Formar o
cidadão integral pressupõe a oferta de educação de qualidade cujo
maior foco é assegurar que os alunos tenham condições de fazer uma
“leitura crítica da vida" que os leve, por si mesmos, a usar
o conhecimento como instrumento de aprendizagem ao seu alcance de
forma útil e significativa, oferecendo uma “educação
interdimensional, cujo educador – mais do que um simples
transmissor ou aplicador de conhecimentos elaborados em outros
contextos – deve ser constantemente convocado e incentivado a
produzir conhecimento através da constante conceituação de sua
prática, aprendendo e ensinando a pensar a vida e a viver o
pensamento”. (Prof. Antônio Carlos Gomes da Costa).
Pela
constituição dos significados de seus objetos e métodos, o ensino
das Ciências Humanas desenvolve a compreensão do significado da
identidade, da sociedade e da cultura, que configuram os campos de
conhecimentos de história, geografia, sociologia, filosofia, entre
outros. Desta forma, na área das Ciências Humanas, destacam-se as
competências relacionadas à apropriação dos conhecimentos dessas
ciências com suas particularidades metodológicas, nas quais o
exercício da indução é indispensável.
No
entanto, é indispensável lembrar que o espírito da LDB é muito
mais generoso com a constituição da cidadania e não a confina a
nenhuma disciplina específica, como poderia dar a entender uma
interpretação literal da recomendação do inciso III do parágrafo
primeiro do Artigo 36. Neste sentido, todos os conteúdos
curriculares desta área, embora não exclusivamente dela, deverão
contribuir para a constituição da identidade dos alunos e para o
desenvolvimento de um protagonismo social solidário, responsável e
pautado na igualdade política.
Assim, a
presença das tecnologias em cada uma das áreas, isto é, dos
processos tecnológicos próprios de cada área de conhecimento
resulta da importância que ela adquire na educação geral – e não
mais apenas na profissional – em especial no nível do ensino
médio. Logo, a tarefa da formação humana integral é a de convidar
o aluno a uma superação das concepções ingênuas e superficiais
da sociedade onde encontra-se inserido, ensinando-o a pensar de
forma racional, abstrata e abrangente sobre a realidade. É estimular
o aluno a refletir sobre si mesmo para aprender a se criticar - e
também refletir sobre o mundo para compreendê-lo e, depois disto,
buscar saber qual o seu papel diante do mundo que o cerca e diante do
seu próximo.
"Encerramento do Módulo sobre Ciências Humanas"
"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"
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