sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

“ENSINO INTEGRADO FOI O TEMA DO 14º ENCONTRO FORMATIVO DO PACTO CEJAP”


A vida humana é um processo constante de interferência no mundo que se dá por intermédio de uma ação a qual, diferentemente daquela realizada pelos demais animais, altera de forma consciente o mundo ─ uma ação, portanto, transformadora consciente. Diferenciamo-nos dos outros animais pela nossa capacidade de agir, não apenas instintivamente ou por reflexo, mas intencionalmente, em busca de uma mudança no ambiente que nos favoreça. (CORTELLA 2011, p. 37).

Face ao exposto, temos o desafio de entender as dimensões dos eixos integradores entre os conhecimentos das distintas naturezas (trabalho, cultura, ciência e tecnologia), contextualizando-os em sua dimensão histórica e relacionando-os ao contexto social contemporâneo. Para que isto ocorra, os conteúdos de ensino não podem compor o currículo como teorias, conceitos e procedimentos abstratos, sem historicidade e sem sentido social. 

Ao contrário, no ensino integrado, os conteúdos são conhecimentos construídos historicamente que se constituem como condição necessária para que os educandos possam construir novos conhecimentos e compreender o processo histórico e social pelo qual os homens produziram e produzem sua existência.

No trabalho pedagógico integrado, o método de ensino, deve restabelecer as relações dinâmicas e dialéticas entre os conceitos, reconstituindo aquelas que configuram a totalidade concreta da qual se originaram, de modo que o objeto a ser conhecido revele-se gradativamente em suas peculiaridades próprias (GADOTTI, 1995, p. 31). Dessa forma, o currículo integrado organiza o conhecimento e desenvolve o processo de ensino-aprendizagem de forma que os conceitos sejam apreendidos como sistema de relações de uma totalidade concreta que se pretende explicar/compreender.

Nesse sentido, a interdisciplinaridade, como prerrogativa para a produção e organização do conhecimento escolar, é a reconstituição da totalidade pela relação entre os conceitos originados a partir de distintos recortes da realidade, isto é, dos diversos campos da ciência representados em disciplinas. Ela tem como objetivo possibilitar a compreensão do significado dos conceitos, das razões e dos métodos pelos quais se pode conhecer o real e apropriá-lo em seu potencial, para o ser humano.

Esta concepção compreende que, na escola são os componentes curriculares os responsáveis por permitir apreender os conhecimentos já construídos em sua especificidade conceitual e histórica; ou seja, como as determinações mais particulares dos fenômenos, relacionadas entre si, permitem compreendê-los.


 Momento Formativo

 
 

Fonte: Caderno 04: Áreas de Conhecimento e Integração Curricular - "O Ensino Integrado" (Aula 02 ).
"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

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