Por que alguns alunos não conseguem compreender a estrutura lógica ou
sequenciada de determinado raciocínio, principalmente em Matemática?
Como tornar o ensino da disciplina mais eficiente, inclusive adaptando
conteúdos para estudantes com deficiência visual, surdez ou discalculia
(dificuldade de apreender e manipular números)?
Questões como essas fazem parte da atividade Ambiência Temática-58
(AT-58) – Matemática com Acessibilidade, do Projeto CASa (Comunidade de
Cooperação e Aprendizagem Significativa) da UFC, que anuncia a
realização de três oficinas abertas ao público e gratuitas. Ocorrerão em
agosto, setembro e outubro.
A AT-58 é coordenada pelo Prof. Jorge Brandão, que ministra
Matemática para Engenharias no Centro de Tecnologia (CT) da UFC. As
oficinas, listadas abaixo, ocorrerão sempre aos sábados, no bloco 717 do
CT, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. Para
participar, o interessado deve enviar o nome e dados de contato para o
e-mail profbrandao@ufc.br. O coordenador o encaminhará para o ambiente virtual onde será efetivada a inscrição. Conheça as oficinas ofertadas:
9/8 – Antes de P e B escrevemos... introdução ao raciocínio lógico (Nível I)
Público: pedagogos e licenciandos em pedagogia
Horário: das 9h às 12h (três horas-aula)
Objetivo: apresentar métodos e técnicas de ensino em Matemática a partir da língua materna. Construções geométricas básicas para fortalecer a argumentação matemática.
Público: pedagogos e licenciandos em pedagogia
Horário: das 9h às 12h (três horas-aula)
Objetivo: apresentar métodos e técnicas de ensino em Matemática a partir da língua materna. Construções geométricas básicas para fortalecer a argumentação matemática.
6/9 – Antes de P e B escrevemos... introdução ao raciocínio lógico (Nível II)
Público: professores de Matemática e licenciandos em Ciências Exatas
Horário: das 9h às 12h (três horas-aula)
Objetivo: apresentar métodos e técnicas de ensino em Matemática a partir da língua materna. Construções geométricas com régua e compasso para fortalecer argumentação matemática.
Público: professores de Matemática e licenciandos em Ciências Exatas
Horário: das 9h às 12h (três horas-aula)
Objetivo: apresentar métodos e técnicas de ensino em Matemática a partir da língua materna. Construções geométricas com régua e compasso para fortalecer argumentação matemática.
4/10 – Avaliar ações na Matemática
Público: professores e licenciandos (tanto de Pedagogia quanto Matemática)
Horário: de 9 as 12 (três horas-aula)
Objetivo: apresentar tipos de avaliações; investigar erros.
Público: professores e licenciandos (tanto de Pedagogia quanto Matemática)
Horário: de 9 as 12 (três horas-aula)
Objetivo: apresentar tipos de avaliações; investigar erros.
Fonte: Prof. Jorge Brandão, Coordenador da AT-58
Matemática com Acessibilidade – CASa-UFC – fone: 85 8714 4249
"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.