segunda-feira, 28 de abril de 2014

"28 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO"

É comemorado hoje, 28 de abril, o Dia Mundial da Educação. A data faz referência ao encontro de representantes de 180 países participantes do Fórum Mundial de Educação, realizado em abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal. Na ocasião, foi assinado um documento no qual estes países se comprometiam a não poupar esforços para que a educação chegasse a todas as pessoas do planeta até 2015.

No Brasil, o Art. 208 da Constituição Brasileira, determina que o dever do Estado com a Educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

A Lei nº 9.394, mais conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) da educação nacional estabelece em seu Art. 1º que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.

Em seu Art. 2º, a LDB estatui que além de dever do Estado, a educação é também dever da família e deve ser” inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus parabeniza todos os Educadores, em especial, os Educadores que fazem o CEJA de Pacajus.


"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.