terça-feira, 23 de novembro de 2010

"CEJAP COMEMORA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA"

        As Turmas Presencias da EJA III, IV e V (noite)  do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus - CEJAP, comemoraram, nesta sexta-feira 19/11, o "Dia da Consciência Negra."
        Em todo país, o "Dia da Consciência Negra" é comemorado no dia 20 de novembro, data esta, estabelecida pelo projeto Lei Nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Foi escolhido o dia 20 de novembro, por ser esta a data da  morte de Zumbi (1865), líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi lutou até o fim de seus dias pela cultura negra e liberdade de seu povo e representa a luta do negro contra a escravidão no período do Brasil Colonial.
         A  comemoração desta data serve como momento de conscientização e reflexão da importância da cultura e do povo africano na formação da cultura brasileira. A história do Brasil não foi construída somente por europeus e seus descendentes. Vale dizer que, em nosso país, sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca.
        No CEJAP, o "Dia da Consciência Negra", fora marcada com várias apresentações culturais, valorização das influências negras presentes em nossa cultura, declamação de poesias, encenação de peças teatrais, apresentação de capoeira, maculelê, grupos de dança entre outros. Ressaltamos que, o que fazemos ainda é um gesto pequeno frente as humilhações, destratos, preconceitos e tortura sofridas por essa gente ao longo dos "áureos" séculos da história brasileira. No entanto, passos importantes estão sendo tomados no sentido de resgatar a cultura afro, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.


"CEJAP - Fazendo a diferença!"

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.