A vida
humana é um processo constante de interferência no mundo que se dá
por intermédio de uma ação a qual, diferentemente daquela
realizada pelos demais animais, altera de forma consciente o mundo ─
uma ação, portanto, transformadora consciente. Diferenciamo-nos dos
outros animais pela nossa capacidade de agir, não apenas
instintivamente ou por reflexo, mas intencionalmente, em busca de uma
mudança no ambiente que nos favoreça. (CORTELLA 2011, p. 37).
Face ao
exposto, temos o desafio de entender as dimensões dos eixos
integradores entre os conhecimentos das distintas naturezas
(trabalho, cultura, ciência e tecnologia), contextualizando-os em
sua dimensão histórica e relacionando-os ao contexto social
contemporâneo. Para que isto ocorra, os conteúdos de ensino não
podem compor o currículo como teorias, conceitos e procedimentos
abstratos, sem historicidade e sem sentido social.
Ao contrário, no
ensino integrado, os conteúdos são conhecimentos construídos
historicamente que se constituem como condição necessária para que
os educandos possam construir novos conhecimentos e compreender o
processo histórico e social pelo qual os homens produziram e
produzem sua existência.
No
trabalho pedagógico integrado, o método de ensino, deve
restabelecer as relações dinâmicas e dialéticas entre os
conceitos, reconstituindo aquelas que configuram a totalidade
concreta da qual se originaram, de modo que o objeto a ser conhecido
revele-se gradativamente em suas peculiaridades próprias (GADOTTI,
1995, p. 31). Dessa forma, o currículo integrado organiza o
conhecimento e desenvolve o processo de ensino-aprendizagem de forma
que os conceitos sejam apreendidos como sistema de relações de uma
totalidade concreta que se pretende explicar/compreender.
Nesse
sentido, a interdisciplinaridade, como prerrogativa para a produção
e organização do conhecimento escolar, é a reconstituição da
totalidade pela relação entre os conceitos originados a partir de
distintos recortes da realidade, isto é, dos diversos campos da
ciência representados em disciplinas. Ela tem como objetivo
possibilitar a compreensão do significado dos conceitos, das razões
e dos métodos pelos quais se pode conhecer o real e apropriá-lo em
seu potencial, para o ser humano.
Esta
concepção compreende que, na escola são os componentes
curriculares os responsáveis por permitir apreender os conhecimentos
já construídos em sua especificidade conceitual e histórica; ou
seja, como as determinações mais particulares dos fenômenos,
relacionadas entre si, permitem compreendê-los.
Momento Formativo
Fonte: Caderno 04: Áreas de Conhecimento e Integração Curricular - "O Ensino Integrado" (Aula 02 ).
"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"
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