Ajudar a fortalecer a inclusão escolar no Brasil é uma das metas da
Universidade Federal do Ceará (UFC). Neste sentido, a instituição
oferece, em parceria com o Ministério da Educação, o curso de
atendimento educacional especializado na perspectiva da educação
inclusiva. A formação, gratuita, orienta o atendimento educacional
especializado nas salas de recursos multifuncionais, em turno oposto ao
das turmas comuns, e possibilita ao professor rever práticas diante de
novos referenciais pedagógicos da inclusão.
“O aspecto inovador do curso é a metodologia oferecida; todo o
processo de conhecimento é construído em colaboração com alunos,
tutores, supervisores e coordenadores de conteúdo”, diz a coordenadora
do curso, Rita Vieira de Figueiredo, professora da UFC. “Trabalhamos de
forma a que cada cursista traga casos reais de seus municípios.”
De acordo com Rita, é elaborado estudo de caso com base no
conhecimento teórico e, conforme a orientação dada, monta-se um plano de
atendimento educacional especializado e de intervenção pedagógica, de
acordo com a necessidade específica de cada aluno.
O Ministério da Educação orienta e apoia os sistemas de ensino para a
implementação da política nacional de educação especial na perspectiva
da educação inclusiva. “Nesse sentido, a formação dos professores
contribui para a mudança da concepção pedagógica e para a adoção de
medidas que favoreçam a identificação e a eliminação das barreiras que
possam impedir ou dificultar a aprendizagem das pessoas com
deficiência”, afirma a diretora de políticas de educação especial da
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
(Secadi) do MEC, Martinha Clarete.
Mercado — Aluna do curso em 2007 e tutora em
2013–2014, Eunice Horst salienta que o profissional com essa
especialização tem mais chances de ser absorvido pelo mercado de
trabalho. “Tenho a oportunidade de pôr em prática todos os conhecimentos
adquiridos no curso, mais as vivências e os estudos”, disse. “Hoje,
tenho certeza de estar mais experiente, pelos conhecimentos, pelos
momentos gratificantes em constatar progressos e, com certeza, pelo amor
que sinto pelos alunos.” Eunice atende estudantes na faixa etária entre 6 e 10 anos, na sala
de recursos multifuncionais da Escola Municipal de Santa Cruz, em
Guarapuava, Paraná.
Prioridade — O curso de atendimento educacional
especializado a distância tem carga de 448 horas. Desde 2007, capacitou
mais de seis mil professores. As vagas são oferecidas por meio das
secretarias municipais de educação ou redes estaduais de educação básica
pública. O professor candidato à especialização deve comprovar
graduação na área de educação ou em qualquer área de licenciatura. Têm
prioridade aqueles que atuam em escolas públicas com matrículas, em
classes comuns do ensino regular, de alunos com deficiência, transtornos
globais do desenvolvimento (TGD) ou altas habilidades–superdotação
(AHS).
A seleção é feita no início do ano, a partir da publicação de edital
da Faculdade de Educação da UFC. Os profissionais interessados em fazer o
curso devem acompanhar a abertura do edital na página da UFC na internet e procurar as secretarias de educação de suas cidades para encaminhar a documentação exigida.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MEC
"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"
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