quarta-feira, 24 de março de 2010

" PROJETO - CONSTRUINDO COM O LINUX EDUCACIONAL 3.0 " - TURMAS 2010.1

        O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus - CEJAP em parceria com LEI, iniciaram neste mês de março a turma 2010.1 do Projeto: " Construindo com o Linux Educacional 3.0" - Formação Básica em Informática para iniciantes.
          Tendo como foco maior os alunos da escola, o projeto visa contribuir para a inclusão digital dos mesmos, buscandi familiarizá-los, motivá-los para a utilização significativa dem recursos dos computadores (sistema operacional Linux Educacional 3.0) e recursos da internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, seu contexto escolar e social.
           Nossa escola, desde 2008, atende além das disciplinas curriculares, atendemos também informática, no que diz respeito a operacionalização, pesquisas, trabalhos escolares, suporte pedagógico, etc. Com issi, queremos preparar nossos alunos a utilizar os computadores do LEI e seus aplicativos, bem como os recursos tecnológicos disponíveis pela rede mundial de computadores.










LEI_CEJAP -" Fazendo a diferença!!"

terça-feira, 23 de março de 2010

" CEJAP PROMOVE: Projeto de Inclusão Digital para Melhor Idade - 2ª Etapa "

          O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus - CEJAP em ação conjunta com o LEI, começaram, no início deste mês, a 2ª Etapa do Projeto: "Inclusão Digital na Melhor Idade". A turma conta com 16 alunos matriculados, participando efetivamente nos encontros que são às segundas e quartas pela manhã, tendo como articulador o Profº do LEI José Wallesson.
          O projeto visa, ampliar a cidadania ativa da melhor idade, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, cultural, e combater a exclusão social, por meio da democratização do acesso ao conhecimento e às novas tecnologias da informação.
         Aos alunos da melhor idade são oferecidas noções básicas de operacionalização do Linux Educacional 3.0,  dinâmicas em grupo para a promoção do enlevo da auto-estima, integração de recursos para que os mesmos sintam-se realmente incluídos no mundo digital e utilização de softwares que possibilitem a plena interação do idoso com as TIC's.
           A intenção de trabalhar com o público desta faixa etária já é uma prática antiga do CEJAP. Pois, desde 2008 desenvolvemos ações desta natureza. Nosso projeto é bem aceito por partes dos alunos. Estamos realizando, neste começo de ano, a 2ª etapa da turma que iniciamos no ano de 2009. Contamos com uma lista de espera de 09 alunos que aguardam, ansiosamente,   o término desta turma, para se inserirem também no mundo digital.

Turma de 2010.1









" LEI_CEJAP - Fazendo a diferença !! "

terça-feira, 16 de março de 2010

Cejap implementa projeto: Meio-Ambiente

         O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus-CEJAP  tem seu principal  foco à ecologia humana, assim implementará estratégias de Educação Ambiental, no sentido de construir entre discentes, docentes e comunidade escolar,  permanente fórum de discussão,  gerando enredos ativos e participativos, contextualizando às vivências pontuais entre seus interlocutores.

sexta-feira, 12 de março de 2010

" LEI CEJAP PROMOVE - Projeto de Educação Tutorial em Informática - PETInfo "

       O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus - CEJAP em ação conjunta com o Laboratório Escolar de Informática - LEI, em março do corrente ano, desenvolve: " Projeto de Educação Tutorial em Informática - PETInfo. "
        O projeto tem como objetivo formar alunos para atuarem como monitores na execução de projetos pedagógicos e sociais desenvolvidos na escola, assim como, serem colaboradores das ações e projetos do LEI, Centro de Multimeios e do Jornal Escolar.
       O Programa PETInfo oferece aos monitores no período de março a setembro de 2010, 06 formações, a fim de que, os mesmo, sejam capacitados para atuarem dentro da escola. São oferecidas:
  • Formação em Linux Educacional 3.0 (60h/a);
  • Formação em Relações Humanas (20 h/a);
  • Formação em Oralidade e Escrita ( 30 h/a);
  • Formação em Execução de Projetos Sociais (20 h/a);
  • Formação em Noções Básicas em Secretariado (20 h/a);
  • Formação em Qualidade no Atendimento (20 h/a);
       O Projeto tem como articuladores os Professores Coordenadores do LEI _CEJAP José Wallesson Cosme da Silva  e Vanecia Luiza dos Santos. Os alunos monitores à medida em que estão sendo formados atuam nos projetos que a escola oferece atualmente, tais como: "Inclusão Digital na Melhor Idade, Construindo com o Linux Educacional 3.0, entre outros". Além das formações, os alunos contam também com atualidades e direcionamento para o mercado de trabalho. Ao final, o concludente receberá certificação de 170h/a além de experiências práticas.

 

 
 





LEI_CEJAP - " Fazendo a diferença! "

terça-feira, 9 de março de 2010

" CEJAP PROMOVE AÇÕES NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER... "

          O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus-CEJAP implementara duas ações para comemorar o dia Internacional da Mulher- Uma atividade interna e outra externa, esta uma panfletagem realizada em frente à escola, onde fora convidado guardas de trânsito, realizando assim uma blitz educativa, com entrega de informativos e mensagens alusivas ao dia da mulher. Envolvidos, professores e alunos do EJA III, IV e V.
          O serviço de som chamava a atenção de transeuntes e motoristas, bem como de toda á comunidade no entorno da escola. Podemos perceber o envolvimento dos alunos e alunas nesse ativismo que tão bem suscita e alimenta histórias de cidadania. Aquela, envolvera todos os alunos e alunas da modalidade de ensino presencial, onde a intenção era ouvir histórias de mulheres bem sucedidas nas mais diversas ações da sociedade. O ponto alto da palestra fora o reconhecimento daquelas inesquecíveis mulheres em reconhecer que a educação é capaz de gerar dignidade, tanto nas mulheres, como em todas as pessoas.
          O CEJAP usara estratégias em laurear as mulheres, não as reduzindo à uma satisfação de mimos, mas de resgate histórico, motivando à comunidade escolar em refletir temática tão pertinente, pois consideramos que a efetiva discussão gerará amadurecimento relacional entre homens e mulheres.
          Queremos destacar o protagonismo juvenil exercido nessa ação, onde docentes e núcleo gestor têm a pretenção em motivar os discentes a gerarem enredos dessa tremática com autonomia, assim tornando comum na semântica deles, possibilidades do exercício permanente para  cidadania.