Face ao
exposto, temos o desafio de entender as dimensões dos eixos
integradores entre os conhecimentos das distintas naturezas
(trabalho, cultura, ciência e tecnologia), contextualizando-os em
sua dimensão histórica e relacionando-os ao contexto social
contemporâneo. Para que isto ocorra, os conteúdos de ensino não
podem compor o currículo como teorias, conceitos e procedimentos
abstratos, sem historicidade e sem sentido social.
Ao contrário, no
ensino integrado, os conteúdos são conhecimentos construídos
historicamente que se constituem como condição necessária para que
os educandos possam construir novos conhecimentos e compreender o
processo histórico e social pelo qual os homens produziram e
produzem sua existência.
No
trabalho pedagógico integrado, o método de ensino, deve
restabelecer as relações dinâmicas e dialéticas entre os
conceitos, reconstituindo aquelas que configuram a totalidade
concreta da qual se originaram, de modo que o objeto a ser conhecido
revele-se gradativamente em suas peculiaridades próprias (GADOTTI,
1995, p. 31). Dessa forma, o currículo integrado organiza o
conhecimento e desenvolve o processo de ensino-aprendizagem de forma
que os conceitos sejam apreendidos como sistema de relações de uma
totalidade concreta que se pretende explicar/compreender.
Nesse
sentido, a interdisciplinaridade, como prerrogativa para a produção
e organização do conhecimento escolar, é a reconstituição da
totalidade pela relação entre os conceitos originados a partir de
distintos recortes da realidade, isto é, dos diversos campos da
ciência representados em disciplinas. Ela tem como objetivo
possibilitar a compreensão do significado dos conceitos, das razões
e dos métodos pelos quais se pode conhecer o real e apropriá-lo em
seu potencial, para o ser humano.
Esta
concepção compreende que, na escola são os componentes
curriculares os responsáveis por permitir apreender os conhecimentos
já construídos em sua especificidade conceitual e histórica; ou
seja, como as determinações mais particulares dos fenômenos,
relacionadas entre si, permitem compreendê-los.
Momento Formativo
Fonte: Caderno 04: Áreas de Conhecimento e Integração Curricular - "O Ensino Integrado" (Aula 02 ).
"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"
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