sexta-feira, 7 de outubro de 2011

" CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL - CEJAP "

          Os cursistas da formação IED do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus - CEJAP, no cumprimento da atividade da Unidade II - "Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na Rede", após a leitura de um dos artigos acadêmicos do Profº José Manuel Moran (FACED/USP), produziram uma resenha hipertextual como forma de conclusão e verificação de aprendizagem da unidade em estudo.

"Gestão inovadora da escola com tecnologias"

Profª. Flávia Ferreira

          Após ler o artigo Gestão inovadora da escola com tecnologias de José Manuel Moran percebi que quando falamos em tecnologias costumamos pensar imediatamente em computadores, vídeo, softwares e Internet. Sem dúvida são as mais visíveis e que influenciam profundamente os rumos da educação. No entanto, gostaria de lembrar que, segundo o autor, o conceito de tecnologia é muito mais abrangente. Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam. A forma como os organizamos em grupos, em salas, em outros espaços que também é considerado tecnologia. O giz que escreve no quadro configura-se como tecnologia de comunicação e uma boa organização da escrita facilita e muito a aprendizagem. A forma de olhar, de gesticular, de falar com os outros isso também é tecnologia. O livro, a revista e o jornal são tecnologias fundamentais para a gestão e para a aprendizagem e ainda não sabemos utilizá-las adequadamente. O notebook, o data-show, a televisão, o aparelho DVD também são tecnologias importantes, diria até, mal utilizadas na ministração das aulas pelos docentes de forma geral.

Fonte: http://www.eca.usp.br/prof/moran/gestao.htm acesso em 03/10/11 às 20:12hs.


"Novos desafios na educação - A internet na educação
presencial e virtual"

Profª. Tecla Valentina
 
          De acordo com a leitura do artigo do Profº. Manuel Moran, a evolução na educação reflete diretamente no aprimoramento do processo ensino e aprendizagem. Para alguns educadores a tecnologia na educação pode ajudar a mudar a prática docente em sala de aula. A partir do momento que o profissional envolve em sua prática algum tipo de mídia tecnológica, ele passa a motivar e ampliar os conhecimento de mundo de seus alunos, como também, o conceito e o teor das pesquisas facilita a aprendizagem dos educandos. Essa parceria é capaz de mudar a relação entre o professor e o aluno, fazendo com que a nova geração tenha mais habilidade e interesse pela tecnologia.  

Fonte: http://www.eca.usp.br/prof/moran/novos.htm acesso em 05/10/11 às 19:15hs.

"A escola que desejamos e seus desafios"

Profº. Eugênio Dantas

          Em nossas escolas há uma lacuna bastante perceptível entre o que e como se ensina e como o aluno desejaria aprender, pois para que seja significativo para o aluno se faz necessário que a introdução de novos conteúdos tenha a priori a valorização dos conhecimentos prévios que o aluno já possui para que o mesmo descubra que aprender é uma atividade prazerosa. A utilização de novos recursos tecnológicos que o aluno já domina e que a escola não, é interessante à medida que aproxima o aluno do conhecimento e leva o professor a utilizar e se apropriar dessas novas tecnologias em sala de aula, tornando as aulas mais prazerosas e interessantes
          Uma boa educação se faz com a qualidade do ensino ofertado em nossas escolas, com o comprometimento de todos os atores sociais da escola, especificamente, gestores e educadores que devem ter compromisso, dedicação e conhecimento técnico, equilíbrio emocional, dentro de uma conduta coerente do lado profissional e pessoal. A escola tem certa autonomia organizacional e o professor uma zona de autonomia relativa, por isso cabe a cada envolvido no processo educativo propor ações e metas de mudanças inovadoras e que não fiquem somente no papel, é preciso inovar, ousar, pois cada escola tem uma realidade muito sua e individualizada, repetir formular ou copiar métodos pedagógicos, sem uma mudança de atitudes desses profissionais, é pouco provável que haja mudança significativa na escola. Muitos de nós educadores viemos de uma geração de métodos tradicionais, e hoje temos o grande desafio de nos apropriarmos de novas tecnologias de informação e de comunicação, pois nossos alunos já dominam muitos desses recursos.
          Uma escola de qualidade necessita de profissionais que saibam muito bem o seu papel de mediador do processo de ensino e aprendizagem, que seja um profissional bem preparado tanto em contextos presenciais e virtuais, com aulas com metodologias menos expositivas e mais focadas na proposição de situações estimuladoras da aprendizagem que aliem a teoria (pesquisa) e a experimentação (prática).
         A escola que desejamos promove momentos significativos de aprendizagem entre professores e alunos, que forneça uma infinidade de recursos multimídia de pesquisa e interatividade, uma escola que acolha o aluno tanto no ensino quanto no momento de avaliar a aprendizagem, que propague valores de respeito, solidariedade e respeito às diferenças, criando condições para que o aluno acredite nas suas potencialidades e assume uma postura mais autônoma, uma escola que promova um congraçamento entre escola e comunidade, pois a escola deve extrapolar os muros da escola conhecer um pouco da cultura de sua comunidade, trazer artistas da própria comunidade que mesmo em uma comunidade pobre e sem grandes possibilidades, a educação é a única forma de transformação de suas vidas.
          Todas as instituições responsáveis pela educação básica e superior devem assumir o desafio de ministrar conteúdos fundamentais a formação do indivíduo e ao mesmo tempo fazer com que esses mesmos conteúdos sejam significativos para os alunos, pois uma boa escola é aquela que congrega esses duas vertentes e ao mesmo tempo desperta no aluno a vontade de aprender.
          A mudança na educação é vista claramente em escolas conteudistas, pois já percebem a necessidade de novos ambientes de aprendizagem, escolas democráticas com situações diversificadas de aprendizagem. Escolas que não valorizam todos os recursos de aprendizagem deverão rever suas posturas, e utilizar as TICS, como recurso comum no cotidiano escolar. A interatividade que possibilita esses vários recursos que hoje auxiliam a aprendizagem de alunos e professor se faz realidade, á medida da necessidade da qualificação dos profissionais e do processo de globalização que diminui a distância entre contatos pessoais e virtuais de aprendizagem, exige pessoas cada vez de pessoas mais conhecedoras de múltiplos assuntos e não mais com conhecimentos específicos e limitados.


"LEI CEJAP - Fazendo a diferença!"

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