segunda-feira, 31 de outubro de 2011

" CEJAP REALIZA FESTA UNIFICADA "


          O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus – CEJAP, realizou a II Festa Unificada em menção ao dia do professor, funcionário público e aniversário da escola.

         A festa contou com a participação dos docentes, funcionários e familiares, como também, com presença de convidados especiais. Na ocasião, o diretor escolar, Gildemário Lima, fez alusão ao trabalho desenvolvido por todos nas ações da escola. Parabenizou a professores e funcionários pela data solene e, também, agradeceu a equipe pelo excelente trabalho e atendimento prestados a comunidade CEJAP. Em seguida, os coordenadores escolares Chagas Mel e katiele Aguiar cumprimentaram os presentes com felicitações honrosas ao momento em questão.

          Na ocasião, também fora comemorado o Aniversário de 10 anos do CEJAP. Para tanto, a Profª. Maria Joélia (ex-diretora), apresentou  - “CEJAP da Fundação a Atualidade” (linha do tempo) através de depoimentos e apresentação de slides. Em seguida, a Profº Osilene Lopes (ex-diretora) retratou, por meio de uma apresentação de fotos, os melhores momentos de sua gestão emocionando a todos e fazendo-nos lembrar de diversas situações marcantes, não só para a história do CEJA, como também, na vida de cada participante que direta ou indiretamente contribuiu para que nossa escola alcançasse todos os méritos devidos ao seu pioneirismos e trabalho para melhoria de vida  dos jovens e adultos da região.

          A II Festa Unificada, aludiu um momento de confraternização, amor e repeito entre todos os membros do CEJA de Pacajus. Marca mais um ano de trabalho prestado a sociedade onde diariamente a cada atendimento, projeto, cursos e oficinas realizadas dentro de nossa instituição, fazemos valer e cumprir a missão de nossa escola que é - “Portas que se abrem para a Educação de Jovens e Adultos”. Parabéns professores, parabéns funcionários e parabéns CEJAP....

"CEJAP 10 ANOS - Dedicação, compromisso e responsabilidade! "

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

" NÚCLEO DE HUMANAS DA UFC INSCREVE PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES "

          O Núcleo Humanas da Universidade Federal do Ceará abriu inscrições, até 4 de novembro de 2011, para preenchimento de 60 vagas do curso de formação continuada de professores "Epistemologias e tecnologias para o Ensino das Ciências Humanas e Sociais". 
 
          O curso discutirá os fundamentos teóricos e metodológicos dos saberes que constituem as Ciências Humanas e Sociais (História, Geografia e Sociologia) e a Filosofia e a contribuição dessas disciplinas para formação integral dos alunos.

         O curso de extensão será na modalidade semipresencial, com carga horária total de 80 horas. O público-alvo são professores do sistema público de educação, graduados nas áreas de Geografia, História, Sociologia ou Filosofia. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na secretaria do Núcleo Humanas, situada no Anexo do Instituto UFC Virtual - Térreo do prédio da Biblioteca Central - Campus do Pici, em Fortaleza.
 
          O prazo poderá ser antecipado, se as 60 vagas oferecidas forem logo preenchidas. O horário de funcionamento da secretaria do Núcleo é de 9h às 12h e de 14h às 17h.

           A documentação requerida para a inscrição inclui cópias dos seguintes documentos: comprovante de vínculo com o sistema público de ensino; comprovante de residência; do RG, do CPF e do diploma de graduação em Geografia, História, Sociologia ou Filosofia. Mais informações através do site do Núcleo Humanas.

Fonte: Vinícios Souza, do Núcleo Humanas/UFC - (fone: 85 3366 9032)
 
 
" CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade! "

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

" MEC DIVULGA GABARITO OFICIAL DO ENEM 2011 "

          O MEC divulgou, na tarde desta terça-feira(25), o gabarito oficial da edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no final de semana passado.

         Os boletins individuais dos alunos só serão divulgados no dia 4 de janeiro. Logo depois, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), site pelo qual os participantes se candidatam a vagas em instituições de ensino superior públicas, será aberto para inscrição.

          No primeiro dia, os candidatos responderam a 90 questões de ciências humanas e da natureza. No segundo dia, as provas foram de linguagens e matemática, além da redação, cujo tema foi Viver em Rede no Século 21: os Limites entre o Público e o Privado. Os resultados individuais dos participantes só serão divulgados em janeiro de 2012.

          O Enem usa a Teoria de Reposta ao Item (TRI) para calcular as notas dos candidatos. O método é bem diferente do adotado em vestibulares tradicionais: a quantidade de acertos não é o único determinante para a nota – cada item tem peso diferente, dependendo do seu nível dificuldade.  

Para ter acesso aos gabaritos clique aqui.



"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

" SEMANA DE ANIVERSÁRIO - CEJAP "



"Momentos especiais devem ser compartilhados,
com pessoas especiais,
por isso, você é um dos convidados de honra,
para celebrar conosco.
CEJAP 10 anos...
Difundindo cultura, gerando oportunidades,
promovendo qualidade de vida e inserção social
e no mercado de trabalho."



"Faltam 03 dias para o aniversário do CEJAP..."

" CEJAP - 10 ANOS de  Dedicação, compromisso e responsabilidade "

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

" CEJAP COMEMORA DIA DO DIRETOR ESCOLAR "


          O Diretor Escolar é, por muitos motivos, uma figura exponencial na estrutura de qualquer sistema de ensino, seja público ou privado.
          Suas funções alcançam praticamente todos os setores da escola, e múltiplos são os seus afazeres numa instituição que congrega milhares de alunos, centenas de pais, dezenas de professores e funcionários.
          As responsabilidades são imensas, uma vez que estão sob seus cuidados crianças e jovens nem sempre preocupados consigo mesmos, ao longo dos 200 dias letivos, numa escola onde tudo pode acontecer, inclusive tragédias.
          O Diretor é o mestre pensador, aquele que projeta a escola de qualidade desejada por todos, embora quase nunca possível, seja pelo salário e/ou condições precárias de trabalho.
           Em função de todas as adversidades que cercam essa profissão, neste 18 de outubro, mediante ao panorama social vivido, pouco pode se comemorar, a não ser o sentimento do dever cumprido.
        Porque, acima de tudo, também são educadores!!! Parabéns, Gildemário, pelo seu dia!!! É que desejam alunos, professores e funcionários que fazem o Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus – CEJAP.

 
CEJAP – Dedicação, compromisso e responsabilidade!”

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

"A QUEM POSSO CHAMAR DE EDUCADOR"

"Primeiro, àqueles que enfrentam bem
as circunstâncias com que se deparam no dia-a-dia...
Depois àqueles que são honrados em suas 
relações com todos os homens, aguentando 
com facilidade e bom humor aquilo que é 
ofensivo para outros, então sendo tão 
agradável e razoável com seus companheiros
quanto é humanamente posssível...
Àqueles que têm seus prazeres sob controle 
e não acabam derrubados por suas infelicidades.
Àqueles a quem o sucesso não estraga.
que não fogem do seu próprio eu, mas sim,
se mantêm firmes, como homens de
sabedoria e sobriedade."
Sócrates 
 


          É o que deseja o Núcleo Gestor, Funcionários e alunos a todos os PROFESSORES do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus.

"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

" CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL - CEJAP "

      Os cursistas da formação IED do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus - CEJAP, no cumprimento da atividade da Unidade II - "Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na Rede", após a leitura de um dos artigos acadêmicos do Profº José Manuel Moran (FACED/USP), produziram uma resenha hipertextual como forma de conclusão e verificação de aprendizagem da unidade em estudo.

" Educação em tempos de twitter"

Profª. Iracema Maia Nepomuceno

O professor José Manuel Moran, especialista em projetos de mudança na educação presencial e à distância, em seu texto “A educação em tempos do Twitter“ traz uma série de elementos que determinam os desafios que esperam os professores na luta entre a sala de aula e a diversidade que a internet proporciona ao aluno.
O professor que não viver um constante processo de capacitação pode tornar-se, no instante seguinte obsoleto, pois o mundo da tecnologia vive uma velocidade que é impossível acompanhá-la, portanto, o segredo é pelo menos correr atrás para que esta não tome uma distância muito grande entre o universo professor-tecnologia.
A educação não é a mesma, não se pode educar na contemporaneidade sem o nexo cotidiano do aluno e comunidade escolar e TIC, esse liame consiste na formação do cidadão atual, não se pode permitir que o aluno perceba-se alheio a essa realidade, mesmo os alunos que compõem a base da pirâmide social estão “na rede” e esse processo de interação é igualitário e não mais um privilégio de uma classe social abastada.
Assim, como traz o professor José Manuel Moran no trecho “A educação pode ser o campo mais fértil da reinvenção, porque todas as pessoas, em todas as idades e condições, precisam desesperadamente de ajuda em múltiplos campos: da formação inicial à super-especializada.”, a educação é a ponte que liga esse mundo na formação de uma sociedade mais consciente e inteirada da sua responsabilidade, que só através desta pode-se formar um cidadão critico e capaz de reconhecer suas obrigações e não só seus direitos.
          Os verbos ensinar(menos), orientar(mais), articular(melhor), são verbos de ação e por isso tornam-se mais presentes no processo de ensino-aprendizagem, entretanto atrelado a esses verbos temos. REINVENTAR(sempre), esse é o grande segredo da educação formal no universo das tecnologias.

Fonte: http://www.eca.usp.br/prof/moran/twitter.htm 

"A educação à distância como opção estratégica"
Profº. Manoel Anjos

Este artigo do Professor José Manuel Moran aborda uma questão muito importante que está acontecendo no sistema educacional: o uso da modalidade de educação à distância.
         A Educação à Distância (EAD) é uma proposta rica, visando a dinamização do processo ensino e aprendizagem. É uma modalidade que cresce em nosso país.
       Um ponto bem abordado pelo autor é que “A educação a distância está modificando todas as formas de ensinar e aprender, inclusive as presenciais, que começam a utilizar cada vez mais metodologias semi-presenciais,  flexibilizando a necessidade de presença física, reorganizando os espaços e tempos, as mídias, as linguagens e os processos.”
          Esta modalidade tem características bem interessantes como menciona o autor: “Quantidade, escalabilidade, atendimento a muitos ao mesmo tempo, abrangência nacional e internacional, produto interessante para a maioria, bem dimensionado e aceito, preço baixo, fortes ações de captação e marketing.” Não podemos deixar de citar também a interação entre professor(es) e aluno(s) e flexibilidade.
          Creio que a proposta de EAD é muito meio edificante para o processo de ensino e aprendizagem. Creio também que é uma oportunidade para muitos que não têm acesso à modalidade presencial.
          Em relação à avaliação nesta modalidade, o autor sugere a aplicação de provas digitais, com a presença e supervisão de tutores presenciais, programas de segurança e identificação de alunos.
          Acredito que a EAD não substitui completamente a modalidade presencial, mas, pode ser um complemento para essa.

Fonte: http://www.eca.usp.br/prof/moran/estrategica.html

"LEI CEJAP - Fazendo a diferença!"

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

" CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL - CEJAP "

          Os cursistas da formação IED do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus - CEJAP, no cumprimento da atividade da Unidade II - "Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na Rede", após a leitura de um dos artigos acadêmicos do Profº José Manuel Moran (FACED/USP), produziram uma resenha hipertextual como forma de conclusão e verificação de aprendizagem da unidade em estudo.

"Gestão inovadora da escola com tecnologias"

Profª. Flávia Ferreira

          Após ler o artigo Gestão inovadora da escola com tecnologias de José Manuel Moran percebi que quando falamos em tecnologias costumamos pensar imediatamente em computadores, vídeo, softwares e Internet. Sem dúvida são as mais visíveis e que influenciam profundamente os rumos da educação. No entanto, gostaria de lembrar que, segundo o autor, o conceito de tecnologia é muito mais abrangente. Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam. A forma como os organizamos em grupos, em salas, em outros espaços que também é considerado tecnologia. O giz que escreve no quadro configura-se como tecnologia de comunicação e uma boa organização da escrita facilita e muito a aprendizagem. A forma de olhar, de gesticular, de falar com os outros isso também é tecnologia. O livro, a revista e o jornal são tecnologias fundamentais para a gestão e para a aprendizagem e ainda não sabemos utilizá-las adequadamente. O notebook, o data-show, a televisão, o aparelho DVD também são tecnologias importantes, diria até, mal utilizadas na ministração das aulas pelos docentes de forma geral.

Fonte: http://www.eca.usp.br/prof/moran/gestao.htm acesso em 03/10/11 às 20:12hs.


"Novos desafios na educação - A internet na educação
presencial e virtual"

Profª. Tecla Valentina
 
          De acordo com a leitura do artigo do Profº. Manuel Moran, a evolução na educação reflete diretamente no aprimoramento do processo ensino e aprendizagem. Para alguns educadores a tecnologia na educação pode ajudar a mudar a prática docente em sala de aula. A partir do momento que o profissional envolve em sua prática algum tipo de mídia tecnológica, ele passa a motivar e ampliar os conhecimento de mundo de seus alunos, como também, o conceito e o teor das pesquisas facilita a aprendizagem dos educandos. Essa parceria é capaz de mudar a relação entre o professor e o aluno, fazendo com que a nova geração tenha mais habilidade e interesse pela tecnologia.  

Fonte: http://www.eca.usp.br/prof/moran/novos.htm acesso em 05/10/11 às 19:15hs.

"A escola que desejamos e seus desafios"

Profº. Eugênio Dantas

          Em nossas escolas há uma lacuna bastante perceptível entre o que e como se ensina e como o aluno desejaria aprender, pois para que seja significativo para o aluno se faz necessário que a introdução de novos conteúdos tenha a priori a valorização dos conhecimentos prévios que o aluno já possui para que o mesmo descubra que aprender é uma atividade prazerosa. A utilização de novos recursos tecnológicos que o aluno já domina e que a escola não, é interessante à medida que aproxima o aluno do conhecimento e leva o professor a utilizar e se apropriar dessas novas tecnologias em sala de aula, tornando as aulas mais prazerosas e interessantes
          Uma boa educação se faz com a qualidade do ensino ofertado em nossas escolas, com o comprometimento de todos os atores sociais da escola, especificamente, gestores e educadores que devem ter compromisso, dedicação e conhecimento técnico, equilíbrio emocional, dentro de uma conduta coerente do lado profissional e pessoal. A escola tem certa autonomia organizacional e o professor uma zona de autonomia relativa, por isso cabe a cada envolvido no processo educativo propor ações e metas de mudanças inovadoras e que não fiquem somente no papel, é preciso inovar, ousar, pois cada escola tem uma realidade muito sua e individualizada, repetir formular ou copiar métodos pedagógicos, sem uma mudança de atitudes desses profissionais, é pouco provável que haja mudança significativa na escola. Muitos de nós educadores viemos de uma geração de métodos tradicionais, e hoje temos o grande desafio de nos apropriarmos de novas tecnologias de informação e de comunicação, pois nossos alunos já dominam muitos desses recursos.
          Uma escola de qualidade necessita de profissionais que saibam muito bem o seu papel de mediador do processo de ensino e aprendizagem, que seja um profissional bem preparado tanto em contextos presenciais e virtuais, com aulas com metodologias menos expositivas e mais focadas na proposição de situações estimuladoras da aprendizagem que aliem a teoria (pesquisa) e a experimentação (prática).
         A escola que desejamos promove momentos significativos de aprendizagem entre professores e alunos, que forneça uma infinidade de recursos multimídia de pesquisa e interatividade, uma escola que acolha o aluno tanto no ensino quanto no momento de avaliar a aprendizagem, que propague valores de respeito, solidariedade e respeito às diferenças, criando condições para que o aluno acredite nas suas potencialidades e assume uma postura mais autônoma, uma escola que promova um congraçamento entre escola e comunidade, pois a escola deve extrapolar os muros da escola conhecer um pouco da cultura de sua comunidade, trazer artistas da própria comunidade que mesmo em uma comunidade pobre e sem grandes possibilidades, a educação é a única forma de transformação de suas vidas.
          Todas as instituições responsáveis pela educação básica e superior devem assumir o desafio de ministrar conteúdos fundamentais a formação do indivíduo e ao mesmo tempo fazer com que esses mesmos conteúdos sejam significativos para os alunos, pois uma boa escola é aquela que congrega esses duas vertentes e ao mesmo tempo desperta no aluno a vontade de aprender.
          A mudança na educação é vista claramente em escolas conteudistas, pois já percebem a necessidade de novos ambientes de aprendizagem, escolas democráticas com situações diversificadas de aprendizagem. Escolas que não valorizam todos os recursos de aprendizagem deverão rever suas posturas, e utilizar as TICS, como recurso comum no cotidiano escolar. A interatividade que possibilita esses vários recursos que hoje auxiliam a aprendizagem de alunos e professor se faz realidade, á medida da necessidade da qualificação dos profissionais e do processo de globalização que diminui a distância entre contatos pessoais e virtuais de aprendizagem, exige pessoas cada vez de pessoas mais conhecedoras de múltiplos assuntos e não mais com conhecimentos específicos e limitados.


"LEI CEJAP - Fazendo a diferença!"

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

" UECE ABRE INSCRIÇÃO PARA O VESTIBULAR 2012.1 "

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) através da Comissão Executiva do Vestibular - CEV informa que as inscrições do Vestibular para a habilitação de candidatos aos cursos de graduação da UECE, para o 1º periodo letivo de 2012, serão realizadas no período de 03 a 14 de outubro de 2011, exclusivamente pela internet, tanto para os cursos de Fortaleza, quanto para os cursos das Faculdades da UECE no interior do Estado. Ao todo estão sendo oferecidas 2.220 vagas, sendo 1.260 para os cursos da Capital e 960 vagas para as seis unidades no interior do Estado.

Segundo o presidente da CEV Luiz Eduardo Farias Bezerra, a inscrição via internet será para todos os candidatos: pagantes ou isentos. Veja na página eletrônica da UECE o Edital, na íntegra, contendo todas asinformações. A primeira fase do certame acontecerá no dia 27 de novembro, no horário das 9h às 13h, com uma prova de conhecimentos gerais, de múltipla escolha, e a segunda fase será nos dias 11 e 12 de dezembro, com Provas Específicas, de acordo com o curso de opção do candidato.

Na ficha Eletrônica de inscrição, o candidato indicará o curso e a língua estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) de sua escolha.

A taxa de inscrição no valor de R$ 85,00 poderá ser paga nas diversas agências bancárias, através de boleto bancário emitido via INTERNET até o dia 14 de outubro. O boleto bancário gerado no dia 14 de outubro terá vencimento no dia 17 de outubro de 2011, último dia que o candidato poderá pagá-lo. Não será aceita inscrição por procuração. Ao candidato será atribuída total responsabilidade pelo correto preenchimento dos campos da ficha eletrônica de inscrição e do boleto bancário.

A primeira fase do Vestibular de 2012.1 se realizará no dia 27 de novembro, domingo das 9h às 13h, com uma prova de Conhecimentos Gerais de múltipla escolha: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia.  A segunda fase acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro, com a realização de quatro provas: uma de Redação e três Específicas.

Mais informações na página eletrônica da UECE www.uece.br/cev ou pelos telefones: 3101.9710 / 3101.9711.

" CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade! "

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

" REGENTE CEJAP PARTICIPA DE ENCONTRO DE PROFESSORES DO MULTIMEIOS "


         A regente do Centro de Multimeios, Profª. Fernanda Érica, do Centro de  Educação de Jovens e Adultos de Pacajus – CEJAP, participou, no último de 30 setembro, do “Encontro de professores dos Multimeios – 2011”

         O encontro dos professores estaduais da 9ª CREDE/Horizonte aconteceu na EEEP José maria Falcão – Pacajus. O objetivo da reunião foi refleir sobre a organização do ambiente da Biblioteca escolar, bem como, apresentar projetos desenvolvidos nos Multimeios das escolas. Foram realizadas oficinas de letras, blogs e confecção de cartazes.

Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa,
nunca tem medo e nunca se arrepende.”


"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade! "