quinta-feira, 23 de outubro de 2014

"DIMENSÕES DA FORMAÇÃO HUMANA FOI O TEMA DO 10º ENCONTRO PELO PACTO DO ENSINO MÉDIO - CEJAP"

O exercício de pensar a formação humana partir do diálogo com a prática cotidiana do professor configura-se como um grande desafio. 

Dessa forma, sabemos que os professores, sujeitos do fazer pedagógico, convivem com uma quantidade grande de concepções, mas muitas não encontram soluções às exigências de seu trabalho cotidiano. Muitas vezes queremos e precisamos de respostas de “como fazer” e lidar com o processo formativo no dia a dia da atividade docente.

Ao mesmo tempo, sabemos que uma prática pedagógica sem uma concepção a qual a oriente, sempre corre risco de não alcançar os objetivos propostos pela educação escolar de uma formação humana emancipadora e libertadora. Não se trata aqui de uma formação profissional, mas de uma perspectiva ampla de conhecimentos acerca do mundo do trabalho e do desenvolvimento de capacidades humanas gerais para transformação da realidade material.

Partimos, de uma compreensão de que não existe nenhuma receita pronta para a prática pedagógica e de que não podemos adquirir uma concepção mais ampla a qual não seja construída pelo próprio educador. É na sua reflexão e reelaboração da concepção da educação e da formação humana que o educador pode atribuir significado para sua prática pedagógica.

Diante da centralidade dos sujeitos, chegamos a um ponto fundamental no qual a proposição de um Ensino Médio que articule trabalho, ciência, tecnologia e cultura não pode ser homogeneizada e padronizada por parâmetros e prescrições curriculares. Entretanto, é preciso assegurar que um conjunto de conhecimentos e saberes científicos, éticos e estéticos seja garantido no Ensino Médio a partir da diversidade dos seus sujeitos.

Logo, as ideias acima nos colocam diante da necessidade de pensarmos as proposições curriculares para o Ensino Médio suas intenções e práticas, seus materiais, seus tempos e espaços, tendo como referencial permanente os jovens alunos que o frequentam, suas expectativas, seus desejos e suas necessidades.

Momentos Formativos
Orientadores de Estudos - Chagas e Joana 

 


 "CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

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