu.mec.gov.br/.





"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

terça-feira, 11 de junho de 2013

"VOTAÇÃO PARA DIRETOR ESCOLAR"

Hoje, 11 de junho de 2013, às 9h, teve início no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJAP) a votação para diretor escolar. A votação se estenderá até amanhã às 9h da noite.






 "CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

"COMISSÃO ELEITORAL - CEJAP, REALIZA ASSEMBLEIA"


A Comissão Eleitoral do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus – CEJAP, realizou na última sexta-feira, 07 de junho, Assembleia para a “Apresentação dos Projetos de Campanha” do postulante ao cargo de Diretor Escolar.

Na ocasião, o Presidente da Comissão Eleitoral - Profº Nizan Araújo, esclareceu aos presentes, alunos dos sistemas Presencial e Semipresencial, a importância da divulgação do plano de governo do candidato a fim de tornar o processo eleitoral mais elucidativo, coerente, participativo e democrático. Durante a Assembleia, o candidato a Diretor, Profº Gildemário Lima, apresentou sua propostas fazendo a leitura explicativa e pontual de seu folder de campanha.

A propaganda eleitoral é crucial na apresentação de um candidato, para o processo de politização dos envolvidos no processo, apresentação de programas de governo e propostas políticas, sobretudo considerando o pouco hábito de leitura do material impresso por parte dos eleitores.

Numa democracia, o voto, é uma conquista de todos e deve ser usado com critério e responsabilidade. Configura-se como um exercício de cidadania e não se resume apenas a ida às urnas para votar. Ele se prolonga, infinitamente, no acompanhamento diário dos trabalhos daquele pelo qual depositamos nosssa confiança e que representa o interesse de um coletivo de pessoas. 






CEJAP – Fazendo valer pena!”

"CEJAP REALIZA OFICINA DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO"


O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus – CEJAP, realiza nesta semana a “II Oficina de Matemática” de 2013. Sob a organização dos Profº's. Expedito Holanda de Campelo Neto e Francisco Wellington Costa Nogueira; apoio do Núcleo Gestor, SASP, Professores da Matemática, Ciências da Natureza e Laboratório de Informática – LEI, a oficina conta com carga horária 20h/a e realizar-se-á no período noturno de 10 a 14 de junho no pátio coberto da escola.

Voltada para os alunos do Ensino Médio (1º ao 3º Ano), tem como objetivos:

  • Vivenciar estudos e experiências em que se evidencie o caráter dialético da relaçãoteoria/prática;
  • Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
  • Compreender os conceitos, procedimentos estratégias matemáticos para planejar soluções para problemas novos, que exijam iniciativa e criatividade;
  • Aplicar conhecimentos para compreender, interpretar e resolver situações-problemado cotidiano ou do mundo tecnológico e científico;
  • Analisar e interpretar criticamente dados provenientes de problemas matemáticos,de outras áreas do conhecimento e do cotidiano.

A culminância ocorrerá no dia 19 de junho (na próxima quarta-feira) com a avaliação escrita da oficina, no qual os alunos concluintes, serão submetidos a fim de validarem a disciplina de Matemática do Ensino Médio.







CEJAP – Fazendo valer pena!”

segunda-feira, 10 de junho de 2013

"MATERIAL DA VALIDAÇÃO POR ÁREA"


O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJAP) comunica que a partir de quarta-feira no turno da noite (12 de junho de 2013), o material da validação por área estará disponível. O restante do cronograma será divulgado posteriormente.



 "CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

"DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA"


Fonte: http://goo.gl/LJh2Z
Hoje, 10 de junho de 2013, comemoramos o dia da Língua Portuguesa, dia em que Luiz Vaz de Camões morreu em 1580 na cidade de Lisboa, Portugal. Luiz Camões é autor de diversas obras literárias, como “Os Lusíadas”, além de considerado um dos maiores poetas da história lusitana. A Língua Portuguesa é nosso patrimônio comum, além de ser a matéria-prima para nossa literatura e poesia. Segundo informações fornecidas pela a ONU, cerca de 235 milhões de pessoas em diferentes país do mundo, utilizam o português como primeira língua, e mais de 80% desses falantes são brasileiros. A Língua Portuguesa é a 5° língua mais falada do planeta e a 3° mais falada entre as línguas ocidentais, ficando atrás somente do inglês e do castelhano. A Língua Portuguesa é bastante valorizada nos países que fazem parte do Mercosul, além disso, é a língua oficial em países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.





 "CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

sexta-feira, 7 de junho de 2013

"ENEM 2013 EM NÚMEROS"


O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2013 teve o maior número de inscritos da história. O MEC (Ministério da Educação) informou nesta sexta-feira (7), que o número de candidatos habilitados para realizarem o Enem, serão 7.173.574 dos 7,8 milhões que haviam feito inscrição no exame. Essa diferença é referente aos candidatos que fizeram a inscrição, mas não pagaram a respectiva taxa. Segundo Aloizio Mercadante (Ministro da Educação), os números do Enem deste ano, são expressivos quando comparados aos anos anteriores. Em 2012 a quantidade de participantes variava entre 86% e 89%, assim o percentual de pessoas que irão participar do Enem 2013 cresceu 24% em relação a 2012, visto que, no ano passado, dos 5,7 milhões de inscritos, destes, apenas 4,2 milhões realizaram a prova do Enem. De acordo com os dados obtidos, a maioria dos participantes do Enem 2013, têm idades entre 16 e 20 anos, representando 54% dos inscritos no exame. As mulheres são a maioria, com 4,2 milhões, ou 58,3% do total. Os estados com maior número de participantes do Enem 2013 são: Acre, onde 79,6% dos alunos vão participar da prova, em seguida, estão Amapá, Mato Grosso do Sul, Ceará e Piauí.





"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

quinta-feira, 6 de junho de 2013

"A IMPORTÂNCIA DE UMA ELEIÇÃO"

É imprescindível a liberdade do ser humano no tocante as suas escolhas e decisões que reflete o processo de evolução que é uma necessidade de crescimento democrático.  E a eleição é uma expressão que pode exercer escolhas que promove melhorias que favorecem a essa evolução do homem.

http://goo.gl/TmjvF

Ao votarmos numa eleição estamos exercendo um direito que a muito tempo atrás nós não tínhamos, cuja as decisões eram tomadas pela minoria, porém, hoje, temos o poder de decisão, pois temos o voto. Com isso observa-se muito bem a importância de podermos votar. Você tem o poder, portanto não deixe de votar, vote!



"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

"RESULTADO OFICINA DE QUÍMICA"


O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus (CEJAP), realizou no dia 29 de maio, a Avaliação da Oficina de Química 2013. Participaram 72 alunos da oficina, destes, 58 conseguiram aprovação. Abaixo segue a lista dos aprovados.






Parabenizamos aos alunos pelo bom desempenho obtido na avaliação, ao Professor Júnior Torres (Profº responsável pela Oficina) e a toda equipe (Coordenação Pedagógica, SASP, Professores de Matemática e Ciências da Natureza e Professores do LEI).


"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

quarta-feira, 5 de junho de 2013

"MEDIDAS USADAS NA ELEIÇÃO PARA DIRETOR ESCOLAR"


Fonte: http://goo.gl/WkVpy
Em decorrência da eleição para diretor a seguir, serão apresentadas as medidas que deverão ser acatadas nesse processo seletivo, da portaria 0399/2013 dos itens (4.6, 4.7, 4.8 e 4.9).
  • A propaganda dos candidatos deve-se restringir a apresentação de proposta referentes ao seu Plano de Gestão.
  • Para divulgação dos candidatos e de suas propostas, não serão permitidas confecção e distribuição de camisas, bonés, brindes de qualquer espécie, restringindo-se o material de propaganda a impressos, cartazes, faixas e banners, para os quais não se admitirá a utilização de recursos de órgão da administração pública, iniciativa privada ou de outras organizações de qualquer natureza.
  • As práticas de suborno, aliciamento de votos, coação, ameaças, agressões verbais e/ou corporais, entre os candidatos e qualquer membro de comunidade escolar, implicam na impugnação da candidatura pela Comissão Regional.
  • Durante a campanha, os eventuais pedidos de impugnação formulados por candidatos ou qualquer eleitor serão apresentados, por escrito, à Comissão Escolar que, de imediato, encaminhará à Comissão Regional, devendo esta apreciar e emitir parecer, antes de ser autorizado o início da votação.
De acordo com a Portaria Nº 0399/2013 do Artigo 10, o servidor estadual, os contratados temporariamente e os terceirizados, que por ação ou omissão, dificultarem a normalidade do processo, serão responsabilizados administrativamente, após apuração do fato pela Comissão Escolar, Regional e Estadual. A votação será realizada nos dias 11 e 12 de junho de 2013.



"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

"CEJAP REALIZA OFICINA DE MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL"


O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus – CEJAP, realiza, ao longo desta semana a “I Oficina de Matemática” de 2013. Sob a organização da Profª. Tecla Valentina Arruda de Souza e apoio do Núcleo Gestor, SASP e LEI, a oficina, conta com uma carga horária total de 20h/a e realizar-se-á no período noturno de 03 a 07 de junho no pátio coberto do CEJA de Pacajus.



Voltada para os alunos do Ensino fundamental (6º ao 9º ANO), tem como objetivos principais:
  • Proporcionar aos educandos o equilíbrio entre o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais e a aplicação do conhecimento matemático na realidade que o cerca;
  • Interagir os vários eixos temáticos da matemática (números e operações, geometria, grandezas e medidas, raciocínio lógico, etc) entre si e com outras áreas do conhecimento;
  • Desenvolver competências para aprender a identificar e buscar os conhecimentos necessários para resolver uma situação-problema.



A culminância ocorrerá no dia 12 de junho (na outra quarta-feira) com a avaliação escrita da oficina, no qual os alunos concluintes, serão submetidos a fim de validarem a disciplina de matemática do Ensino Fundamental.





"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

"PRIMEIRA FASE DA OBMEP"


Ontem, 4 de junho de 2013, ocorreu a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP ) em todo o Brasil. Nesta etapa da OBMEP os alunos foram desafiados a resolver uma prova composta apenas por questões objetivas. A relação dos classificados para a segunda fase sai no dia 14 de agosto. A segunda fase da OBMEP está marcada para o dia 14 de setembro, as provas serão discursivas e com duração de 3 h (três horas). A OBMEP estimula estudantes e professores a refletirem a importância da utilização da Matemática. Participaram da OBMEP do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJAP) os alunos das modalidades:
  • EJA III (6° e 7°̣Ano)
  • EJA IV (8° e 7°̣Ano)
  • EJA V (1° ao 3°̣Ano - Médio







"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

"OFICINA DE QUÍMICA - AVALIAÇÃO"

O Centro de Educação
de Jovens e Adultos de Pacajus - CEJAP, realizou no dia 29 de maio
(última quarta-feira) a Avaliação da Oficina de Química 2013.
Contou com a participação de 72 alunos inscritos. Destes, lograram
êxito no processo avaliativo 58 alunos perfazendo 80,5% do total.
Teve como objetivo
desenvolver no aluno participante a capacidade de compreender os
fundamentos teóricos metodológicos da Química de forma abrangente
e integrada, suas consequências políticas, sociais, econômicas e
ambientais, possibilitando a construção de novos conhecimentos e a
mediação entre aprendizagem escolar e vivência do aluno no
contexto.
O Projeto - "Oficina"
tem se revelado um verdadeiro sucesso. Pois, a cada nova ação,
demonstra uma crescente procura e uma massiva participação dos
alunos em concluírem as disciplinas em estudo e, consequentemente,
seus estudos.
Gostaríamos de
parabenizar aos alunos pelo êxito na avaliação, ao Professor
Júnior Torres (Profº responsável pela Oficina) pelos excelentes
resultados e a toda equipe (Coordenação Pedagógica, SASP,
Professores de Matemática e Ciências da Natureza e Professores do
LEI) envolvida na ação que trabalhou incessantemente na realização
de mais esta oficina.







"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

terça-feira, 4 de junho de 2013

"ELEIÇÃO PARA DIRETOR"


Em virtude da eleição para diretor escolar encontra-se aberto o período de campanha dos candidatos, que se inicia hoje terça-feira (4) e termina na sexta-feira, 7 de junho de 2013. Estão aptos a votar:
  • Professores e servidores do quadro permanente lotado na escola.
  • Professores temporários lotados na escola há no mínimo 6 meses.
  • Pais, mães ou responsáveis (1 pessoa por família).
  • Alunos regularmente matriculados na escola (com frequência regular).

Fonte: http://goo.gl/mL5LM




"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

"OBMEP 2013"


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP ) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e descobrir novos talentos na área, além de estimular professores e estudantes para o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas. A OBMEP é destinada aos alunos inscritos em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras do ensino fundamental e médio, que serão divididos em 3 (três) níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade:
  • Nível 1 – alunos matriculados em 2013 no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental.
  • Nível 2 – alunos matriculados em 2013 no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental.
  • Nível 3 – alunos matriculados em 2013 em qualquer ano do Ensino Médio.
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 6º e 7º anos devem ser inscritos para as provas do Nível 1. Alunos de EJA do 8º e 9º anos devem ser inscritos para as provas no Nível 2. Os de Ensino Médio, para as provas de Nível 3. A OBMEP está na sua 9º edição e foram inscritos mais de 18,7 milhões de alunos de 47.144 escolas em todo o Brasil. A prova da OBMEP é composta por duas fases.
Na primeira fase, os participantes irão resolver uma prova objetiva, composta por questões de múltipla escolha, diferenciada por níveis (1, 2 e 3) e com duração de 2h30min. As provas serão realizadas em cada escola inscrita na OBMEP e aplicadas pelos professores dessas escolas. As provas serão corrigidas pelos professores das próprias escolas, de acordo com as intruções e os gabaritos elaborados pela coordenação geral da OBMEP, além disso, a escola deve enviar dentro dos prazos estipulados pela a OBMEP, o formulário com o número de alunos classificados para a Segunda Fase, e seus respectivos cartões-resposta.
Na segunda fase, a prova será discursiva, com questões diferentes para todos os níveis (1, 2 e 3), onde será aplicada por fiscais selecionados pela OBMEP e terá duração de 3h. Os participantes habilitados a participar dessa fase, serão apenas os 5% dos alunos de cada nível (1, 2 e 3) que obteram melhor pontuação na 1ª Fase. A OBMEP concederá prêmios a alunos, professores e secretarias municipais de educação.





"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

segunda-feira, 3 de junho de 2013

“NAEE CEJAP FAZ VISITA AO ZOOLÓGICO EM FORTALEZA”

O Núcleo de Atendimento Educacional Especializado – NAEE do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus – CEJAP, realizou no dia 18 de maio “Visita ao Zoológico” da Sargento Prata em Fortaleza.

Com apoio do Núcleo Gestor, da 9ª CREDE/Horizonte, Secretaria de Educação do Município, Familiares dos alunos atendidos pelo núcleo e sob a responsabilidade dos Professores Elizeu Pereira, Rosimeire Oliveira e Silvia Helena, o passeio, contou com a participação de 40 alunos e teve como objetivo proporcionar aos aprendentes um momento de aprendizagem significativa unindo o lazer ao conhecimento pragmático (características, hábitos e alimentação) de alguns animais silvestres que compõem a fauna brasileira.

O passeio além de oportunizar o engajamento entre os próprios alunos, proporcionou também, a superação e o desvencilho de algum tipo de limitação física ou intelectual vivenciado pelos educandos. Sem falar, nos diversos momento de interação, exploração, brincadeiras, compartilhamento de experiências e, principalmente, aquisição de conhecimento.












"NAEE CEJAP – Dissipando as diferenças e promovendo a inclusão!”

"5ª Olimpiada Nacional em História do Brasil"


As inscrições para a 5ª olimpíada de História estão abertas até 09 de setembro de 2013. Os alunos devem estar regularmente matriculados no oitavo e nono anos do ensino fundamental ou no ensino médio. Os estudantes podem ser do ensino regular, ensino profissionalizante, supletivo ou EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os participantes devem se organizar em equipes compostas por três estudantes, orientados por um professor de História. Um professor poderá orientar mais de uma equipe, mas um aluno não pode participar de mais de uma equipe. O professor deve pertencer ao corpo docente da escola. É permitida a participação de professores que estejam exercendo outras funções ou ministrando outras disciplinas na escola no momento da inscrição, observado o fato de que sejam professores de História. Cada uma das fases da olimpíada será composta por questões de múltipla escolha e da realização de tarefas. A 5ª Olimpiada Nacional em História do Brasil terá 5 fases online e uma fase final, presencial, que ocorrerá na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).



Fonte: http://www.olimpiadadehistoria.com.br/5-olimpiada/inicio/index



"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"