segunda-feira, 4 de maio de 2015

AVALIAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DAS CIÊNCIAS HUMANAS QUANTO AO SEU ALINHAMENTO ÀS DCNEM - FOI O TEMA DO 6º E 7º ENCONTRO DO CICLO II DO PACTO NACIONAL - TURMA CEJAP


Formar o cidadão integral pressupõe a oferta de educação de qualidade cujo maior foco é assegurar que os alunos tenham condições de fazer uma “leitura crítica da vida" que os leve, por si mesmos, a usar o conhecimento como instrumento de aprendizagem ao seu alcance de forma útil e significativa, oferecendo uma “educação interdimensional, cujo educador – mais do que um simples transmissor ou aplicador de conhecimentos elaborados em outros contextos – deve ser constantemente convocado e incentivado a produzir conhecimento através da constante conceituação de sua prática, aprendendo e ensinando a pensar a vida e a viver o pensamento”. (Prof. Antônio Carlos Gomes da Costa).

Pela constituição dos significados de seus objetos e métodos, o ensino das Ciências Humanas desenvolve a compreensão do significado da identidade, da sociedade e da cultura, que configuram os campos de conhecimentos de história, geografia, sociologia, filosofia, entre outros. Desta forma, na área das Ciências Humanas, destacam-se as competências relacionadas à apropriação dos conhecimentos dessas ciências com suas particularidades metodológicas, nas quais o exercício da indução é indispensável.

No entanto, é indispensável lembrar que o espírito da LDB é muito mais generoso com a constituição da cidadania e não a confina a nenhuma disciplina específica, como poderia dar a entender uma interpretação literal da recomendação do inciso III do parágrafo primeiro do Artigo 36. Neste sentido, todos os conteúdos curriculares desta área, embora não exclusivamente dela, deverão contribuir para a constituição da identidade dos alunos e para o desenvolvimento de um protagonismo social solidário, responsável e pautado na igualdade política.

Assim, a presença das tecnologias em cada uma das áreas, isto é, dos processos tecnológicos próprios de cada área de conhecimento resulta da importância que ela adquire na educação geral – e não mais apenas na profissional – em especial no nível do ensino médio. Logo, a tarefa da formação humana integral é a de convidar o aluno a uma superação das concepções ingênuas e superficiais da sociedade onde encontra-se inserido, ensinando-o a pensar de forma racional, abstrata e abrangente sobre a realidade. É estimular o aluno a refletir sobre si mesmo para aprender a se criticar - e também refletir sobre o mundo para compreendê-lo e, depois disto, buscar saber qual o seu papel diante do mundo que o cerca e diante do seu próximo.

"Encerramento do Módulo sobre Ciências Humanas"

 
 
 

"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

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