sexta-feira, 30 de maio de 2014

"INSCRIÇÕES PARA O PROUNI (2º SEMESTRE) COMEÇARÃO NO DIA 9 DE JUNHO"

O Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação abrirá, de 9 a 11 de junho próximo, as inscrições, em uma única etapa, para a edição deste segundo mestre. A partir do dia 5, os candidatos terão acesso on-line à relação de vagas, por curso e instituição.

O cronograma de todo o processo do ProUni relativo a esta segunda edição do ano consta de portaria publicada nesta sexta-feira, 30. O programa terá duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado em 15 de junho. O da segunda, em 4 de julho, ambos on-line, na página do programa na internet.

O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para se inscrever na segunda edição de 2014, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota zero na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem, assim como o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Criado pelo governo federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o ProUni recebe inscrições de egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, estes na condição de bolsistas integrais da própria escola. O programa também oferece bolsas de estudos a pessoas com deficiência. São atendidos, ainda, professores da rede pública de ensino que estejam no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrem o quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles podem fazer a inscrição em cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica.

As inscrições serão feitas na página do ProUni na internet. A Portaria Normativa do MEC nº 13/2014 e o Edital nº 20/2014, da Secretaria de Educação Superior (SESU) do MEC, que regulamentam o processo seletivo do programa para o segundo semestre, foram publicados no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 30.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC.

"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

quinta-feira, 29 de maio de 2014

"PROVAS DO ENCCEJA SERÃO NESTE FINAL DE SEMANA"

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) será realizado no domingo, 1º de junho, em todos os estados e no Distrito Federal. No Japão, as provas serão aplicadas no próximo sábado, 31, e também no domingo, 1º de junho, nas cidades de Ota, Hamamatsu e Nagoia.

Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 7 e fechados às 8 horas, no turno da manhã. À tarde, serão abertos às 13 e fechados às 14 horas, de acordo com o horário local.

Os candidatos devem comparecer aos locais de exame com antecedência de uma hora e levar caneta esferográfica de tinta preta, produzida com material transparente, e documento original com foto. Para o exame no exterior, é obrigatória a apresentação do passaporte.

Os resultados do Encceja garantem a certificação de conclusão do ensino fundamental para quem vive no Brasil e dos ensinos fundamental e médio para aqueles que moram no exterior. No Brasil, a certificação para o ensino médio é obtida por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em Portugal, Bélgica, Guiana Francesa e Estados Unidos, os exames para o ensino fundamental serão aplicados em 7 de junho; para o ensino médio, em 8 de junho.

Confira horários e locais de prova no exterior e o edital do Encceja

Fonte: Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!" 

quarta-feira, 28 de maio de 2014

"IFCE OFERTARÁ 1.640 VAGAS NA 2ª EDIÇÃO DO SISU"

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou o quantitativo de vagas a serem ofertadas na 2ª edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), para 2014.2. Ao todo, são 1.640 vagas a serem preenchidas, distribuídas em 31 cursos de graduação, envolvendo 16 campi da instituição nesse processo.

De acordo com o calendário de inscrições e matrículas no Sisu divulgado pelo MEC, as inscrições acontecerão de 2 a 4 de junho, com divulgação dos resultados de primeira chamada no dia 6 e matrículas dos selecionados dias 9, 10, 11 e 13 de junho.

Para os candidatos que não forem aprovados na primeira chamada, o resultado da segunda chamada está previsto para ser divulgado em 24 de junho de 2014, procedido pelas matrículas nos dias 27 e 30 de junho, 1º e 2 de julho.

Podem concorrer no Sisu 2014.2, candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e obteve nota acima de zero na redação. No IFCE, são duas seleções do Sisu por ano, que ocorrem no início de cada semestre letivo. Metade das vagas é reservada para candidatos beneficiados pelo sistema de cotas sociais. A oferta completa pode ser acessada aqui.

A inscrição no sistema é gratuita, em uma única etapa, e feita pela internet no portal do Sisu. A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sisu ofertam vagas em seus cursos de graduação (tecnológicos, de licenciatura e bacharelado).


"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

terça-feira, 27 de maio de 2014

"INSCRIÇÕES PARA A 2ª EDIÇÃO DO SISU COMEÇAM SEGUNDA (02 DE JUNHO)"

Os candidatos à educação superior pública que pretendem tentar o acesso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação podem fazer suas inscrições a partir da próxima segunda-feira, 2, até as 23h59 de 4 de junho (horário de Brasília), conforme edital publicado nesta terça, 27, no Diário Oficial da União. 

Cada estudante pode fazer até duas opções de curso. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.O Sisu toma como base as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição para a segunda edição de 2014 do Sisu estará restrita ao estudante que tenha participado do Enem de 2013 e que não tenha tirado nota zero na redação.

Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas on-line diariamente para consulta. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.

A primeira chamada será divulgada em 6 de junho, com matrículas nos dias 9, 10, 11 e 13. A segunda chamada, prevista para 24, terá matrículas nos dias 27 e 30 de junho, 1º e 2 de julho.

A consulta à oferta de vagas e as inscrições serão feitas exclusivamente na página do Sisu na internet a partir desta quarta-feira, 28.

Edital nº 18/2014, da Secretaria de Educação Superior (SESU) do MEC, que define o processo de seleção unificada para este segundo semestre, foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 27.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC.

"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"