quarta-feira, 1 de outubro de 2014

"NOTA DO ENEM VALERÁ PARA OUTROS PROGRAMAS OFERECIDOS PELO MEC"

A nota do candidato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, além de ser utilizada para ingresso em instituições de ensino superior públicas, como universidades e institutos federais, também abre portas para outros programas do governo federal. Uma boa média final pode garantir o acesso a programas como o Universidade para Todos (ProUni), o Ciência sem Fronteiras e o Programa nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Na correção da prova, o Enem utiliza a teoria de resposta ao item, em que o valor de cada questão vai variar de acordo com o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. A pergunta que tiver um alto número de acertos será considerada fácil e, por isso, valerá menos. Mas se o estudante confirmar uma questão que poucos acertaram, ganhará mais pontos. Assim, dois participantes que fizeram o mesmo número de acertos não vão ter, necessariamente, a mesma média final.

A prova de redação, entretanto, tem um método de correção diferente. Para essa avaliação, dois profissionais atribuem uma nota que vai de zero até 200 em cada uma das cinco competências atribuídas, totalizando até mil. Serão avaliados o domínio da norma padrão da língua portuguesa, a compreensão da proposta da redação e também a seleção e organização das informações. Além disso, a argumentação e uma proposta de solução para os problemas abordados fazem parte dos critérios de correção.

O Enem será realizado em dois dias. No primeiro os estudantes terão quatro horas e meia para fazer as provas de história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia. No segundo, os participantes farão as provas de matemática, língua portuguesa, literatura, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação e língua estrangeira, além da redação, em cinco horas e meia. Nos dois dias as provas início às 13 horas, no horário de Brasília.

Para responder a prova, o estudante deve apresentar um documento de identidade com foto e preencher o caderno de respostas com caneta esferográfica preta. O aluno só pode deixar o local da prova duas horas após o início e só é permitido levar o caderno de questões se sair nos trinta minutos finais da prova.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC


"CEJAP - Dedicação, responsabilidade e compromisso!"

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.