sexta-feira, 28 de março de 2014

"INSCRIÇÕES PARA O ENCCEJA VÃO ATÉ SEGUNDA-FEIRA (31)"

Termina nesta segunda-feira, 31, no Brasil e no exterior, o prazo de inscrição para o Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) de 2014. Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame é voltado a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada.

Os resultados garantem a certificação de conclusão do ensino fundamental para quem vive no Brasil e dos ensinos fundamental e médio para aqueles que moram no exterior. As inscrições são gratuitas.

Para o ensino fundamental, o interessado precisa ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas. Para quem pretende o certificado do ensino médio, a idade mínima é de 18 anos na data do exame.

Áreas – Na inscrição para o ensino fundamental, os candidatos ao certificado podem optar pela avaliação de uma ou mais áreas do conhecimento: língua portuguesa, com redação; língua estrangeira moderna; educação física e educação artística; matemática; história e geografia, e ciências naturais.

Para o ensino médio, haverá provas nas áreas de: linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física); matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia); ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia).

A certificação do Encceja Nacional é concedida pelas secretarias estaduais de educação. Portanto, o candidato precisa indicar, no momento da inscrição, a secretaria na qual pleiteará o documento. Para os candidatos do Encceja Exterior a certificação será feita pela secretaria conveniada.

Faça sua inscrição na página do Inep


"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

"ESTUDAR PARA O ENEM VAI FICAR MAIS FÁCIL E DIVERTIDO. QUER SABER COMO?"

Estudar para o ENEM vai ficar mais fácil e divertido. Quer Saber como? Veja aqui
Em uma ação gratuita para os alunos da Rede Pública do Ceará, os estudantes terão acesso a mais de 6 mil vídeos e aulas ao vivo, duas vezes ao dia. É que pelo segundo ano consecutivo o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação do Ceará, firma parceria com o Descomplica, com isso possibilita novas estratégias de estudo e aprendizagem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Através da iniciativa é esperado uma melhor absolvição do conteúdo para os alunos e para os professores um apoio no preparo das aulas. Para participar é necessário acessar: www.rumoauniversidade.seduc.ce.gov.br/

Os interessados devem entrar com seu e-mail e senha de acesso ao portal. Caso não tenha, deverá cadastrar-se gratuitamente utilizando sua matrícula e senha do aluno online SEDUC CE. Se não lembrar da sua matrícula e senha, procure a Diretoria da sua escola. Por fim, clique na área do Descomplica à direita e aprenda se divertindo!

Corre lá e aproveita.

Sobre o Descomplica:
O Descomplica é um site que oferece mais de 3.500 aulas pré-gravadas, aulas ao vivo, monitoria, correção de redações, questionários com gabarito em tempo real e um fórum de perguntas e respostas com mais de 7,5 mil questões respondidas para alunos em fase pré-vestibular.

Mais informações:
Rumo à Universidade
Assessoria do ENEM no Gabinete: 3101.2693

Fonte: Assessoria de Comunicação da SEDUC
imprensa@seduc.ce.gov.br
"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

quinta-feira, 27 de março de 2014

"SEDUC LANÇA PROJETO - ENEM CHEGO JUNTO, CHEGO BEM 2014"

A secretária Izolda Cela lançou nesta quinta-feira, dia 27, na Secretaria da Educação (Seduc), o Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem 2014.  Durante o evento, houve uma homenagem aos 26 estudantes e 26 escolas que se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio 2013. Os alunos representaram os 10.687 jovens da rede estadual que ingressaram no ensino superior. 

Os alunos e representantes das escolas receberam uma placa relativa ao projeto. Entre os presentes, estiveram o secretário adjunto, Maurício Holanda, o secretário executivo, Idilvan Alencar, a representante dos pais de alunos, Rita Cavalcante, os alunos Weslley Vieira de Carvalho e Bruno Cavalcante Mota, aprovados, respectivamente, para os cursos de Medicina - 1º lugar na UFC/Sobral e Engenharia Civil, também na UFC.
 
A ação dará continuidade ao investimento e apoio destinados aos alunos da rede estadual para que todos finalizem o Ensino Médio com sucesso, mais chances de ingressarem no ensino superior e preparados para a vida. O projeto Enem Chego Junto, Chego Bem é voltado aos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio e egressos da rede pública estadual.

O projeto é desenvolvido em seis etapas: documentação, destinada à organização dos documentos (identidade e CPF) dos alunos do 2º e 3º ano para inscrição e realização das provas; inscrição (garantir 100% dos alunos inscritos no Enem);  motivação (oferecer condições ao aluno de fazer boas escolhas, motivando-o e encorajando-o); preparação (ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes); Dia E (incentivar a participação dos inscritos) e ingresso (orientação para o acesso ao ensino superior).

Durante a fase de preparação, a Seduc irá fortalecer as atividades realizadas em sala de aula, além de oferecer ações como o Plantão Pedagógico, a Preparação: Rumo à Universidade, o Ciclo de Palestras, os Sabadões do Enem, Simulados Seduc Enem 2014 e Redação Enem.

Os 26 alunos homenageados obtiveram as maiores médias no Enem 2013, de cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), em suas seis regiões.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br


"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

quarta-feira, 26 de março de 2014

"UNILAB ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA MESTRADO ACADÊMICO EM SOCIOBIODIVERSIDADE E TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS"

logo mestrado novo1Estão abertas, entre os dias 06 e 28 de março, as inscrições para participar do processo seletivo do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS), para o ano de 2014. Ao todo serão disponibilizadas 15 vagas, sendo 40% destas reservadas para a Cota Ação Afirmativa, destinada a candidatos brasileiros autodeclarados negros ou indígenas.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), no horário entre 08h e 11h30 e 14h e 16h30. Serão aceitas inscrições pelo serviço postal, desde que a documentação tenha sido postada até o dia 28 de março e recebida até o dia 07 de abril de 2014. Também serão aceitas inscrições por via eletrônica. Para tanto, todos os documentos solicitados para inscrição deverão ser digitalizados no formato PDF e encaminhados para o endereço eletrônico do curso: masts@unilab.edu.br. 

O candidato deve solicitar a confirmação de recebimento do e-mail contendo os documentos para pedido de inscrição, no corpo do e-mail enviado.

Os documentos exigidos são:

- Solicitação de inscrição (documento no anexo do Edital)
- Formulário de inscrição integralmente preenchido (documento no anexo do Edital)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação, da Declaração de Conclusão de Curso de Graduação ou da Declaração de Aluno Concluinte;
- Cópia autenticada do Histórico Escolar;
- Cópia autenticada do documento de identidade e do CPF (no caso de candidato estrangeiro, será a aceita a cópia do Passaporte);
- Projeto de dissertação, indicando a linha de pesquisa;
- Curriculum Vitae (documento no anexo do Edital) em duas vias [uma delas comprovada];
- Termo de compromisso de Dedicação de Tempo ao Curso, conforme modelo em anexo.

O processo seletivo consiste em cinco etapas, são elas: a) Prova Escrita; b) Análise do Projeto de Pesquisa; c) Defesa do Projeto; d) Prova de Proficiência em língua estrangeira (inglês, francês e espanhol), já os candidatos estrangeiros deverão apresentar prova de Proficiência em Língua Portuguesa ou submeter-se a exame próprio para este fim; e) Análise do Curriculum Vitae.

O cronograma detalhado está disponível no edital. As provas escrita e de Proficiência em Língua Estrangeira ocorrerão nos mesmos dias e horários no Campus da Liberdade da Unilab em Redenção (Brasil), em Luanda (Angola), na Ilha de Santiago (Cabo Verde), em Bissau (Guiné-Bissau), em Maputo (Moçambique) e em São Tomé (São Tomé e Príncipe). A divulgação do resultado final será no dia 02 de julho de 2014.

O Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis oferece formação interdisciplinar visando promover a conservação e o uso sustentável da biodiversidade, por meio da reflexão e da produção de conhecimento acerca da elaboração, divulgação e consumo de tecnologias sustentáveis. Ele está dividido em duas Linhas de Pesquisa:

1) Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável: voltada para a análise, compreensão e difusão de tecnologias balizadas pelo enfoque do desenvolvimento sustentado, sustentável e includente e que, sobretudo, possam ser apropriadas pelas populações interessadas.

2) Sociobiodiversidade e Sustentabilidade: voltada para a análise e compreensão das conformações sociohistóricas relacionadas às temáticas da sustentabilidade e às diversas formas de apropriação e uso dos recursos naturais.

Edital 007 / 2014

As inscrições pelo serviço postal deverão ser encaminhadas para o seguinte endereço:

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Campus da Liberdade
Avenida da Abolição, nº 3, Centro, CEP 62.790-000 – Redenção – CE – Brasil
Tel.: +55 (85) 3332-1414.
 Mais informações no LINK
"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

"INSCRIÇÕES PARA O PRONATEC VÃO ATÉ SEXTA (28)"

Pronatec
 O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
 
Quem pode participar?

Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) 1º/2014, o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obteve nota superior a zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2013. Lembramos que o número de inscrição e a senha de outras edições do exame não são aceitos. 

Maiores informações clique aqui.

Fonte: Portal do MEC.

"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

sexta-feira, 21 de março de 2014

"ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA BOLSAS REMANESCENTES DO PROUNI 2014.1"

Pode se inscrever às bolsas remanescentes do PROUNI 1º/2014 o candidato que atenda a uma das condições a seguir:
  • Tenha efetuado inscrição, em todas as suas opções, em cursos com registro de não formação de turma no processo seletivo do Prouni referente ao primeiro semestre de 2014;
  • Seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica; ou
  • Tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, a partir da edição de 2010, que tenha obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos um dos requisitos abaixo:
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ser pessoa com deficiência; ou
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.
CRONOGRAMA
  • 26/03
    Prazo final para inscrição de candidato ainda não matriculado no curso da instituição de educação superior em que deseja se inscrever. 
     
  • 27/05
    Prazo final para inscrição de candidato já matriculado no curso da instituição de educação superior em que deseja se inscrever.
 Maiores informações clique aqui.

Fonte:http://portal.mec.gov.br/index.php

"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"