quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

"COM MAIS DE 1,3 MILHÃO DE INSCRIÇÕES PROUNI BATE RECORDE NO ÚLTIMO DIA DO PRAZO"

ProUni Primeira edição do ano terá inscrições abertas no dia 26 O sistema do Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou mais de 1,3 milhão de inscritos até as 17h desta quinta-feira, 29, último dia de inscrição – o prazo vai até as 23h59. O balanço parcial supera o total de 1.259.285 inscritos da primeira edição do ano passado. 

A orientação do Ministério da Educação é de que os estudantes que ainda pretendem se inscrever o façam o mais rápido possível.

Nesta edição, são ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. Os candidatos podem concorrer a bolsas em 30.549 cursos, em 1.117 instituições de ensino superior privadas.

O ProUni oferece a estudantes de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Para efetuar a inscrição, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, e informar seu número de inscrição e sua senha no exame. Também é preciso ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas e ter tirado acima de zero na redação.

Podem disputar uma vaga no ProUni os estudantes que, além de cumprir esses requisitos, não possuam diploma de curso superior e possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos, de acordo com o tipo de bolsa.

O candidato deve preencher uma das condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Os professores não precisam se encaixar no requisito de renda.

Acesse a página do ProUni

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"
 

"CEV DIVULGA RESULTADO DO VESTIBULAR 2015.1 DA UECE"

A Comissão Executiva do Vestibular (CEV), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), divulgou na noite de quarta-feira, dia 28 de janeiro, o resultado do Vestibular 2015.1.

Clique aqui e confira.

Fonte: www.uece.br



"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

"TV ESCOLA AGORA TEM UM BLOG!"

Podem molhar a pena no tinteiro, alongar os dedinhos para lustrar o teclado do computador e descarregar as fotos da memória do celular. Retomem seus arquivos, porque agora chegou a hora, professores, de vocês organizarem em texto e imagens seus projetos pedagógicos, suas atividades em sala, suas aventuras inter/trans/multidisciplinar que desenvolveram ao longo deste ano e transformá-las em um post para o nosso Blog.

Professor, agora o nosso blog também é seu espaço, por isso, mais do que nunca, virou o NOSSO Blog.

Todo sábado, a postagem do Blog TV Escola terá uma história contada por um(a) professor(a) do Brasil. Quer participar? É muito simples, basta você nos contar um pouco sobre o seu projeto, sua experiência pedagógica ou até mesmo aproveitar o espaço para estimular uma reflexão, discussão sobre algum tema pertinente aos profissionais da educação e seus alunos.

Há muitas dicas, na internet, de como fazer um texto para blog. Uma que a gente sempre recomenda por aqui é que o blogueiro da vez fique ligado em fazer uma postagem leve e com linguagem simples.

Pense que esta oportunidade de ter seu texto e nome publicados no Blog TV Escola deverá trazer um resumo daquela atividade que você desenvolveu, deixe claro quais eram os objetivos e, se for o caso, conte os resultados desta experiência. Afinal, seu texto poderá inspirar a outros professores desenvolverem a mesma atividade, em outros espaços, por isso, vamos dividir a receita do bolo com todos.

Até hoje dividíamos o blog em cinco partes, uma para cada equipe que compõe os Profissionais da TV Escola: Comunicação; Produção; Educação; Programação e Multimídia (saiba mais aqui). Nossa sexta equipe será formada por todos vocês!

Pode escolher a receita e ir separando os ingredientes! Acesse aqui as dicas e regras para o envio das contribuições.

Enquanto seu forno aquece, vai ali e conta a novidade pro seu vizinho/a de sala. A gente sabe que todos vão adorar! 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC 
webmail NTE/CREDE09 - Horizonte

" CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

"IFCE ESTÁ COM INCRIÇÕES ABERTAS PARA 2.200 VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS"


O processo seletivo unificado 2015.1 ofertara 2200 vagas para os cursos técnicos do Instituto Federal do Ceará (IFCE). As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 12 de fevereiro. Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, os pedidos devem ser feitos até o dia 4 de fevereiro. Estão envolvidos nesse processo 18 campi da instituição.

As ofertas são para 52 cursos técnicos gratuitos (nas modalidades subsequente, concomitante, integrada ou Proeja), distribuídas nos campi dos municípios de Acaraú, Baturité, Canindé, Cedro, Crateús, Fortaleza, Iguatu, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Sobral, Tabuleiro, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.

A data de realização das provas para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes será dia 15 de março. Já para os cursos técnicos integrados e Proeja o exame será realizado no dia 22 do mesmo mês. Para se inscrever, o candidato deve acessar o endereço eletrônico do IFCE (www.ifce.edu.br), onde poderão também consultar os editais para obtenção de mais informações.

Cursos ofertados

Entre os cursos para esse processo seletivo estão Hotelaria, Comércio, Informática, Segurança do Trabalho, Petróleo e Gás, Redes de Computadores, Química, Agroindústria, Panificação, Mecânica Industrial e outros.


"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

"OBMEP ABRIRÁ INSCRIÇÕES EM FEVEREIRO"


As inscrições para a 11ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) abrem em 23 de fevereiro e podem ser feitas até 31 de março. A Obmep é dirigida às escolas públicas municipais, estaduais e federais com matrícula de estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio.
  
Composta de duas série de testes – a primeira prova neste ano será em 2 de junho e a segunda, em 12 de setembro – a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas vai premiar 6,5 mil alunos, sendo 500 com medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. Os medalhistas também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, em 2016. A Obmep reconhece, ainda, o trabalho dos professores, das escolas e das secretarias de educação dos 6,5 mil vencedores.

Todos os estudantes inscritos participam da primeira prova, que será realizada na própria escola em 2 de junho. O desafio é resolver 20 questões de múltipla escolha. Do desempenho desta fase, a olimpíada seleciona cerca de 5% dos estudantes, por escola, com melhor pontuação que vão para a segunda etapa, em 12 de setembro. Conforme o calendário da Obmep 2015, a relação de vencedores será divulgada em 27 de novembro.

Iniciativa – Promoção dos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Realizada desde 2005, a competição é um projeto de estímulo ao estudo da matemática nas redes públicas da educação básica de todo o país.

Para incentivar a participação, produz e distribui material didático, oferece bolsas de iniciação científica aos estudantes e reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias. A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

A 10ª edição, em 2014, registrou 18,1 milhões de inscrições, a adesão de 46.711 escolas públicas da educação básica estabelecidas em 5.533 municípios, o que representa 99,41% das cidades.

Confira o calendário no portal da Obmep
"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!" 

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

"''PROUNI - INSCRIÇÕES VÃO ATÉ QUINTA-FEIRA(29) PARA MAIS DE 213 MIL BOLSAS"

ProUni Primeira edição do ano terá inscrições abertas no dia 26 Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). O prazo vai até as 23h59 do dia 29. Nesta edição, são ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. 

Os candidatos podem concorrer a bolsas em 30.549 cursos, em 1.117 instituições de ensino superior privadas.

Para se inscrever na primeira edição de 2015 do ProUni é preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas do exame. É preciso, ainda, ter obtido nota acima de zero na redação. Para efetuar a inscrição, o candidato deve informar seu número de inscrição e sua senha no Enem 2014.

Podem disputar uma vaga no ProUni os estudantes que não possuam diploma de curso superior; tenham participado do Enem de 2014 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação; e possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos, de acordo com o tipo de bolsa.


O candidato deve preencher uma das condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola; ou ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Os professores não precisam se encaixar no requisito de renda.


Confira a apresentação sobre o processo seletivo 2015

Acesse a página do ProUni

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC
http://portal.mec.gov.br
 "CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

"MEC DIVULGA BALANÇO DAS INCRIÇÕES DA 1ª EDIÇÃO DO SISU 2015"

Luiz Cláudio Costa destacou os números da primeira edição deste ano do Sisu. (Foto: João Neto|MEC)Em entrevista coletiva, o Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, 26, o balanço da primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes que se inscreveram já podem consultar o resultado na internet.

Nesta primeira edição foram registrados 2.791.334 candidatos inscritos e 5.431.904 inscrições, já que o candidato pode fazer até duas opções de curso. Na primeira edição de 2014, foram 2.559.987 inscritos e 4.988.206 inscrições. 

Do total de inscritos nesta edição do Sisu, 53% (1.475.217 inscritos) têm idade entre 18 e 24 anos. Somente na faixa etária de 18 a 20 anos foram registrados 35% dos candidatos inscritos (985.941). As mulheres foram a maioria dos inscritos, 57%.

Minas Gerais foi o estado com o maior número de inscritos, com 327.601. Em seguida, São Paulo, com 306.956 e Rio de Janeiro, com 249.252 inscritos.

As instituições de educação superior com o maior número de inscrições foram as universidades federais do Ceará (187.563 registros), de Minas Gerais (186.881) e de Pernambuco (177.235). Os cursos com mais inscrições foram os de administração (312.991), direito (262.255), pedagogia (249.348) e medicina (237.267).

De acordo com o secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, a matriz da educação superior brasileira mostra uma concentração na área de administração e direito, entretanto a tendência é de mudança. “Nos últimos anos houve uma maior diversificação, especialmente nos cursos de engenharia, porém a procura por esses cursos de administração e direito vem se mantendo grande”, disse.

O curso mais procurado da primeira edição de 2015 foi arquitetura e urbanismo, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Em seguida, o curso de medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), engenharia civil também no IFSP e direito na UFMG.

Cronograma – O resultado da primeira chamada do Sisu pode ser conferido on-line pelos candidatos a vaga na educação superior pública. Os convocados nesta primeira chamada devem fazer a matrícula nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro. O candidato que não comparecer na data prevista à instituição selecionadora perderá a vaga.

Os estudantes que não forem selecionados nesta primeira etapa devem ficar atentos ao cronograma. A partir desta segunda-feira, 26, os candidatos já podem manifestar interesse no site para participar da lista de espera. O prazo termina em 6 de fevereiro.
Apresentação sobre o balanço das inscrições e resultados do Sisu 2015

Acesse a lista de selecionados

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC
http://portal.mec.gov.br


"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

"ABERTA A CONSULTA DE BOLSAS DA 1ª EDIÇÃO DO SISU 2015 - INSCRIÇÕES COMEÇAM NO DIA 26"

Já está disponível, na internet, a consulta pública às bolsas da primeira edição de 2015 do Programa Universidade para Todos (ProUni). Serão ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. Houve um crescimento de 11% em comparação ao processo do primeiro semestre de 2014, em que foram ofertadas 191.625 bolsas.

Na primeira edição de 2015 do ProUni, os candidatos poderão concorrer a bolsas em 30.549 cursos, em 1.117 instituições de ensino superior privadas. As inscrições serão abertas na segunda-feira, 26. O prazo vai até as 23h59 do dia 29.

Número de bolsas por região
  
Bolsas ofertadas por região
Região
Nº bolsas
% bolsas
Norte
13.034
6%
Nordeste
30.582
14%
Sudeste
101.359
48%
Sul
46.152
22%
Centro-Oeste
21.986
10%
Total
213.113
100%

Número de bolsas por curso – 10 maiores


Curso
Total
Administração
22.050
Pedagogia
15.562
Direito
15.010
Ciências contábeis
11.917
Engenharia civil
8.405
Educação física
8.181
Gestão de recursos humanos
6.854
Enfermagem
6.801
Psicologia
5.307
Engenharia de produção
5.284


Houve aumento de 14% na oferta de bolsas no curso de medicina. Na primeira edição de 2015 do ProUni, serão ofertadas 788 bolsas para medicina, enquanto 693 bolsas foram ofertadas no primeiro processo seletivo de 2014.

Os cursos de engenharia também tiveram ampliação na oferta de vagas de um ano para o outro, ao passar de 19.837 bolsas em 2014 para 26.051 em 2015.

Inscrição – Para se inscrever na primeira edição de 2015 do ProUni é preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas do exame. É preciso, ainda, ter obtido nota acima de zero na redação. Para efetuar a inscrição, o candidato deve informar seu número de inscrição e sua senha no Enem 2014.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

Consulte o site do Prouni
Consulte o número de bolsas ofertadas por unidade da Federação
 
"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

"IFCE OFERTARÁ 2.200 VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS"

Logomarca IFCEOs processos seletivos unificados 2015.1 ofertarão 2200 vagas para os cursos técnicos do Instituto Federal do Ceará (IFCE). As inscrições terão início no dia 26 de janeiro e seguirão até o dia 12 de fevereiro. Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, os pedidos deverão ser feitos do dia 26 de janeiro até o dia 4 de fevereiro. Estão envolvidos nesses processos 18 campi da instituição.

As ofertas são para 52 cursos técnicos gratuitos (nas modalidades subsequente, concomitante, integrada ou Proeja), distribuídas nos campi dos municípios de Acaraú, Baturité, Canindé, Cedro, Crateús, Fortaleza, Iguatu, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Sobral, Tabuleiro, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.

A data de realização das provas para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes será dia 15 de março. Já para os cursos técnicos integrados e Proeja o exame será realizado no dia 22 do mesmo mês. Para se inscrever, o candidato deve acessar o endereço eletrônico do IFCE (www.ifce.edu.br), onde poderão também consultar os editais para obtenção de mais informações.

Cursos ofertados

Entre os cursos para esse processo seletivo estão Hotelaria, Comércio, Informática, Segurança do Trabalho, Petróleo e Gás, Redes de Computadores, Química, Agroindústria, Panificação, Mecânica Industrial e outros.


"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

"INSCRIÇÕES DO SISU ENCERRAM HOJE!"

Próxima ao encerramento das inscrições, que podem ser feitas até 23h59 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 22, a primeira edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou, até 18h, um total de 2.651.682 de inscritos. O Sisu foi criado pelo Ministério da Educação para selecionar candidatos a vagas em instituições públicas de educação superior.

O estado com maior número de inscritos é Minas Gerais, com 310.847. Em seguida vêm São Paulo (291.789) e Rio de Janeiro (238.132).

Até o final do dia, os candidatos poderão modificar as opções de curso, com base na nota de corte (disponível para cada curso no próprio sistema de inscrições). O resultado final será divulgado no dia 26 de janeiro. As matrículas da chamada regular ocorrem entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro.

Nesta edição são ofertadas 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. Em comparação com a edição de janeiro de 2014, houve crescimento de 11% no número de instituições participantes, 20% no de vagas ofertadas e 19% no de cursos com oferta de vagas.

Cotas – A reserva de vagas, conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012) é implementada gradualmente (12,5% a cada ano, desde 2013), até alcançar o percentual de 50% em 2016. Este ano, o percentual mínimo a ser reservado pelas instituições para os estudantes de escola pública é de 37,5%. No entanto, do total de 99 instituições federais participantes do sistema (59 universidades e 40 instituições de educação profissional), 68 já reservam 50% ou mais para egressos de escolas públicas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

Leia mais:




Confira a lista das instituições com maior número de inscrições
Confira a lista de inscritos por estado
Confira a lista dos cursos com maior número de inscrições

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

"FALTAM TRẼS DIAS PARA ENCERRAR AS INSCRIÇÕES DO SISU"

A menos de dois dias do fim do período de inscrições para a chamada única do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Ministério da Educação orienta os candidatos a não deixar para entrar no sistema na última hora. As inscrições vão até as 23h59 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 22.

  


No terceiro dia de inscrições, o Sisu registrou 2.320.171 inscritos, até as 18h. O Sisu seleciona candidatos a vagas na educação superior pública, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nesta primeira edição de 2015, o Sisu oferece 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. As inscrições vão até as 23h59 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 22.

A inscrição, nesta edição, está restrita ao estudante que tenha participado do exame em 2014. Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação.

Nota de corte – A nota de corte mais alta da ampla concorrência no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, até o momento, é do curso de direito, na Universidade Federal Fluminense (UFF). De acordo com balanço parcial, os candidatos precisam ter tirado no mínimo 824,21 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) caso queiram ingressar na graduação.
O curso de medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) registra a segunda maior nota de corte, com 821,81 pontos. Foram consideradas as instituições de ensino superior que ofertam vagas integralmente pelo Sisu e que não atribuíram bonificação às notas dos estudantes.

Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos são divulgadas pela internet diariamente, para consulta a qualquer hora do dia, na página do Sisu. Até o último dia das inscrições, 22 de janeiro, os candidatos podem alterar as suas opções de curso de acordo com as notas de corte.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

Confira a lista dos 10 cursos com as maiores notas de corte
Confira o número de inscritos por unidade da Federação

Republicada com atualização de informações às 19h00.
Leia mais:

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

"PROUNI: INSCRIÇÕES COMEÇARÃO DIA 26"

As inscrições para a primeira edição de 2015 do Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas no dia 26 próximo. O prazo vai até as 23h59 do dia 29. De acordo com as regras estabelecidas em edital publicado nesta-segunda-feira, 5, o processo prevê uma única etapa de inscrições, exclusivamente pela internet.

O programa terá duas chamadas on-line. A primeira, em 2 de fevereiro; a segunda, em 19 de fevereiro, ambas na página do programa na internet.

Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Não pode ter tirado nota zero na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Criado pelo governo federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem fazer a inscrição os egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, estes na condição de bolsistas integrais da própria escola.

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

O cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo deste primeiro semestre constam do Edital nº 2/2015 da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 5. O processo seletivo do ProUni é regulamentado pela Portaria Normativa nº 1/2015 do MEC, publicada na mesma edição do DOU.

As inscrições devem ser feitas na página do ProUni na internet.

Fonte:
Assessoria de Comunicação Social do MEC

"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

"ESTÃO ABERTAS ATÉ SEXTA-FEIRA (22) AS INSCRIÇÕES PARA O SISU 2015"

http://www.seduc.ce.gov.br/images/Imagens%20noticias/2230.jpg
O Ministério da Educação abriu nesta segunda-feira (19) as inscrições para primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo sisu.mec.gov.br. O prazo vai até às 23h59, desta quinta-feira (22). O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.

O Sisu usa as notas do ENEM para fazer a seleção para as vagas. As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 foram disponibilizadas na última terça-feira (13). No total, são 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior.

Para concorrer, o estudante precisa informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. Quem não lembra a senha pode solicitá-la no site do Enem.

Do total de vagas ofertadas por universidades federais, institutos tecnológicos e universidades estaduais nesta primeira edição do Sisu, 82.879 (ou 40%) estão destinadas a estudantes que atendam aos quesitos da Lei de Cotas, ou seja, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.

40% das vagas são destinadas a estudantes de escolas públicas.
Resultado da primeira chamada sairá no dia 26 de janeiro.


Confira os sites:

Confira os Manuais:

Fonte: Assessoria de Comunicação da SEDUC
com informações do MEC/INEP

"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

"NÚCLEO DE LÍNGUAS DA UECE (CAMPUS DE FÁTIMA) ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS"

O Núcleo de Línguas Estrangeiras, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Campus Fátima, está com inscrições abertas até 30 de janeiro para teste de admissão para os cursos de Inglês, Espanhol, Alemão, Francês, Italiano, Japonês e Latim.

Os cursos têm carga horária de 360 horas/aula distribuídas em seis semestres de 60 horas/aula.

As inscrições são feitas na secretaria do Núcleo de Línguas da UECE, situado na Avenida Luciano Carneiro, 345, no Bairro de Fátima.

Mais informações: 3101-2027.

Fonte: http://www.uece.br

"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"