O exercício de pensar a formação humana partir do diálogo com a prática
cotidiana do professor configura-se como um grande desafio.
Dessa forma, sabemos que os
professores, sujeitos do fazer pedagógico, convivem com uma quantidade
grande de concepções, mas muitas não encontram soluções às exigências de
seu trabalho cotidiano. Muitas vezes queremos e precisamos de respostas
de “como fazer” e lidar com o processo formativo no dia a dia da
atividade docente.
Ao mesmo tempo, sabemos que uma prática pedagógica sem uma concepção a
qual a oriente, sempre corre risco de não alcançar os objetivos
propostos pela educação escolar de uma formação humana emancipadora e
libertadora. Não se trata aqui de
uma formação profissional, mas de uma perspectiva ampla de
conhecimentos acerca do mundo do trabalho e do desenvolvimento de
capacidades humanas gerais para transformação da realidade material.
Partimos, de uma compreensão de que não existe nenhuma receita pronta
para a prática pedagógica e de que não podemos adquirir uma concepção
mais ampla a qual não seja construída pelo próprio educador. É na sua reflexão e reelaboração da concepção da educação e da formação
humana que o educador pode atribuir significado para sua prática
pedagógica.
Diante da centralidade
dos sujeitos, chegamos a um ponto fundamental no qual a proposição
de um Ensino Médio que articule trabalho, ciência, tecnologia e
cultura não pode ser homogeneizada e padronizada por parâmetros e
prescrições curriculares. Entretanto, é preciso assegurar que um
conjunto de conhecimentos e saberes científicos, éticos e estéticos
seja garantido no Ensino Médio a partir da diversidade dos seus
sujeitos.
Logo, as ideias acima nos colocam diante da necessidade de pensarmos as proposições curriculares para o Ensino Médio suas intenções e práticas, seus materiais, seus tempos e espaços, tendo como referencial permanente os jovens alunos que o frequentam, suas expectativas, seus desejos e suas necessidades.
Momentos Formativos
Orientadores de Estudos - Chagas e Joana
"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.