Os cursistas da formação IED do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus - CEJAP, no cumprimento da atividade da Unidade II - "Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na Rede", após a leitura de um dos artigos acadêmicos do Profº José Manuel Moran (FACED/USP), produziram uma resenha hipertextual como forma de conclusão e verificação de aprendizagem da unidade em estudo.
"Gestão
inovadora da escola com tecnologias"
Profª. Flávia Ferreira
Após ler o
artigo Gestão inovadora da escola com tecnologias de José Manuel
Moran percebi que quando falamos em tecnologias costumamos pensar
imediatamente em computadores, vídeo, softwares
e Internet. Sem
dúvida são as mais visíveis e que influenciam profundamente os
rumos da educação. No entanto, gostaria de lembrar que, segundo o
autor, o conceito de tecnologia é muito mais abrangente. Tecnologias
são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os
alunos aprendam. A forma como os organizamos em grupos, em salas, em
outros espaços que também é considerado tecnologia.
O giz que escreve no quadro configura-se como tecnologia de
comunicação
e uma boa organização da escrita facilita e muito a aprendizagem.
A forma de olhar, de gesticular, de falar com os outros isso também
é tecnologia. O livro, a revista e o jornal são tecnologias
fundamentais para a gestão e para a aprendizagem e ainda não
sabemos utilizá-las adequadamente. O notebook, o data-show, a
televisão, o aparelho DVD também são tecnologias importantes,
diria até, mal utilizadas na ministração das aulas pelos docentes
de forma geral.
Fonte:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/gestao.htm
acesso em 03/10/11 às 20:12hs.
"Novos desafios na educação - A internet na educação
presencial e virtual"
presencial e virtual"
Profª. Tecla Valentina
De acordo
com a leitura do artigo do Profº. Manuel Moran, a evolução
na educação reflete diretamente no aprimoramento do processo ensino
e aprendizagem. Para alguns educadores a tecnologia na educação
pode ajudar a mudar a prática docente em sala de aula. A partir do
momento que o profissional envolve em sua prática
algum tipo de mídia tecnológica, ele passa a motivar e ampliar os
conhecimento de mundo de seus alunos, como também, o conceito e o
teor das pesquisas
facilita a aprendizagem dos educandos. Essa parceria é capaz de mudar a relação entre o
professor e o aluno, fazendo com que a nova geração
tenha mais habilidade e interesse pela tecnologia.
Fonte:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/novos.htm
acesso em 05/10/11 às 19:15hs.
"A escola que desejamos e seus desafios"
Profº. Eugênio Dantas
Em
nossas escolas há uma lacuna bastante perceptível entre o que e
como se ensina e como o aluno desejaria aprender, pois para que seja
significativo para o aluno se faz necessário que a introdução de
novos conteúdos tenha a priori a valorização dos conhecimentos
prévios que o aluno já possui para que o mesmo descubra que
aprender é uma atividade prazerosa. A utilização de novos recursos
tecnológicos que o aluno já domina e que a escola não, é
interessante à medida que aproxima o aluno do conhecimento
e leva o professor a utilizar e se apropriar dessas novas tecnologias
em sala de aula, tornando as aulas mais prazerosas e interessantes
Uma
boa educação se faz com a qualidade do ensino ofertado em nossas
escolas, com o comprometimento de todos os atores sociais da escola,
especificamente, gestores e educadores que devem ter compromisso,
dedicação e conhecimento técnico, equilíbrio emocional, dentro de
uma conduta coerente do lado profissional e pessoal. A escola tem
certa autonomia organizacional e o professor uma zona de autonomia
relativa, por isso cabe a cada envolvido no processo educativo propor
ações e metas de mudanças inovadoras e que não fiquem somente no
papel, é preciso inovar, ousar, pois cada escola tem uma realidade
muito sua e individualizada, repetir formular ou copiar métodos
pedagógicos, sem uma mudança de atitudes desses profissionais, é
pouco provável que haja mudança significativa na escola. Muitos de
nós educadores viemos de uma geração de métodos tradicionais, e
hoje temos o grande desafio de nos apropriarmos de novas tecnologias
de informação e de comunicação, pois nossos alunos já dominam
muitos desses recursos.
Uma
escola de qualidade necessita de profissionais que saibam muito bem o
seu papel de mediador do processo de ensino e aprendizagem, que seja
um profissional bem preparado tanto em contextos presenciais e
virtuais, com aulas com metodologias menos expositivas e mais focadas
na proposição de situações estimuladoras da aprendizagem
que aliem a teoria (pesquisa) e a experimentação (prática).
A
escola que desejamos promove momentos significativos de aprendizagem
entre professores e alunos, que forneça uma infinidade de recursos
multimídia de pesquisa e interatividade, uma escola que acolha o
aluno tanto no ensino quanto no momento de avaliar a aprendizagem,
que propague valores de respeito, solidariedade e respeito às
diferenças, criando condições para que o aluno acredite nas suas
potencialidades e assume uma postura mais autônoma, uma escola que
promova um congraçamento entre escola e comunidade, pois a escola
deve extrapolar os muros da escola conhecer um pouco da cultura de
sua comunidade, trazer artistas da própria comunidade que mesmo em
uma comunidade pobre e sem grandes possibilidades, a educação é a
única forma de transformação
de suas vidas.
Todas
as instituições responsáveis pela educação básica e superior
devem assumir o desafio de ministrar conteúdos fundamentais a
formação do indivíduo e ao mesmo tempo fazer com que esses mesmos
conteúdos sejam significativos para os alunos, pois uma boa escola é
aquela que congrega esses duas vertentes
e ao mesmo tempo desperta no aluno a vontade de aprender.
A
mudança na educação é vista claramente em escolas conteudistas,
pois já percebem a necessidade de novos ambientes de aprendizagem,
escolas democráticas com situações diversificadas de aprendizagem.
Escolas que não valorizam todos os recursos de aprendizagem deverão
rever suas posturas, e utilizar as TICS,
como recurso comum no cotidiano escolar. A interatividade que
possibilita esses vários recursos que hoje auxiliam a aprendizagem
de alunos e professor se faz realidade, á medida da necessidade da
qualificação dos profissionais e do processo de globalização que
diminui a distância entre contatos pessoais e virtuais de
aprendizagem, exige pessoas cada vez de pessoas mais conhecedoras de
múltiplos assuntos e não mais com conhecimentos específicos e
limitados.
"LEI CEJAP - Fazendo a diferença!"
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.