quarta-feira, 6 de maio de 2015

FIES: "COM 252 MIL NOVOS FINANCIAMENTOS, DEMANDA É REORIENTADA PARA CURSOS DE MELHOR QUALIDADE"

O ministro Renato Janine e o secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, apresentam o balanço do Fies (Foto: Isabelle Araújo/MEC)
“O Fies concluiu com êxito sua primeira edição de 2015”, disse o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, ao apresentar o balanço do primeiro semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), em entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira, 4. Nesse período foram processados com sucesso 252.447 novos financiamentos em instituições privadas de educação superior.

Segundo o ministro, houve um aumento no número de novos financiamentos para os cursos com os melhores indicadores de qualidade, nota cinco. “As mudanças feitas pelo Ministério da Educação este ano permitiram que os cursos com indicadores cinco pegassem um fatia melhor do Fies, o que é muito positivo, porque fomos capazes de reorientar uma parte da demanda para os cursos de melhor qualidade”, afirmou.

Esses cursos receberam 19,7% de todos os novos financiamentos em 2015, enquanto no ano passado tiveram 8,1%. O percentual de financiamentos em cursos com indicador quatro se manteve estável e houve uma queda de 10% em cursos com nota três.

Entre os mais de 252 mil financiamentos, os cursos de engenharia, com 46.981, direito, com 42.717, e enfermagem, com 16.770, foram os mais procurados. Para o curso de medicina, foram destinados 4.376 financiamentos pelo Fies.

Aditamentos – Os estudantes que já têm contratos do Fies têm prazo até 29 de maio para concluir o processo de renovação. De acordo com o ministro, mais de 148 mil aditamentos ainda não foram iniciados pelas instituições.

Para o segundo semestre, Janine Ribeiro defendeu uma integração entre as três plataformas de acesso à educação superior. “É nossa intenção, já na próxima seleção, fazer uma sequência de acesso. O candidato se inscreverá no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e apenas tocando alguns botões, fazendo pequenas operações, ele já se inscreverá para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e, se não conseguir vaga pelo ProUni, já vai para o Fies”, disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

"CEJAP - Dedicação, compromisso e responsabilidade!"

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.