“A educação consiste na apropriação da cultura. Esta, entendida também de forma ampla, envolve conhecimentos, informações, valores, crenças, ciência, arte, tecnologia, filosofia, direito, costumes, tudo enfim que o homem produz em sua transcendência da natureza.”(PARO, 2010, p. 23-24)
A organização do trabalho pedagógico escolar é ancorada nos fundamentos legais (Leis, Decretos, Portarias e Pareceres) e nos fundamentos filosóficos, sociológicos, políticos, antropológicos e pedagógicos que se materializam nas políticas educacionais que constituem as bases do Projeto Político-Pedagógico, da Proposta Pedagógica Curricular e do Plano de Trabalho Docente.
Sua reflexão requer compreender, inicialmente, qual a natureza desse trabalho e quem são seus atores. Vale ressaltar que, na escola, todos realizam trabalho de natureza educativa: os docentes, o gestor, os coordenadores pedagógicos e os demais profissionais da educação: funcionários que atuam nas áreas de infraestrutura (limpeza e segurança), administrativa, alimentação escolar, laboratórios e também os educandos. A natureza do trabalho de todos esses profissionais pode ser traduzida como trabalho educativo porque se realiza de forma intencional.
O estudante e o processo de ensino e de aprendizagem são, na gestão democrática, o ponto de partida e de chegada da organização do trabalho pedagógico escolar. Assim, a gestão democrática se constitui como prática efetiva quando não se distancia da atividade-fim (ensino-aprendizagem) e busca garantir o desenvolvimento integral dos estudantes.
Desse modo, o gestor escolar e o coordenador pedagógico são dirigentes que conhecem a legislação educacional na perspectiva de articulação dos conhecimentos curriculares e das questões de gênero, raça, sexualidade, etnias e, portanto, da diversidade que constitui os espaços escolares. As rotinas conhecidas e outras que reiteradas vezes são exigidas desses profissionais não podem desviá-los daquelas que dizem respeito ao estudo, à pesquisa, ao planejamento, acompanhamento e avaliação de todos os processos pedagógicos escolares. Nesse sentido, todos os docentes são, também, gestores do currículo e da sala de aula.
Confira as fotos!
Fonte: Pacto Nacional - Formação de Professores do Ensino Médio: 2ª Etapa, Caderno 01, Aula 03.
"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.