Enquanto seres humanos vivemos em sociedade caracterizada na existência de uma organização racional de valores, regras, culturas e instituições. São agrupamentos humanos aglutinados por fatores diversos como, por exemplo, o econômico, o ideológico, o cultural, o político, o religioso, o geográfico e o exercício profissional, entre outros. No ambiente escolar, podemos perceber que muitos dos contratos e pactos de âmbito nacional, ou de relações internacionais; elaborados a partir das necessidades latentes na conjuntura nacional em um estado democrático, influenciam fortemente a organização e a ação educativa.
Esta pluralidade e diversidade conduzem ao entendimento de que o trabalho pedagógico, enquanto ação educativa transformadora necessita de elementos aglutinadores, que fortaleçam a ação coletiva e seja um guia em direção a intencionalidade educativa do Projeto Político-Pedagógico. Elementos aglutinadores que criem as condições para reduzir a força de grupos ou indivíduos que mantêm monopólios em defesa de interesses pessoais; assim como permitir o fortalecimento das condições para que estes indivíduos possam somar-se como atores e autores de ação pautada na prática pedagógica coletiva.
Diante do reconhecimento da pluralidade e da diversidade, presente no ambiente escolar e do fato de não podermos prescindir de uma motivação ou um guia nas ações desenvolvidas pelo indivíduo, podemos compreender a necessidade de coletivamente, e de forma racional, firmarmos acordos, buscarmos consensos e estabelecermos contratos sociais para orientar a organização da educação de qualidade social.
Para Veiga, “Ensinar é um ato intencional” (2006, p. 21), porém, organizar o trabalho pedagógico requer, além da intencionalidade, participação coletiva, planejamento, respeito aos contratos sociais estabelecidos a partir do planejamento participativo. É neste contexto que se reconfigura o papel do professor como sujeito ativo na organização do trabalho pedagógico escolar.
Para que possamos visualizar a contribuição dos documentos denominados como Projeto Político-Pedagógico, Proposta Pedagógica Curricular, Plano de Trabalho Docente, Regimento Escolar, Estatutos na organização do trabalho pedagógico, destacamos a influência da participação dos sujeitos da prática educativa, na construção coletiva das relações entre gestão escolar e docência, com vistas à qualidade social da aprendizagem de todos os estudantes.
Confira as fotos!
Fonte: PACTO Nacional - Formação de Professores do Ensino Médio
Etapa II - Caderno 01 / Aula 02.
" CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.