Derivados
das ciências de referências, os conhecimentos escolares, ao serem
identificados como relevantes, são selecionados e organizados para
que possam ser ensinados e aprendidos. Nesse processo, o conhecimento
escolar constitui-se como elemento essencial do desenvolvimento
cognitivo do estudante, bem como de sua formação ética, estética
e política. Entendemos também que o domínio da ciência básica,
na perspectiva da compreensão dos fundamentos científicos e
tecnológicos, não se obtém pela reprodução pura e simples dos
conceitos.
A
aquisição do conhecimento, a apropriação deste em suas distintas
formas de expressão e produção, é central no campo do currículo
porque partimos da ideia de que o conhecimento e sua expressão
escolar são produtos histórico-culturais. A produção e a
elaboração do conhecimento ocorrem em momentos nos quais os homens
interagem entre si no intuito de encontrar respostas aos mais
diversificados desafios interpostos entre eles e a produção da sua
existência, material e imaterial.
Nesse
contexto, a formação humana integral também se refere à
compreensão dos indivíduos em sua inteireza, isto é, a tomar os
educandos em suas múltiplas dimensões intelectual, afetiva, social,
corpórea, com vistas a propiciar um itinerário formativo que
potencialize o desenvolvimento humano em sua plenitude, que se
realiza pelo desenvolvimento da autonomia intelectual e moral.
Essas
finalidades, se assim entendemos, devem estar na base das proposições
curriculares, isto é, da definição das áreas e disciplinas, dos
conhecimentos, do tratamento metodológico a eles conferidos, dos
processos avaliativos. (SILVA, 2012).
Momento Formativo
“CEJAP
– Dedicação, responsabilidade e compromisso!”
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