segunda-feira, 25 de outubro de 2010

" POSSE DOS ELEITOS AO CONSELHO ESCOLAR "

          A Comissão Eleitoral Escolar, em sessão solene, empossa o Presidente do Conselho Escolar do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus - CEJAP, respaldado pelo voto direito das Eleições para Presidente do Conselho Escolar - Gestão 2010/2012.
         Aos vinte e dois dias do mês de outubro de dois mil e dez, às vinte horas, no pátio interno deste Estabelecimento de Ensino deu-se início a solenidade de Posse do Presidente do Conselho Escolar do CEJA de Pacajus, professor José Roberto do Nascimento, legitimado pela Comissão Eleitoral e Núcleo Gestor, quando do proceso de eleições para Presidente do Conselho Escolar. Na abertura dos trabalhos, o Presidente da Comissão Eleitoral, Profesor Francisco Soares da Silva, designado cerimonialista do evento fez composição da mesa das autoridades e convidados, em seguida manifestou uma fala alusiva aos príncipios democráticos que ora reinava nesta casa de ensino público. O Presidente da Comissão Eleitoral explicita que a eleição do Professor José Roberto, com um total de 62,1% dos votos válidos carimba-se nos registros desta instituição o desejo dos eleitores segmentados por uma verdadeira mudança, fica assim o eleito com esta tamanha responsabilidade.
          Em seguida, fala a Diretora da Escola, Professora Maria Osilene Lopes Peixoto, enaltecendo, inicialmente, o ótimo trabalho desenvolvido pela Comissão Eleitoral e parabeniza o eleito, desejando luz para "enfrentar" os desafios que surgirem. Após, faz uso da palavra, a Professora Raimunda Maria Chaves, ex-presidente do Conselho Escolar - CEJAP. A mesma agradece a todos pela confiança nela depositada e que sai do exercício da presidência com consciência tranquila e dever cumprido. Agradece ainda, pelos votos obtidos, uma vez que disputou a reeleição. Após, fez uso da palavra, o candidato eleito e agora presidente do Conselho Escolar  o Professor José Roberto. Na sua fala, o mesmo manifestou sua alegria, agradeceu os votos a ele confiados e respalda as promessas de campanha, covidando todos, para juntos, empleitarem este novo projeto.
          Logo em seguida, o cerimonialista passa a palavra a diretora Osilene que logo diploma, juntamente com a Comissão Eleitoral, o Presidente do Conselho, assim como, a Vice-presidente professora Ana Angélica Pereira Lima.


T E R M O  D E   P O S S E


         O Núcleo Gestor e Comissão Eleitoral do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus - CEJAP tornam público a posse do Presidente do Conselho Escolar, Professor José Roberto do Nascimento para o período 2010 - 2012, sito em Pacajus, Estado do Ceará, pelo voto direto de todos os segmentos da escola e amparado pelo Regimento do Conselho Escolar que institui Eleições para presidente do Conselho Escolar. O referido empossado obteve 174 votos, perfazendo 62,1% dos votos válidos na data do pleito.
Pacajus- CE, 22 de outubro de 2010.
Ciente do evento firmo e dou fé.


José Roberto do Nascimento
Presidente Eleito

Ana Angélica pereira Lima
Vice-presidente

Maria Osilene Lopes Peixoto
Diretora escolar

Francisco Soares da Silva
Presidente da Comissão Eleitoral Escolar

José Wallesson Cosme da Silva
Relator da Comissão Eleitoral Escolar

Francisca Mayane Barbosa Ramos
Secretária da Comissão Eleitoral Escolar

Maria Valdenice da Silva
Preseidente da Sessão Eleitoral


D I S C U R S O   D E  P O S S E  A O  P R E S I D E N T E   E L E I TO


Francisco Soares da Silva

José Wallesson Cosme da Silva
Francisca Mayane Barbosa Ramos

“Democracia em tempo real!”

Senhores e Senhores

            Para compreender o presente, é necessário desenrolar os fios de amarrações que nos remetem a sua origem, seus conflitos primevos e aos vestígios de desdobramentos e contradições que ganharam corpo no cenário de sua gestação. Mais do que uma arqueologia de fatos e cronologias, é preciso escavar quanto ao passado nos atravessa no presente. Também para a interpretação da linguagem e dos discursos, é importante percorrer os ecos das palavras e o gemido da memória construída e cravada em condições sócio-histórico já ditas, buscando compreender quão deslizante e ressignificado é o retorno dos sentidos apoiados no interdiscurso, monumento sustentador de toda significação.
            Na tentativa de avaliar as pegadas da historicidade e dos sentidos inscritos socialmente no período 24 de setembro a 21 de outubro, e que esse discurso se coloca, investigando e interpretando até que ponto os 28 dias a “democracia” cejapeana merecem urras de alegria e devem ser comemorados.
            Divido em três partes, esse trabalho, buscamos no primeiro momento, delinear as conquistas que a sociedade estudantil do CEJA de Pacajus, acumulou no referido período, sinalizando-as em contraponto à não socialização dos acessos e à não erradicação da exclusão social. No segundo momento, abordamos a eleição de 2010, para Presidente do Conselho Escolar, com a chegada da mais expressiva legitimidade do voto direto, engasgado por vários anos na voz do estudante da rede pública tornando-o emancipatório e soberano politicamente e, na parte final, pretendemos lançar algumas fagulhas de esperança sobre possibilidades que se desenvolvem no chão do presente e que, no anonimato de seu trabalho miúdo e contínuo, gestam as cores da bandeira cejapeana de uma possível alvorada.
            Assim, iremos dar posse ao eleito por méritos, não pela campanha, desempenho, altivez ou até por amizade, mas cremos que foi, indubitavelmente, pelo desejo popular da classe estudantil do CEJA de Pacajus e Comunidade Escolar na figura do núcleo gestor, professores, funcionários e pais de alunos.
            A convicção do imperativo democrático só veio fortalecer nossa autenticidade enquanto ser pensante e propulsor da seriedade no pleno exercício cabal da cidadania.
            A Comissão Eleitoral deixa suas marcas cravadas nas entrelinhas dos atos publicados, soerguendo e fortalecendo o direito ao direito da consagração pelo voto popular. Elegendo legitimamente seus representantes segmentados da Escola Pública.
            Pelo momento ímpar neste seio de conquistas e missão cumprida, possamos expressar nos limites da nossa voz...
            VIVA a democracia cejapeana – VIVA a democracia pacajuense – VIVA a democracia brasileira!


Francisco Soares da Silva
Presidente da Comissão Eleitoral CEJAP

José Wallesson Cosme da Silva
Relator da Comissão da Eleitoral CEJAP

Francisca Mayane Barbosa Ramos
Secretária Comissão da Eleitoral CEJAP




"Comissão Eleitoral CEJAP - Democracia em tempo real!"

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.